terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mousse au chocolat, para lembrar uma amizade

Quando fui para Paris em 2011, passei alguns dias com o Junior, um grande amigo meu que se mudou para lá. Foi ótimo, ele me levou a lugares bem bacanas que não estão em guias de viagem e comemos em vários restaurantes legais.

Ele é uma pessoa com quem tenho tanto assunto, mas tanto assunto, que invariavelmente saímos para jantar e ficamos nos restaurantes até que os garçons praticamente implorem para irmos embora. Isso aconteceu na minha última noite em Paris, quando fomos ao restaurante preferido dele lá, o Chez Janou. Chegamos meio cedo e jantamos (brandade de bacalhau, deliciosa!). A sobremesa foi mousse au chocolat. Achei engraçada a forma de servir: eles te entregam um pote enorme cheio de mousse, e vc mesmo se serve da quantidade que quiser. E pode repetir e repetir, até cansar.

Fomos os últimos clientes do restaurante naquele dia. Nos despedimos na rua e eu fui para Praga já no dia seguinte.

Agora, sempre que penso em mousse de chocolate, penso no Junior e em Paris, nessa ordem.

A receita abaixo é fácil de fazer e não precisa ficar tanto tempo na geladeira. Fiz para a noite do réveillon. O resultado é uma mousse bem firme e densa, muito gostosa. O nome em francês é só uma frescurinha minha. Fica como homenagem ao amigo do coração e àquela última noite em Paris.



Mousse au chocolat
daqui

- 4 ovos em temperatura ambiente, claras separadas das gemas
- 200g de chocolate meio amargo (combinei uma barra 72% de cacau e outra 60%)
- 1 colher de sopa de rum (usei licor de uísque Drambuie, porque era o que tinha à mão** e porque tinha um cheiro gostoso que parecia combinar com chocolate – ficou bom)
- 1/4 xícara de açúcar

Pique o chocolate e, usando uma tigela refratária, leve ao microondas para derreter (vá colocando de 1 em 1 minuto até amolecer, mexendo entre as pausas). Deixe esfriar. Junte a bebida às gemas e depois misture isso ao chocolate já frio ou ainda um pouquinho morno (cuidado, se estiver quente, as gemas vão cozinhar), reserve. Bata as claras e o açúcar na batedeira: assim que ligar a batedeira e as claras começarem a espumar, junte a elas metade do açúcar; quando começar a firmar, jogue o restante do açúcar. Não precisa bater demais, basta que as claras fiquem firmes.
Junte um terço das claras à mistura de chocolate. Quando estiver homogêneo, misture o restante das claras, delicadamente, fazendo movimentos circulares de baixo para cima, apenas o suficiente para incoporar. Se mexer demais, vira um creme. Esta parte não foi muito fácil, pois o chocolate já estava um pouco duro. Mas deu certo.
Distribua em forminhas individuais (se quiser que gele mais rápido) ou em um pote maior, e leve à geladeira por pelo menos 3 horas.

** eu não bebo nada alcoolico, por isso é difícil ter bebidas em casa. Só tenho uma vodca que uso para fazer extrato de baunilha e umas mini garrafinhas de Drambuie. A história das garrafinhas é antiga: meu avô materno, Rubens, trabalhava em uma importadora e de vez em quando levava essas coisas para casa. Ele se foi em 2001, e minha avó Rosa guardava umas garrafinhas desde então, mas ela também não bebe nadica. Outro dia fui à casa dela e resolvi trazer as tais mini garrafas para mim, pensando mesmo em usar para cozinhar. 

0 comentários: