quarta-feira, 28 de julho de 2010

tian de legumes


a primeira vez que vi essa receita foi no panela de cobre. depois andei fuçando no google e achei várias outras. descobri que é um prato da região de provença, na frança, e que  "tian" era o nome do recipiente onde se gratinavam os legumes, e que acabou virando o nome da comida. 

algumas receitas levam pimentão (que eu não gosto), outras são feitas com queijo (acredito que a receita original seja essa, já que os legumes eram gratinados). preferi fazer sem os dois ingredientes, e gostei muito do resultado. você deve usar as quantidades de acordo com o tamanho do seu refratário. o meu tem 23 x 23cm.

tian de legumes

1 berinjela média 
2 abobrinhas italianas
3 1/2  cebolas médias
4 tomates
2 dentes de alho triturados
sal
azeite extra virgem

corte a beringela, abobrinha, tomate e 3 cebolas em fatias de +- 0,5 cm (se a berinjela for muito grande, corte a fatia ao meio).

refogue o alho e 1/2 cebola picada em um pouco de azeite e forre o fundo do refratário (aconselho colocar papel alumínio nas laterais e tirar antes de servir, pra não ficar respingado e queimado como ficou o meu).

salpique um pouco de ervas.

distribua as fatias de pé, ligeiramente inclinadas, intercalando tomate, abobrinha, berinjela e cebola.

polvilhe as ervas e regue com azeite.
leve ao forno coberto com papel alumínio por 30 minutos. 

tire o papel e deixe por mais 30 minutos.

bom apetite!


montado, antes de ir ao forno


da próxima vez usarei papel alumínio nas laterais para evitar que o refratário fique respingado e feio.


1 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Fátima. Ficaram muito bonitos os pratos montados antes e depois. Eu farei aqui em casa mas irei substituir a berinjela (que não consigo digerir )por jilós, colocarei ALGUMAS fatias de pimentão amarelo para ter um pouquinho mais de chamativo nas cores. Mas ficou realmente bonita sua montagem.Parabéns.
MAZOLA