quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

passando e pensando

estava eu aqui, num calor de 947ºC (tá, um pouquinho menos), passando os ternos de linho do marido - é, a santa da empregada nova não apareceu, mas não quero comentar - e suando até pelo dedinho do pé, quando comecei a matutar como é estranho esse nosso país tropical.

aqui faz calor na maior parte do ano e o inverno se reduz a uns poucos dias em que a gente usa um casaquinho, um lencinho no pescoço e já tá de bom tamanho - no sul ele demora um pouquinho mais, mas nunca o tempo regulamentar.

no verão as temperaturas são cada vez mais insuportáveis, e olha que eu estou falando de são paulo, da região sudeste!

apesar disso, institucionalizou-se por aqui o uso do paletó e gravata. em qualquer profissão, em qualquer lugar, de qualquer jeito.

os que trabalham com o direito (juízes, promotores, advogados etc) usam pq faz parte da liturgia do cargo; os executivos pq devem estar elegantes, eu acho; os gerentes de banco pq precisam passar aos clientes a sensação de seriedade, de segurança...
pra (tentar) amenizar o calor compram ternos de s150, s180 ou de linho. esse último amarrota que é uma desgraça, mas é o mais fresco. o marido não abre mão, já que toma metrô todos os dias e trabalha numa sala sem ar condicionado.


mas agora me digam: por que raios os seguranças e porteiros precisam usar terno e gravata?? e qual a razão de obrigarem manobristas e vendedores de lojas a usarem camisas sociais e gravatas??

os coitados dos seguranças se metem naqueles ternos pretos, de tecidos sintéticos e baratos, que devem esquentar uma barbaridade - pq os "fresquinhos" são muito caros - , e ficam o dia todo alí, cozinhando. vocês vão dizer que eles gostam de usar terno, pq isso lhes dá uma certa importância. tudo bem, mas garanto que, nesses dias de verão, eles bem que gostariam de usar uma camisa de manga curta de cor clara, com o colarinho aberto.

um dos porteitos do meu prédio é um senhor um pouco gordo, barrigudo. ele está lá agora, de camisa social de mangas arregaçadas e gravata com o nó afrouxado, numa cabine 1,5 x 1,5, com um ventiladorzinho que só faz movimentar o ar quente, suando por todos os poros. está elegante? está apresentável? melhora a "cara" do prédio? aliás, melhorar pra quê? pra ser assaltado?

os vendedores então (com exceções, lógico), fazem aquela salada mista que a gente conhece: usam camisa esporte listrada azul e amarela com gravata verde de bolinhas roxas. pra completar, calça jeans. são elegantes? são apresentáveis? aumentam as vendas?

ah, meu povo! esse é um país tropical! pra quê terno? pra que gravata? não entendo pq é que os homens não se rebelam...

2 comentários:

Ozenilda Amorim disse...

Oi Fátima,
Lá onde trabalho, como os homens usam terno, nós mulheres temos que acompanhar e é bem chato. Seria bom se os homens se rebelassem, mas eles não tem coragem.
;)

Dricca Kastrup disse...

Olá !

Onde eu trabalho essa obrigatoriedade foi oficialmente suspensa "até que cesse essa onda de calor". Os coitados estão livres da bobagem, pelo menos por hora !

bjobjo