terça-feira, 16 de novembro de 2010

esmalte SUVINIL SECA RÁPIDO: não caia nessa!!












há uns 2 ou 3 meses repintei todas as portas do meu apartamento, porque detestava a cor delas, um cinza claro tristonho e envelhecido.

escolhi a cor suvinil F-100, que é um branco sujinho, ou off-white, como dizem por aí. na hora de comprar a tinta me ofereceram 2 opções: esmalte à base de água, com menos cheiro, ou de aguarrás. escolhi o primeiro, porque o marido tem rinite alérgica, e iria sofrer muito se o apartamento ficasse fedido por vários dias.

fiquei admirada quando, no final do dia, passei a mão nas portas e elas já estavam secas, e ai o pintor me mostrou a lata e disse que era secagem rápida - coisa mágica eu diria!

o cheiro, entretanto, ficou lá, firme e forte, não teve jeito! os ventiladores e circuladores de ar funcionaram sem trégua por uns 3 dias ou mais.

bom, passados uns dias, comecei a perceber que a tinta estava "descolando" em alguns locais de contato, como se fosse uma película. se a gente puxasse uma pontinha solta, ela vinha toda, como um adesivo. chamei o pintor, ele refez umas partes mais críticas, mas me explicou que essa tinta descasca mesmo, tem péssima aderência.



fiquei puta da vida com ele, que devia ter me falado isso  na hora que cheguei em casa com as latas, né? era só ter trocado na loja!


só aí é que observei, numa loja de tintas, que o outro esmalte, que é à base de aguarrás, vem com uma mensagem em letras enormes e chamativas: NÃO DESCASCA. Ora, me parece que, com esse alerta, a suvinil está admitindo, implicitamente, que o outro esmalte descasca.

se não fosse por essa razão, por qual seria? parece uma informação tão desnecessária, né? deveria ser óbvio que tintas não descascam. afinal, por que raios alguém venderia (e compraria) uma tinta que descasca???????



ah!, tem gente que não se importa com isso, desde que a tinta não tenha (muito) cheiro e seque rápido? então
porque não alertam o consumidor do risco que corre ao escolher um esmalte menos fedido e menor tempo de secagem - mas que descasca?? botem então lá no rótulo, em letras enormes: SECA RÁPIDO E DESCASCA.


mas, ao que parece, eles não estão nem um pouco preocupados. são líderes no mercado de tintas, suas cores são lindas - eu mesma sou uma apaixonada, e confesso que sou consumidora fiel há anos -, e devem achar que  algumas portas descascadas são insuficientes pra arranhar essa reputação...

uma merda, né?





bom, agora aqui em casa está sendo uma festa!! é só encostar alguma coisa um pouquinho áspera ou mais dura nas portas, que se abre um rasgo na tinta e ela começa a se soltar.


entrei em contato com a suvinil pelo fale conosco deles, mas não consegui descobrir se eles receberam ou não a minha mensagem :((



saldo da falta de respeito: vou ter de repintar 12 (doze) portas e respectivos batentes.




pergunta: quem vai arcar com a despesa com mão de obra e material?

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

aspargos



gosto muito de aspargos frescos e costumo comprar na feira todos os sábados. prefiro o nacional, mais fininho (e mais barato), mas quando não tem, vai o importado mesmo, que é mais curto e mais grosso. esses das fotos são os importados.

costumo fazer da maneira mais simples possível: lavo, quebro o "rabinho" duro, coloco no papel alumínio, fecho bem como se fosse um envelope, coloco numa assadeira e levo ao forno médio por 15 minutos. cuidado ao abrir o pacote, pq o vapor queima prá valer, tá? na hora de comer, é só salpicar sal e pimenta do reino moída na hora e regar com azeite extra virgem.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

lindas astromélias

bom resto de semana pra vocês!