sexta-feira, 29 de julho de 2011

Bolo salgado de gorgonzola, pêra e nozes



Para fugir um pouco da minha mania de só cozinhar doces, resolvi testar uma receita de bolo salgado. Esta, com gorgonzola (adoro queijos azuis!), pêra e nozes, foi levemente adaptada do Cozinhando para amigos, da Heloísa Bacellar. O resultado não foi como eu esperava (estava querendo algo mais salgado), mas, depois da pequena decepção inicial, achei bem gostoso. Salgado e doce ao mesmo tempo, bem macio, diferente. Bom!


Bolo salgado de gorgonzola, pêra e nozes

- 2 pêras maduras e firmes
- 1 colher de mel
- 20 g de manteiga
- 1 xícara de gorgonzola cortado em cubinhos
- 1/4 xícara de nozes
- 3 ovos
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de fermento em pó
- 1/2 xícara de óleo
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
- 1/2 colher de chá de sal
- pimenta-do-reino

Unte e enfarinhe uma fôrma retangular de pão/bolo inglês. Descasque e corte as pêras em quadradinhos. Aqueça a manteiga em uma frigideira e doure os cubinhos de pêra junto com o mel. Tire do fogo, acrescente as nozes e deixe esfriar; depois, acrescente o gorgonzola e pimenta-do-reino a gosto; reserve. Agora, prepare a massa. Em uma tigela, junte a farinha, o fermento, o sal e mais pimenta-do-reino. Em outra tigela, bata os ovos ligeiramente. Acrescente o óleo, o leite e o parmesão ralado e bata mais, até incorporar. Acrescente os ingredientes secos a essa mistura e mexa até a massa ficar homogênea. Junte o "refogadinho" de pêra e gorgonzola e mexa mais um pouco para misturar. Leve ao forno, pré-aquecido em 180º, por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Faça o teste do palito.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Brownie de chocolate e gengibre

Chocolate + gengibre. Quando vi esta receita de brownie no site da Martha Stewart, a combinação me deu água na boca, resolvi testar no mesmo dia. É fácil de fazer e bem gostoso, mas da próxima vez vou tentar diminuir a quantidade de noz moscada, o sabor dela ficou super acentuado e eu prefiro que o gengibre apareça mais...



Brownie de chocolate e gengibre

- 100g de manteiga sem sal
- 1/2 barra de chocolate meio-amargo
- 1 xícara de açúcar
- 2/3 xícara de farinha de trigo
- 1/4 xícara de cacau em pó
- 2 ovos grandes
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 1/2 colher de chá de noz moscada ralada
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó
- 1/4 colher de chá de sal
- 1/8 colher de chá de cravo em pó

Preaqueça o forno a 180º. Em uma panela, derreta o chocolate e a manteiga em fogo baixo, mexendo sempre para não queimar. Tire do fogo e misture os outros ingredientes aos poucos. Não precisa usar batedeira, uma colher de silicone dá conta do recado. Eu fui peneirando os ingredientes em pó aos poucos, mexendo para misturar. Espalhe a massa em forma untada de 20 x 20cm. Eu usei uma forma de silicone, que não precisa ser untada, de 24 x 24cm – mas é pouca massa, meu brownie ficou bem baixinho, inclusive porque não vai fermento nem bicarbonato. Leve ao forno até que o palito saia com pedacinhos grudados. No meu forno, levou menos de 20 minutos, mas isso varia bastante. Se passar um pouco, não tem problema, mas cuidado para que não fique muito seco, perde um pouco a graça...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Torta de morango

Um monte de morangos por R$ 8: irresistível, vai. Na hora de fazer a sobremesa do domingo, vi aquele monte de caixas na geladeira, os morangos lindos e suculentos, e resolvi caçar alguma receita gostosa para aproveitá-los. Acabei fazendo uma mistureba: a massa e a geleia saíram do Technicolor Kitchen e o creme de confeiteiro que usei de recheio é uma receita do Olivier Anquier. Fiz mudanças beeem pequenas nas receitas, mais por falta de ingredientes mesmo.
A geleia é bem azedinha, muito gostosa. A massa da torta eu achei um pouco mais doce do que eu gostaria, mas, ainda assim, boa.
No fim das contas, o balanço: ficou bom e lindo, mas não é um doce para momentos preguiçosos, são várias etapas e precisa começar a preparar com antecedência (a massa fica pelo menos 2h na geladeira, depois mais 40 minutos de freezer etc).
Vamos lá:

Torta de morango

1) Massa da torta

- 6 colheres de sopa de manteiga sem sal, temperatura ambiente
- ½ xícara de açúcar de confeiteiro
- 2 gemas
- 1 ½ xícaras de farinha de trigo
- ¼ colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de creme de leite (a receita original usa o fresco, mas eu, por praticidade, usei o de caixinha)

Bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro até misturar bem. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo até incorporar. Junte ¾ xícara da farinha e bata até misturar bem. Depois, coloque o resto da farinha, o sal e o creme de leite e bata até a mistura ficar homogênea. O resultado é uma massa firme. Coloque essa massa em um pedaço de filme plástico, feche bem e leve à geladeira por pelo menos 2h. A Patrícia, do Technicolor, informa que essa massa pode ser congelada por até um mês, e deve ficar na geladeira de um dia para o outro para descongelar.
Unte uma forma de fundo removível ou uma vasilha refratária (usei um refratário redondo e baixinho) com um pouquinho de manteiga e espalhe a massa, pressionando para preencher os cantinhos. Faça furinhos por toda a massa com um garfo e leve ao freezer por 40 minutos. Pré-aqueça o forno a 190°C. Tire a massa do freezer e forre com papel alumínio untado com manteiga (o lado untado encostado na massa) e use feijões secos como peso para que a massa não levante quando assar. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, até que as beiradinhas fiquem douradas. Retire o alumínio e os feijões e leve ao forno novamente, até assar toda a massa (levou mais uns 8 minutos, mas isso depende muito do forno). Deixe esfriar bem antes de rechear.

2) Geleia de morango

- 3 caixas (cerca de 600g) de morango picados ao meio
- 1 ¼ xícaras de açúcar
- 1 pedaço de casca de laranja de 10cm (procure não pegar a parte branca)
- suco de 1 laranja
- 1 pedaço de casca de limão de 5cm (idem com relação à parte branca)
- suco de ½ limão
- 2 colheres de chá de gengibre em pó (a receita original usava gengibre fresco ralado, mas, na falta dele, usei em pó – se puder optar, prefira o fresco!)
- 1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca


Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver e depois cozinhe até ficar com consistência de geleia, mexendo de vez em quando. Enquanto mexe, vá amassando os morangos com as costas da colher. Deixe esfriar totalmente antes de usar na torta – eu fiz no dia anterior.

3) Creme de confeiteiro
(fiz metade da receita do Olivier Anquier)

- 500ml de leite
- ½ xícara de açúcar
- 1 ovo + 2 gemas
- ½ xícara + 1 colher de sopa de farinha
- 1 colher de chá de essência de baunilha (ele sugere ½ fava, mas eu já tinha "gastado" minha fava na geleia...)

Ferva o leite junto com a baunilha. Na batedeira, misture o ovo, as gemas e o açúcar até branquear. Acrescente a farinha aos poucos, usando uma peneira. Despeje o leite fervido nessa mistura, aos poucos, e continue batendo. Quando estiver homogêneo, leve de novo ao fogo baixo, mexendo sem parar, até engrossar (o que aconteceu rapidinho!). Despeje em uma vasilha e cubra com filme plástico ainda quente, encostando o filme sobre o creme, para não formar aquela película chatinha. Quando esfriar um pouco, leve à geladeira. Não use quente.

Montagem da torta

Como eu disse, usei uma tigela refratária para assar a massa. Eu não esperava isso, mas quando esfriou a massa descolou do fundo da tigela e eu acabei desenformando (ficou mais prático). Encha a massa com o creme de confeiteiro, espalhando com as costas da colher, e depois cubra com a geleia.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

sopa de palmito




como eu já disse várias vezes, adoro sopas, e adoro mais ainda quando alguém faz pra mim!

essa quem fez foi a natália, filha caçula. a receita, com adaptações, foi tirada daqui. eu já tinha feito sopa de palmito antes, mas confesso que todos achamos muito enjoativa. essa não é, é super saborosa!

vou publicar a receita tal qual a natália fez, na quantidade para 5 pessoas esfomeadas:

SOPA DE PALMITO

1 vidro grande e 1 pequeno de palmitos picados, reservando a água
3 tabletes de caldo de legumes knorr vitalie
1 1/2 litro de água fervente
3 colheres de farinha de trigo
3 colheres de manteiga
1 lata e uma caixinha de creme de leite
3 colheres (sobremesa) de cebola bem picadinha
3 dentes de alho bem picadinho
azeite extravirgem

doure a cebola e o alho na manteiga.
acrescente o palmito.
acrescente a água fervente com o caldo de legumes esmigalhado.
bata com o mixer, deixando alguns pedacinhos.
à parte, dissolva a farinha na água do palmito, junte e cozinhe até engrossar, mexendo sempre.
antes de servir, junte o creme de leite.

sirva com azeite e pão.

obs: se quiser, reserve algumas rodelas de palmito e coloque nos pratos depois da sopa pronta.