terça-feira, 31 de agosto de 2010

a galinha pintadinha

e a minha galinha da geladeira agora é mamãe! 


olha só que bonitinhos os seus filhotinhos:

uma pintinha vaidosa, dois pintinhos...


...e mais um saindo do ovo.


a família reunida.


quando comprei a galinha, pedi que fizessem os pintinhos - que não existiam no catálogo -  mas queriam me cobrar, cada um, o preço da galinha, e desisti. 

pouco tempo atrás surgiu a opção da família reunida ou só dos pintinhos, e eu comprei correndo!


ps: não estranhem, mas eu tenho 2 geladeiras e 1 freezer.

sábado, 28 de agosto de 2010

gérberas laranja, pra combinar com o dia ensolarado

já que o verão teima em invadir o inverno, a gente faz primavera dentro de casa ;)


meu cunhado, que nunca se lembra do nome da flor preferida da minha irmã, chama gérbera de 'gerardina"

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

curso de especialização em shampoo?


tenho 53 anos e cabelos oleosos desde sempre. além de oleosos são bem finos e lisos de uma maneira desajeitada. eu uso tintura já há bastante tempo para clarear um pouco o tom castanho, e faço luzes em tons um pouco mais claros. também faço uma tal de escova inteligente pra que o liso seja um liso mais ajeitado.

mais porque estou contando isso? pra dizer que, desde adolescente, sempre usei shampoo pra cabelo oleoso. comecei comprando aqueles "travesseirinhos", alguém se lembra? acho que eram da colorama. nunca usei shampoos caros e muito menos os importados. nos últimos anos andei comprando o da phytoervas (era de jaborandi, ótimo; agora é de aquiléia e gengibre, médio).
 
uns 3 anos atrás um infeliz de um cabeleireiro (um maioral do soho da alameda campinas, do qual fiz questão de esquecer o nome) fez umas luzes que acabaram com o meu cabelo. fiz um monte de hidratações, mas nada resolveu. aí comecei a usar o shampoo e o condicionador pantene "restauração profunda", e foi ótimo! continuei usando, intercalando com o phytoervas,  mesmo não sendo pra cabelo oleoso, pq fica super macio e cheiroso.

ontem fui ao supermercado e, como não tinha o phytoervas,  resolvi procurar outro. gente, quase chorei nas prateleiras! quiquiéaquilo? tem shampoo pra tudo, absolutamente tudo, menos para os 3 pretinhos básicos: oleoso, normal e seco. quer dizer, até tem, mas dá um trabalho desgraçado pra achar!!

só da popular marca "seda", tinha um exército colorido! parecia caixa de lápis de cor: azul, amarelo, rosa, roxo, verde, vermelho...
hoje tive a curiosidade de entrar no site deles e contei. são dezessete shampoos - sem contar os condicionadores, cremes de tratamento e sei lá o que mais.
e o pior é que, lendo a "bula", a gente acaba achando que precisa de quase todos. para o meu cabelo seriam necessários oito deles, além do óbvio.

e os ingredientes então? cada coisa.... precisa ser especialista pra entender, selecionar e comprar!


querem ver? vamos lá:

1 - sem sal, com bio queratina (?) pra tirar resíduos e preparar para o tratamento reconstrutor -  preciso disso? acho que não.

2 - fórmula com kerobá, para recuperar a vitalidade, fortalecer e dar brilho - ok, eu quero cabelo forte e brilhante.
3 - enriquecido com cálcio, faz crescer melhor - não obrigada, senão gasto mais no cabeleireiro.

4 - com micro ceramidas que evitam que as escamas fiquem abertas - peixes devem adorar, né? mas será que as minhas estão abertas? oh, god!

5 - com melanina, dá brilho aos cabelos escuros - não é o meu caso.

6 - tem proteína hidrolisada, pra tirar o frizz e manter a chapinha o dia todo - desse a minha franja precisa.

7 - a aqua lisina deve ser mais poderosa que a proteína hidrolisada, pq mantem o liso desde a raiz, mas não tira o frizz - e agora? melhor o 6 ou o 7?

8 - com a tecnologia aqua-resistant (oi?) e o filtro uv, deixa o cabelo impecável qualquer que seja o clima -  bom, se segurar a onda do meu no veraozão, com suor e tudo, eu quero esse.

9 - o micro-colágeno dá movimento, define e realça as camadas -  detesto camadas definidas!

10 - com pró-retinol, dá maior resistência à queda devido à quebra - opa! desse eu preciso, pq tô quase ficando careca.

11 - a fórmula com zinco piritiona (quequiéisso?) combate a caspa, e o complexo umectante devolve a "umectação" perdida (gente, é isso que tá escrito no site, mas tá errado. umectação é o ato de tornar úmido. a palavra correta é "umidade", ok?)  -  é, ninguém gosta de caspa, né?

12 - a elastina define as ondas e dá movimento - gracias, no lo quiero.

13 - com hydro elastina, para deixar os cachos comportados - infelizmente não tenho cachos.

14 - tem na fórmula micas luminosas (que raio é isso???) que ativam o brilho - não sei pq, mas me fez lembrar de extraterrestres...

15 - com chocolate e sem sal (não combinam mesmo, né?), pra cuidar do cabelo quimicamente tratado - bom, se eu faço tintura, luzes e escova inteligente de vez em quando, então preciso desse também.

16 - tem guaraná, que dá brilho aos cabelos normais - ufa! as coisas começam a ficar mais claras, mas meu cabelo não é normal...

17 - contém extratos de frutas cítricas, pra deixar os cabelos oleosos limpos, soltos e cheios de vida -  viva!! finalmente o bom e velho shampoo de limão para cabelos oleosos!  dificil, heim?!?!?!?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

espaguete com beringela e alho poró




quando estive na casa da minha cunhada em belo horizonte ela fez um nhoque maravilhoso (massa molinha, quase só de batatas), com dois molhos: um simples, de tomates, e outro de beringelas com alho poró, que ficou simplesmente divino!

não fiz o nhoque aqui em casa porque a mariana não gosta - e também pq eu não tenho nhoqueira e daria muito trabalho, confesso -, mas fiz o molho e temperei espaguete. ficou ótimo!!

espaguete com molho de beringela e alho poró

250 g de espaguetini cozido al dente
1 beringela com casca cortada em cubinhos
1 lata de tomates pelados picados
1 alho poró em rodelas finas
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
1 tabletinho de caldo de legumes esfarelado - eu uso o knnor vitale
azeite
pimenta do reino ou calabresa seca a gosto

salgue a beringela e deixe num escorredor uns 10 minutos.
lave para tirar o sal e seque ligeiramente.
numa frigideira grande ou wok, aqueça o azeite e frite a beringela até amolecer um pouco.
junte o alho poró e o caldo de legumes e frite mais um pouco.
acrescente o tomate pelado e as azeitonas e a pimenta, mexa delicadamente, deixe apurando por uns 5 minutos e desligue.

sirva sobre o macarrão e bom apetite!!
 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

meu quarto "novo"

quando a nana se mudou daqui de casa eu passei a ocupar o quarto que era dela, mas, passado quase um ano, ainda nem tinha pintado de novo as paredes brancas para tirar as marcas dos quadros.

meu filho tinha feito umas fotos minhas e do marido especialmente pra colocar na cabeceira da cama, que eu emoldurei e deixei guardadas, esperando a inspiração pra cor do quarto - eu só sabia que não queria branco.

outro dia, lendo um post da lilly, gostei da cor com que ela pintou a suíte da casa que está reformando, e fiz igual, com uma parede em linho e as outras em F100, ambas da suvinil. adorei o resultado!


fotos tiradas pelo filho.

princesa desenhada pelo theo
  clarice é um livro muito denso, por isso leio umas páginas e descanso lendo outro livro, ou outros. esse aí e do ator que faz o house, e até agora - pág. 104 -  está bem interessante. quadrinho com reprodução comprada em buenos aires.

o marido lê um monte de livros e revistas ao mesmo tempo. outra reprodução comprada em b.aires.

a estante da sala já não está dando conta, e os livros avançaram para o quarto.

esse trabalho lindo é da nora, elissa.

até no quarto tem galinhas!isso é um marcador de livro que a filha caçula trouxe de paris.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

o antes, o depois, o depois e o depois de uma poltrona

a poltrona era parte de um conjunto estofado que veio junto com uma casa que compramos em 1995, em itu. era forrada em couro, naquele estilão "embu das artes".


depois recebeu um tecido bege, suave, ainda em itu, e assim ficou uns 6 anos.

tentem imaginá-la sem a rede embolada, por favor!


quando os filhos vieram para são paulo ela veio junto, e foi forrada em vermelho. como na casa que eles moravam ela ficava embaixo de uma janela que recebia sol, ficou com o encosto desbotado, mas mesmo assim resistiu bravamente por uns 7/8 anos.

só achei essa foto, de quando o apartamento estava em reforma


agora voltou a um tom neutro e perdeu uns recortes desnecessários que me irritavam.quem fez o serviço foi o silas - rua do sumidouro, 147, pinheiros - fone 3814-1770 (a tapeçaria é uma bagunça, mas o serviço ficou bom).

a nana forrou uma poltroninha que foi da minha mãe com o tecido dessa almofada. ficou uma graça! 


quando o móvel é bom, sempre vale uma reforma. o sofá grande, infelizmente foi atacado por cupins uns 4/5 anos atrás e eu doei - explicando o problema, logicamente - pq o marido não suporte o cheiro residual dos produtos usados para descupinização. a outra poltrona continua lá um itu, e logo vai ser reformada também.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cor de vinho



Minha mãe me traz flores a cada quinze dias. Que mimo, né? Dona Fátima é caprichosa, tão pensando o quê?
As minhas preferidas: cravos e astromélias (ou alstromélias ou alstroméria ou... ah, tem uma infinidade de jeitos de escrever). Geralmente, essas duas duram pelo menos dez dias aqui em casa.
Na semana passada, ganhei astromélias cor de vinho, liiindas!


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

médicos e médicos


existem médicos que examinam o paciente, apalpam, perguntam, apalpam de novo, dobram, apertam, auscultam, esticam, puxam, batem com um dedo sobre dois dedos no abdômen, apertam de novo, mandam respirar fundo, olham o ouvido com aquela luzinha, mandam dizer "AA" e enfiam um palito na boca da gente, abaixam a pálpebra, abrem os dedinhos do pé, batem com o martelinho no joelho e sei lá mais o quê.

e existem médicos que nem olham para a cara do paciente e pedem um exame de imagem. olham para a imagem - fazendo o possível para desviar os olhos do olhar dolorido do pobre coitado sentado à sua frente, e da parte "doente", naturalmente - e tascam o diagnóstico.

hoje eu fui a um desse segundo time. nem vou perder tempo comprando os remédios que ele prescreveu, pq tenho certeza que ele errou o diagnóstico (a idade serve pra alguma coisa). amanhã procuro outro, e tomara que seja do primeiro time.

fico pensando como é que esse povo trabalharia se o aparelho de raio-x quebrasse...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

haja pescoço!


se um dia meu marido implicar com a quantidade de sapatos e bolsas que eu tenho, vou retrucar dizendo que ele tem 94 gravatas, isso mesmo, no-ven-ta e qua-tro

acabei de contar, e ainda não contabilizei as que estão lá em itu.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

inhotim


eu já fui a belo horizonte outras vezes, pq tenho uma cunhada que mora lá. mas no feriado de 9 de julho um casal amigo sugeriu que fôssemos a turismo, com o objetivo principal de conhecer inhotim.

nós embarcaríamos num vôo da tam na quinta-feira à noite em congonhas, e os nossos amigos sairiam de viracopos, pela gol, mais ou menos no mesmo horário.
de manhã minha amiga descobriu que tinha feito alguma besteira com a compra online, e que a transação não tinha sido completada. resultado: não tinha passagens e, se quisesse viajar pela gol ou pela tam, teria de pagar o quádruplo do preço que teria pago inicialmente - a passagem dela era promocional.

achou, então, um vôo da azul, no sábado bem cedinho, com um preço bem legal, e com a volta também a preço promocional. ela ficaria só 2 dias em belo horizonte, mas quis ir mesmo assim. o site da empresa estava um pouco instável, mas ela conseguiu comprar os 2 bilhetes.
poucos minutos depois recebeu e-mail confirmando a compra de quatro passagens! ligou lá, explicou o ocorrido e pediu o cancelamento de duas.

à noite, quando eu já tinha embarcado, ela resolveu fazer o check-in pela internet, e constatou o quê?? que não tinha nenhuma passagem em nome dela ou do marido!!! a infeliz da atendente havia cancelado todas! ela rodou a baiana, mas não teve jeito, não tinha mais nenhum lugar naquele vôo, só mais tarde, e aí já não valia mais a pena.

enquanto isso eu já estava lá, brigando com a vivo pq nem o meu celular nem o do marido funcionavam - descobri depois que a vivo minas gerais utiliza uma tecnologia incompatível com nossos pobres aparelhos, que não são quadriband :(

nós tinhamos planejado alugar um carro e visitar inhotim na sexta-feira, mas, como acabamos ficando sozinhos, mudamos de idéia e fomos no sábado, usando um ônibus que sai da rodoviária às 10 horas e retorna às 16 horas.

gente, o lugar é simplesmente ma-r-a-vi-lho-so! imaginem o paraiso, tirem os anjinhos, as harpas, os sanduíches de phihadelfia e outras frescuras. é inhotim.

vegetação exuberante, paisagismo perfeito - dedo de burle marx - silêncio na medida certa, limpeza invejável, confortáveis bancos talhados em imensos troncos de árvores, tudo lá te convida a ficar em paz, a andar devagar, a contemplar, simplesmente contemplar...







além de jardim botânico, inhotim é um museu de arte contemporânea. existem obras expostas a céu aberto, e outras em  diversas galerias espalhadas pelo parque.




nós optamos por começar a visita pelo "lado errado" e deixamos de visitar as galerias que, segundo nos disseram, eram as mais interessantes.

vou confessar que nem eu nem o marido somos amantes dessa arte contemporânea que necessita de muita explicação do autor ou dos experts pra ser entendida. gostamos mais daquela arte que, ou representa alguma coisa, claramente, ou é bonita aos olhos. ponto.
não conseguimos ver beleza nenhuma em um barco de cabeça pra baixo, sustentado por algo que parece ser varas de pesca. marido ficou procurando explicação pra aquilo, e até achou uma bem engraçada! depois uma amiga (de são paulo/itu que a gente encontrou perdida por lá) nos disse que uma monitora explicou que aquele barco é feito de um mogno já extinto, e que o artista pretendeu fazer dele a representação de uma árvore :/



bom, mas pra quem gosta é um prato cheio, cheíssimo! artistas consagrados tem lá suas obras expostas - adriana varejão, cildo meireles, hélio oiticica, vik muniz, tunga, e por aí vai...

o restaurante tem uma comida deliciosa mas, se você não for cedo, precisa fazer reserva. muito bom comer olhando o verde em volta!



inhotim é um lugar pra ir uma, duas, várias vezes, até conhecer de cor todos os caminhos. eu voltarei, com certeza!

domingo, 8 de agosto de 2010

papai


vendo meus filhos abraçarem meu marido senti tanta, mas tanta saudade do meu pai, que doeu no peito...

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

macarrão com molho de shitake picante


costumo ter sempre em casa funghi secchi da companhia das ervas, mas aquele chileno, pretinho, super saboroso. 
o marido comprou errado da última vez, e veio o shitake secchi (o shitake seco, inteiro, que a gente usa pra fazer sukiyaki) eu compro de pacotão na liberdade, na casa bueno).

outro dia, num sábado, cada filho em sua casa, marido trabalhando, estava eu aqui sozinha, faminta e com preguiça de fazer almoço só pra mim ou de sair pra comer.

achei o tal funghi na despensa e fiz um macarrãozinho que vou te contar, viu! ficou uma delícia!! ainda bem que não tinha ninguém aqui pra dividir...

macarrão com molho de shitake picante

150 g de penne cozido al dente

1 pacote de funghi secchi (shitake) hidratado por 1/2 hora em água fervente
1 colher rasa (café) pimenta calabresa seca
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 lata de tomate pelado picado
azeite extra virgem
sal

escorra o shitake e reserve a água.
refogue a cebola e o alho no azeite. junte o tomate e a pimenta e deixe amolecer. acrescente o shitake, um pouco da água e cozinhe por alguns minutos. acerte o sal, e sirva imediatamente sobre o macarrão.


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

compota de manga


a nana, filha mais velha e colega de blog, andava desejosa de comer doce de manga em compota - não, não está grávida.
quando estive em belo horizonte procurei em todas as bancas de doce do mercado central mas não encontrei. me disseram que estava em falta.

dia desses, fuçando no delicioso blog da raquel, o na biroskinha,  achei a receita da tal compota e, para a minha surpresa, era de uma facilidade absurda!

comprei as mangas que ela sugeria (haden), preparei o doce e fiz uma surpresa para a nana. 
não ficou muito gostoso, pq as mangas, embora maduras, estavam meio sem graça e fibrosas. sábado comprei outras, dessa vez palmer, e o doce ficou perfeito!

compota de manga

- 3 mangas em pedaços grandes (usei a palmer)
- 100 gramas de açúcar
- cravo e canela (eu não usei)

colocar a manga na panela de pressão, cobrir com o açúcar, juntar cravo e canela. tampar e levar ao fogo. 
depois que sair pressão, contar 4 minutos e desligar.  
deixar com a tampa até o dia seguinte para formar a calda.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bolo de gengibre

Me comprometi comigo mesma a fazer bolo toda semana para levar ao trabalho. É bacana porque posso testar receitas diferentes. Em casa, meu namorado não é muito chegado em doces, então, se faço algum bolo, demora zilênios para acabar, fica velho, endurece... Enfim. Além disso, os colegas não têm reclamado!

Para hoje, fiz bolo de gengibre. Na receita original, não tinha cobertura, só um pouquinho de açúcar+canela por cima. Mas eu quis fazer uma graça e cobri com chocolate. Ficou bem gostoso (e macio!).



Bolo de gengibre com cobertura de chocolate

- 3 ovos inteiros
- 1 colher de gengibre ralado
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de leite gelado
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de fermento em pó

Peneire a farinha, o açúcar e a canela em pó em uma tigela, misture e reserve. Bata o leite, os ovos, o óleo e o gengibre ralado no liquidificador. Junte aos ingredientes secos na tigela e mexa bastante até misturar bem. Por fim, coloque o fermento e mexa só o suficiente para misturá-lo à massa. Leve ao forno pré-aquecido (200 graus), em uma forma de buraco untada e enfarinhada, por cerca de 40 minutos ou até assar e dourar a superfície. Para a cobertura, eu derreti pouco mais de meia barra (daquelas de 170g) de chocolate meio amargo e espalhei pelo bolo já desenformado.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

só uma!

nem eu acredito, mas passei 3 dias em belo horizonte e consegui voltar de lá com  só uma galinha!! 

foi um baita exercício de auto controle, confesso (aliado ao fato de não ter mais onde colocar galinhas), pq vi uma mais linda que a outra, de cores, modelos e materiais que eu ainda não tenho, mas eu resisti!

essa é de madeira, e comprei numa loja do mercado central, da qual não me lembro o nome - mas é a mais bonita de lá, com certeza!