quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Muitos livros de receita e um macarrão bem simples

Virei a louca dos livros de receita de uns tempos para cá. Comprei, ganhei, botei na lista do Papai Noel... Gosto especialmente dos que têm fotos, mas, olha, sem frescura. Com livros estrangeiros, porém, tenho sempre um pezinho atrás: tão lindos, mas, sabe, ruibarbo? Carneiro, maple syrup? Não é bem a nossa realidade, né. Até dá para achar se vc mora nas grandes capitais, mas a que preço? Outras vezes, só não é nosso costume, uai.

Então, quando vou comprar livros importados, dou sempre uma folheada antes para ver se a coisa "flui" nesta terra onde, como em qualquer outro lugar do mundo, nem tudo dá (ou nem tudo combina).


Há uns dias comprei Apples for Jam, da Tessa Kiros. Paxonei pela capa (sim, sapatos em um livro de comida!) e pelas fotos, e as receitas também são bacanas. Nem todas, claro, mas tem muita coisa legal, algumas bem simples. Bem, eu ainda estou engatinhando no mundo das panelas, talvez as mais experientes não vejam tanta graça em algumas coisas.
Enchi o livro de post-its com as receitas que me deram vontade e o trouxe para meus dias de descanso em Itu. A primeira de todas é simples e, eu sei, nada inovadora, mas casou bem com a preguiça que o calor ituano dá, e também com o fato de que, oi, estou aqui para descansar... Apesar de não ser novidade nenhuma, achei legal postar esta receita porque é fácil, gostosa e porque eu queria falar do livro. Tá, era mais pra falar do livro mesmo... ;)







Massa com molho de tomate, atum e azeitonas
Adaptadozinho de Apples for Jam, que eu comprei aqui


- 1 pacote de massa da sua preferência, cozida daquele jeitinho básico 
- 1 cebola picadinha
- alho picado
- 1 lata de tomate pelado 
- 1 lata de atum inteiro (nunca uso ralado, acho o gosto péssimo) em óleo, já escorrido
- sal e pimenta
- azeitona preta
- folhinhas frescas de manjericão

Aqueça um pouco de azeite em uma panela e refogue a cebola e um tanto de alho (desculpem a imprecisão, mas sabem como é alho! Usamos só um dente). Acrescente o tomate pelado picado e o molho que vem junto na lata. Deixe apurar um pouco e então junte o atum, desfazendo os pedaços com garfo. Adicione um pouco de água e deixe apurar mais. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto (cuidado com o sal, o atum e as azeitonas já são bem salgados!). Por fim, junte azeitonas pretas. Desligue o fogo e acrescente o manjericão. Sirva com a massa.

2 comentários:

Tatiana Graciele disse...

Eu estou aqui do lado, em Indaiatuba e o calor tá insuportavel...receita facil pra fazer depois de um dia de piscina ou na praia, adorei. Beijos e um Feliz Natal...

Unknown disse...

\Ü/... passadinha rápida para te desejar um Feliz e Maravilhoso Natal...

beijos*