terça-feira, 7 de abril de 2009

lei paulista antifumo



"Os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo devem votar nesta terça-feira (7) o Projeto de Lei 577/08, de autoria do governador José Serra (PSDB), que proíbe o consumo de cigarro e similares em todos os recintos coletivos do Estado de São Paulo. Se aprovada, com ou sem emendas, retorna ao gabinete do governador para sanção ou veto."
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/04/07/ult5772u3502.jhtm

eu fui fumante durante 30 anos, parei há quase 8. meu pai morreu em decorrência de um câncer de pulmão e, antes disso, foi operado de um câncer na garganta. meu irmão e minha irmã ainda fumam.

eu parei porque perdi a vontade de fumar, simplesmente. um dia acordei e não acendi o primeiro cigarro logo depois do café do manhã e nem o outro e nem o outro... quando vi, tinha chegado a noite e eu não tinha fumado nenhum. continuei com o maço na bolsa, até que ele ficou velho e eu joguei fora.
algumas vezes tive uma vontadinha, e fumei, mas nem foi o cigarro inteiro, e a vontade passou. não foi, portanto, como a história do primeiro gole do alcóolatra.

hoje me incomoda a fumaça alheia em lugares fechados, me incomoda estar almoçando e alguém acender um cigarro. imagino que deva incomodar ainda mais a quem nunca foi fumante - como meu marido que, além de tudo, tem rinite e fica fungando quando tem fumaça por perto.

eu estive em buenos aires alguns dias antes do início da vigência da lei antifumo naquela cidade, e duvidei que ela fosse "pegar", porque nunca tinha visto um lugar onde se fumasse tanto. tomávamos café da manhã no hotel no meio de baforadas, almoçávamos entre cigarros, lanchávamos envoltos na fumaça, jantávamos sufocados e voltávamos para o hotel fedendo fumantes.

voltei lá um ano depois e constatei que não só "pegou", como funciona muito melhor do que aqui, onde a divisão entre fumantes e não fumantes nos restaurantes é uma linha virtual - a mesa x é de não fumantes e a mesa y, ao lado é de fumantes.
lá a área de uns e de outros é totalmente separada - os lugares a que fomos tinham 2 entradas independentes - ou então, se o restaurante não tem espaço físico para acomodar 2 ambientes, não se fuma no local e pronto!
apesar disso, não vi nenhum estabelecimento vazio. uma casa de chá que eu tinha visitado na viagem anterior e na qual tinha quase sufocado com tanta fumaça produzida pelas elegantes velhinhas reunidas para o chá das 5, era então um local em que só se fumava num jardinzinho nos fundos, em pé. apesar disso, continuava cheia - inclusive de velhinhas.

essa lengalenga dos comerciantes paulistas, de que a lei vai afastar clientes é balela. o cliente vai obedecer se todos os comerciantes forem firmes. afinal, se ele não puder fumar em nenhum restaurante, vai fazer o que? comer em casa?

e você, o que acha disso?

2 comentários:

angela disse...

vc esta certissima passei por isto tambem em Buenos Aires inclusive minha filha, largou um "postre" maravilhoso pela metade porque não suportou mais a fumaceira, hoje as coisa mudaram muito, espero que aqui a lei tambem melhores esta questão. beijos.

Fer Guimaraes Rosa disse...

eu odeio fumacê de cigarro, sempre achei um desrespeito as pessoas fumarem na cara do mundo. eu nunca quis fumar e acabava fumando em segunda mao, por imposicao de uma norma social. lembro quando morei no Canadá, naqueles invernos podreiras, iamos a um bar ou pub e quando voltavamos pra casa tinhamos que tomar banho, lavar o cabelo e colocar os casacos na varanda, quando dava, pra arejar a catinga braba de fumo. felizmente vim amarrar meu burro num estado pioneiro, que impos ha muitos anos leis anti-fumo super rigorosas. aqui na Califórnia nao se pode fumar em lugar nenhum--nem mesmo nos aeroportos, como na Europa, que colocam os fumantes numa caixa de vidro. aqui nao se fuma em lugar publico e ponto final. fumantes ficam na rua e mesmo assim a lei impoe que eles fiquem a 20 feet de qualquer porta ou janela. hoje quando viajo e tenho que aguentar gente fumando ao lado da minha mesa no restaurante, com o fumacê invadindo as nosso olfato e paladar, me sinto ofendida e considero isso um desrespeito, afinal eu NAO fumo e estou ali como cliente, querendo comer e beber, sentir o gosto da refeição. felizmente esta melhorando, aos poucos. essa historia de que nao deixar fumar espanta cliente eh balela, porque aqui tudo funciona normalmente, sem fumaça. beijao! :-)