segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Das [muitas] receitas que não dão certo

Flan de leite e mel: bonitinho, né? Mas é tão ordinário que só provando para crer...
 
E aí minha mãe foi passear em Portugal e me deixou cuidando do blog. Na verdade, não foi só o blog que eu assumi na ausência dela: tenho ficado com o Theo, meu sobrinho, quase todas as noites depois de buscá-lo na escolinha. Com isso, sobra pouco tempo para cozinhar e publicar alguma coisa aqui.

Mesmo assim, e considerando que marido e eu também precisamos nos alimentar de outras coisas que não apenas misto quente, saí caçando receitas interessantes-porém-fáceis internê afora para testar e publicar.

O primeiro "achado", por assim dizer, foi um peito de frango do Jamie Oliver, com uma casquinha crocante com alho que poderia ser feito no forno. Não trabalhamos com fritura aqui em casa, portanto, parecia perfeito. Enquanto o Theo fazia desenhos incríveis na sala, fui pra cozinha fazer o tal frango. Um tempão depois, estava pronto e... absolutamente sem graça. Meio quilo de frango com gosto de porcaria nenhuma, nem o alho aparecia. Não vou culpar o Oliver, claro, vai ver fui eu que fiz alguma besteira pelo caminho.

Depois, resolvi aproveitar o sábado para fazer um flan de leite e mel ensinado pela Donna Hay. Só para dar um charme, usei forminhas bonitinhas. Na hora de testar, foi assim: o flan saiu certinho e todo lindo da forma, chacoalhante como só um flan poderia ser. Fiquei contentita e peguei uma colherinha para provar. E aí veio a frustração. Tanto leite integral e mel de qualidade desperdiçado, minha gente. O flan era um troço sem gosto, aguado, mais sem graça que o frango do Oliver. Era não, ainda é, que não criei coragem de desenformar os outros para jogar fora ainda, que dó.

Já fiz muita receita que, por um motivo ou por outro, ficou ruim, insípida, feia, chata e boba. Teve um bolo com farinha integral com gosto de coisa velha que foi todo pro lixo; uns docinhos de gengibre tão doces, mas tão doces, que duraram mais que a eternidade; muffins salgados tão horrorosos que não tiveram salvação; uma torta de cebola com uma textura medonha e gosto de coisa crua, apesar de bem assadinha. Enfim, já deu para entender, chega de enumerar fracassos.

Tudo isso pra dizer que não, hoje não tem receita nova, e também para estabelecer aqui um compromisso público de continuar tentando fazer coisas gostosas apesar dos tropeços pelo caminho. E vâmo que vâmo.

2 comentários:

Claudia disse...

vi as fotos de sua mãe no face, ela deve estar se divertindo muito por lá, como não poderia deixar de ser. Sobre as receitas, tudo normal, por aqui tb sempre acontece, mas uma que sempre fica deliciosa é o risotto de abobrinha e linguiça qcom a receita daqui. Delicioso! Preciso mostrar no blog e, por falar em blog, tá rolando uma competição entre blogueiras, vote em mim e corra o risco de ganhar um vale-compra de 1.500 reais pra gastar na Americanas, Etna ou Submarino. Vote em mim.

beijos e obrigada

Marluce disse...

Nossa! Eu vi o programa do Jamie Oliver que ele faz esse frango crocante, parecia ser tão bom! E a idéia de não usar fritura também me agradou. Puxa que decepção!
Ainda bem que eu ainda não tinha experimentado fazer
Obrigada pela dica!
Beijos
PS: Também já tive várias decepções na cozinha, mas faz parte né? :)