quinta-feira, 8 de setembro de 2011

estante, estantes e estante embaixo da janela

quando viemos para esse apartamento compramos 2 estantes baixas, que davam bem conta de guardar os poucos livros que mudaram junto (o resto ficou - e ainda está - na casa de itu). pouco tempo depois os livros aumentaram e trocamos as estantes baixas por 2 altas.

elas também ficaram pequenas, e ganharam a companhia de outras 3, que até hoje estão na sala e acomodam livros, revistas, alguns cd's, jogos e objetos.

estas estantes, ao que parece, não são mais fabricadas. é uma pena,
pq são boas, simples, baratas e eficientes.  era o modelo "bela"da
tok stok. vi no site uma parecida com ela. 

esses porta revistas, de papelão, são ótimos. os listrados e os brancos
uma amiga me trouxe da alemanha (comprou na ikea). os outros são da etna.

mais livros vieram e foram para o meu quarto, instalados em 2 estantes baixas, iguais às da sala.





na sala ficavam também os livros e dvd's do netinho, que enchiam 2 prateleiras e já estavam querendo avançar em outra.

resolvemos, então, ocupar um espaço ocioso embaixo da janela da sala. o sofá sempre foi afastado da parede, e atrás dele ficavam os brinquedos e a mesinha do theo.

desenhei um móvel que, inicialmente, acomodaria os cd's que estavam na estante grande e parte dos livros, liberando assim espaço para os livros e dvd's do theo. escolhi a cor branca para ficar neutra, e porque já tenho uma miscelânea de cores na sala (os móveis foram comprados em épocas diferentes).

quando chegou, percebi que não ficaria nada prático deixar nele os cd's, e resolvi fazer ali o home office do theo (ele desenha muito), já que ao lado já estava sua mesinha. pra isso tive que inutilizar uma das prateleiras (eu havia desenhado 3, sendo 2 na medida para cd's, e 1 para livros).


as flores adoram a luz da janela. olha lá no canto direito
o manjericão do vaso de cabeça pra baixo!



a estante tem rodízios pra facilitar a limpeza. na verdade
são duas peças, cada uma medindo 1,65 x 70,0 x 28,5cm.



eu tinha desenhado assim, com 2 prateleiras baixas,
para cd's, e a de baixo mais alta, para livros.


fizemos uma limpeza na prateleira do theo e guardamos no maleiro os livros
de criança pequena. só deixamos na estante os de menino grande,
de 4 anos (como ele mesmo diz!).


os dvd's ele não quis separar. de vez em quando bate uma
saudade, e ele assiste "bebê mais".


a boneca é minha (herança da nana), a zebra é dele.

dá pra perceber que, enquanto eu não preencho a estante com os
meus livros, o theo vai ocupando o espaço, né?


o globo também é dele, pra ir aprendendo geografia sem perceber.


mesinha e cadeiras compradas na madeirarte - r fradique coutinho, 453,
pinheiros. o tampo da mesa é de fórmica,  fácil de limpar.












3 comentários:

Karina disse...

Caramba Fátima, que espaço legal. A mesinha da Maria Luiza é de plástico, dessas baratinhas mesmo. Mas ficaram na casa da minha mãe. Antes de engravidar mandei fazer uma bancada e prateleiras sob medida para uma parede do meu antigo quarto, de canto a canto. Por sorte, são exatamente da mesma largura do quarto da Maria Luiza. Lá ficam computador, livros, material da escola e ela desenha na bancada mesmo, com uma cadeira um pouco mais alta. Quando nos mudamos para esse apartamento, pedi uma prateleira baixinha, logo abaixo da bancada.. lá ela guarda os brinquedos, que estão sempre a mão.

Adorei a sua estante baixinha. Foi por encomenda, ficou muito cara?

fátima disse...

karina,

encomendei a estante a um marceneiro, mas não recomendo, pq o acabamento não ficou lá grande coisa.
fiz há mais ou menos 1 ano, e ficou em R$ 900,00.

bj

Marluce disse...

Oi!Obrigada pela visita ao meu blog, que bom que gostou :)
Adorei as suas estantes, e adorei também a família que curte tantos livros!
Estou pensando em começar a planejar uma estante pros nossos livros, já que estamos terminando nosso quarto definitivo e vamos sair do escritório (que por enquanto é nosso atual quarto rsrsrs). Nossos livros estão em várias caixas, coitados! Alguns que estou lendo ou que estão na fila para serem lidos estão empilhados na minha cabeceira.
Espero que logo logo meus livros saiam das caixas :)
Beijos