segunda-feira, 13 de abril de 2009

torta de limão





o filho vive dizendo que a cozinheira lá do trabalho faz uma torta de limão deliciosa, e sempre pede para eu fazer. já pedi a receita, mas ele nunca trouxe.

procurei por aí, mas todas que achei tinham merengue por cima - o que nem ele nem as filhas queriam.
fiz então a base de um cheese cake da nigela que eu já tinha feito uma vez, e pra cobertura tirei a média de um monte de receitas que achei. ficou assim:

base:

175 gramas de bolacha maizena
75 gramas de manteiga amolecida

bata as bolachas no processador até que esfarelem. junte a manteiga e bata de novo até que vire uma massa compacta.
sejamos francas: essas receitas com essas medidinhas são um horror, né? pois é. eu coloquei quase um pacote de bolacha e pouco mais de meio pacote de manteiga; bati as bolachas no liquidificador, e juntei a manteiga; como não virou massa campacta coisa nenhuma, acabei de compactar com as mãos mesmo
.

pressione bem a misture no fundo de uma forma com fundo removível (eu não tinha, e coloquei num pirex mesmo, daqueles redondos baixinhos, e deu pra cortar legal, como se vê na fatia da foto).
atenção: não precisa assar!!
cobertura:

1 lata de leite moça
suco de 3 limões

misture tudo muite bem e cubra a base

leve à geladeira por algumas horas (de preferência de um dia para o outro).

3 comentários:

Renata Muhlhofer disse...

Coincidência que a sobremesa do almoço de páscoa lá em casa foi justamente torta de limão pra dar um tempo de chocolate, mas foi comprada pronta que eu não tinha uma receita assim tão fácil.

fátima disse...

renata,

viu como é facil? até eu sei fazer...rsrs

bj

angela disse...

fica muito boa assim, meu filho tambem gosta muito. beijos!