A receita que fiz desta vez é de um bolo de manteiga. Bem, esse é o nome que o livro dá. De fato, vai muita manteiga, mas também tem limão e castanha do Pará (tá, a receita original usava amêndoas, mas, enfim). Por isso mudei o nome (e alterei de leve alguns dos ingredientes ou a quantidade deles).
É um bolo bem macio e a castanha do Pará (ou, vá lá, a amêndoa) dá um crocante discreto e bem gostoso, é um charme. Bolo para tomar com chá ou comer no café da manhã, sabem?
(passou um tantinho do ponto, mas ficou bem gostoso mesmo assim) |
Bolo branco com castanha do Pará e limão
- 2 xícaras de açúcar (
- 225g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 3 ovos + 3 gemas
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 + 1/2 colheres de café de fermento em pó
- uma pitada de sal
- 300 ml de leite
- 1 xícara de castanha do Pará picada (a receita mandava usar amêndoas, troquei pelas castanhas e amei!)
- raspa de um limão (usei siciliano)
Preaqueça o forno a 180º. Unte uma forma redonda de buraco no meio (usei uma de silicone, que não precisa ser untada). Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até ficar fofo (cerca de 5 minutos). Acrescente os ovos um a um, depois as gemas, batendo sempre. Acrescente a mistura de farinha e bata mais até ficar homogêneo. Por fim, junte o leite e bata por cerca de 3 minutos. Desligue a batedeira e, com uma colher, misture cuidadosamente a castanha e as raspas de limão na massa.
Despeje na forma e leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até dourar e o palito sair seco (vamos todos fingir que eu não deixei passar um tantinho do ponto – na foto dá para ver que a casquinha "dourou" um pouco demais, mas abafa!).
Se quiser fazer uma cobertura glaceada, misture 180g de açúcar de confeiteiro peneirado com duas colheres de manteiga sem sal derretida, depois acrescente o suco de um limão (também usei siciliano) e misture bem com um fouet. Despeje sobre o bolo e curta, é bem gostoso.
0 comentários:
Postar um comentário