sábado, 25 de agosto de 2012

Picadinho com cerveja preta

Adoro carne, mas, gente, tenho uma preguiça de bife! É gostoso, só que faz a maior sujeira do mundo, ou só eu que acho? Por isso, para o jantar de todo dia, não dá tempo de cozinhar uma peça inteira, então sou super adepta de carne picadinha. Já deve ter dado para perceber com algumas das receitas que tenho publicado por aqui (tipo essa carne acebolada com moyashi ou o picadinho de frango à indiana)...
A receita de hoje não é tão vapt-vupt, tem vários passos. Mas é bem gostoso.

Picadinho de carne do Bar Astor
receita publicada primeiro aqui, só mexi nas quantidades

- 400g de filé mignon picadinho
- 1 cenoura pequena
- 3 cm de gengibre
- 1 talo de salsão
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 alho poró
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de molho inglês
- tomilho a gosto (usei fresco, mas pode ser seco tb)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 lata de cerveja preta
- 1 cubo de caldo de carne dissolvido em 300ml de água quente



Primeiro, passe a cenoura, o gengibre e o salsão no processador e reserve. Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto. Em uma panela grande, refogue no azeite a cebola, o alho e o alho poró (vou contar que também joguei tudo isso aí no processador, para ficar bem miúdo). Junte a carne e deixe dourar, mexendo de vez em quando. Depois, junte a mostarda, o molho inglês e o tomilho, mexendo mais um pouquinho para misturar. Desligue o fogo e reserve.
Em outra panela, misture a manteiga, a farinha, a cerveja e o caldo de carne. Quando começar a ferver, agregue a mistura de cenoura já processada. Deixe ferver para engrossar, mexendo com frequência (usei um fouet). 
Coe e despeje o molho sobre a carne. Deixe ferver mais um pouco. Servi com batatas coradas no forno. Ficou com bastante caldo, bem do jeitinho que eu gosto!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

*chai* cadernos

Eita, faz tempo que não escrevemos! Da minha parte, justifico: baita correria! Nunca falei aqui, mas além do meu trabalho normal, eu cuido da *chai*, fazendo cadernos forrados em tecido (conheça o site e também a página do facebook, sempre mais atualizada). Às vezes, paro um pouco com os cadernos, mas estou a mil ultimamente!


Nunca falei sobre isso antes aqui no blog porque tinha pouco tempo livre para fazer os caderninhos, tinha medo de ter mais encomenda do que tempo de fazer... Quando tenho pedidos, quase não me sobra tempo para outras coisas, é bem puxado. Meu marido ajuda na parte mais "força bruta" (furar e colocar ilhós para prender o elástico), mas o resto é comigo mesma. É um trabalho bacana de se fazer, e é sempre muito legal ver o caderninho pronto e saber que foi feito por mim. Morro de orgulho!

Caderno *chai*
Se quiser encomendar um caderninho, é só entrar no site, escolher o tamanho, o tecido e o elástico, depois escrever para chaicadernos@gmail.com. Estou super à disposição! ;)