segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Salada de arroz arbóreo, ervilhas e hortelã – e este calor que não dá trégua

E então o Natal passou... Aqui em casa foi bacana, família reunida, comida boa e o papai noel que, como sempre, foi um velhinho legal. Faltam pouquinhos dias para 2012 e o verão veio com tudo. Pelo menos estou tranquila, descansando um pouquinho da bagunça de São Paulo (que eu amo de paixão, mas de onde gosto de me afastar às vezes para ter um pouco de sossego).

Aqui, mais uma receita simples para o período de férias. Esta é mais fresca, bem apropriada para o calor que tem feito. Ela saiu de outro livro, o Gourmet Today, que tem 1000 receitas (sim!). Esse, infelizmente, não tem fotos. Quando algo me interessa, procuro por imagens da receita no google e acabo encontrando o que quero.

É bem fácil de fazer e depois de pronta eu percebi que o arroz arbóreo super pode ser substituído por arroz comum, embora eu tenha achado legal descobrir que dá para fazer outras coisas com ele além de risoto...
 

Salada de arroz arbóreo, ervilhas e hortelã

Do livro Gourmet Today, que eu comprei em uma super promoção aqui

- 2 xícaras de arroz arbóreo

- 1 pacote (300g) de ervilhas congeladas, mas já degeladas
- 1/4 xícara de azeite extra virgem
- raspas e suco de um limão siciliano
- sal e pimenta do reino moída na hora
- 1/3 xícara de folhas frescas de hortelã picadas na mão

Cozinhe o arroz em 2,5 litros de água fervente, com um pouco de sal, por 10 minutos. Acrescente as ervilhas e deixe no fogo até que o arroz esteja cozido. Escorra (use um escorredor de macarrão) e enxague com água fria. Passe para uma tigela. Para fazer o molho, misture o azeite, o suco e as raspas de limão, sal e pimenta do reino a gosto até emulsificar e o sal desaparecer (eu não uso sal, acho que apenas o que foi usado no cozimento do arroz e o limão são suficientes, mas é o meu gosto). Misture o molho ao arroz e deixe esfriar. Na hora de servir, misture as folhinhas frescas de hortelã e, se for preciso, acerte o tempero.

1 comentários:

gina disse...

que delicia ma!!!! vou fazer amanha mesmo!!!! bjos da sua prima...