quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

niver




hoje a mariana faz aniversário. parabéns pra ela!!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bolo de gengibre com geleia

Este bolo é daqueles que deixam a casa com um cheirinho ótimo enquanto estão assando. Eu, como sempre, troquei ingredientes para aproveitar o que tinha em casa. Sou péssima para seguir receitas ao pé da letra! :)

Neste caso, troquei a geleia de laranja com casca (que me parece ótima, mas que eu teria de comprar) por uma geleia de cerejas pretas bem boa que tinha na geladeira. Depois fiquei pensando que poderia ter feito a geleia também, que é a coisa mais fácil do mundo de se fazer, mas, enfim. Fica pra próxima.

Pontinhas queimadas, mas bom mesmo assim!

Bolo de gengibre com geleia
daqui

- 225g de farinha de trigo
- 175g de manteiga em temperatura ambiente
- 175g de açúcar
- 3 ovos
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 150g de geleia (a receita diz de laranja com casca, eu usei de cerejas pretas - esta aqui)

Preaqueça o forno em 180º. Unte uma forma com buraco no meio ou uma daquelas de bolo inglês (usei uma forma de silicone, sem untar). Na tigela da batedeira, peneire a farinha e depois acrescente os demais ingredientes. Bata até ficar bem homogêneo. Leve ao forno até dourar (o livro dá uma dica: se começar a dourar demais, cubra com papel alumínio). Faça o teste do palito para saber se já está assado. Deixe esfriar um pouco na forma e depois desenforme (pois é, não faça como eu, que desenformei o bolo muito quente e por isso ele rachou...). Na receita original, tem uma sugestão para aquecer 2 colheres de sopa de geleia e pincelar sobre o bolo. Aqui em casa, como meu marido não gosta de coisa muito doce e/ou melequenta, deixei para lá.