domingo, 2 de dezembro de 2012

Bolo de mel e limão e a coragem de mudar tudo numa receita

É ideal e super bacana ter tudo que é ingrediente estocado em casa, mas, na real, isso é impossível. Minha despensa é pequenita e as coisas perdem a validade. Creme de leite fresco, por exemplo, não dura nada, não é um negócio que dá para ter o tempo todo na geladeira.

Mas eu sou super desencanada com ingredientes, vamos falar a verdade. Troco coisas, altero os temperos, mexo com as quantidades e por aí vai. Tudo para adaptar a receita ao meu gosto, à minha despensa e à invariável preguiça de dar um pulinho no mercado no meio da tarde de sábado. Por isso as receitas que eu posto sempre têm umas anotações do tipo "não usei" e "a receita original usava X, eu usei Y". Às vezes são mudanças mínimas, outras vezes eu altero tudo e faço uma receita completamente diferente. Nem sempre dá certo, é fato, mas eu nem ligo.

A verdade é que se as receitas fossem feitas sempre, sempre do mesmo jeito, não haveria evolução na cozinha. Não que eu me considere visionária (coitada de mim, que só cozinho pro marido!), mas acho indispensável que se perca o medo de mexer nas receitas. Se der vontade, mude tudo, faça do seu jeito! Se ficar ruim, paciência. Tente de novo. Vai que dá certo da próxima vez, né?



Bolo de mel e limão

- 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (a receita original levava 220g, eu diminuí um tantinho)
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 ovo
- 2/3 xícara de mel
- 1/2 xícara de creme de leite (usei de caixinha)
- raspas de um limão (usei taiti, não sou tão fã de limão siciliano)
- 1/4 xícara de suco de limão (espremi um limão taiti inteiro)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 1/3 colher de sopa de fermento em pó
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de chá de canela e pó
- 1/4 colher de chá de cravo em pó
- 1 pitada de pimenta (usei pimenta calabresa)
- 1/4 de colher de chá de noz moscada (não quis usar)

Preaqueça o forno em 180º. Unte e enfarinhe a forma. Eu preferi usar forma de buraco no meio em vez de forma redonda. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até ficar fofo. Acrescente o mel, o creme de leite, o suco de limão e a baunilha e bata até ficar homogêneo. Adicione o ovo e bata por uns 2 minutos. Em uma vasilha, peneire a farinha, o bicarbonato de sódio, o fermento e as especiarias. Junte essa mistura aos poucos na batedeira. Acrescente por fim as raspas de limão (eu deixo por último e mexo com uma espátula porque minhas raspas são compridinhas e ficam presas na pá da batedeira, mas pode misturar à massa junto com a farinha).
Leve ao forno até que o palito saia limpo. No meu, levou uns 40 minutos. 

Este foi o bolo mais cheiroso que já fiz, uma coisa louca! É macio e lembra um pouco um pão de mel. O gosto do limão ficou bem suave, eu até colocaria mais da próxima vez.

1 comentários:

fátima disse...

sinceramente? foi um dos melhores bolos que ela fez!