quinta-feira, 10 de junho de 2010

Orgulho da vovó

Minha avó Rosa ama broa airosa. Não é muito comum encontrá-la nas padarias, embora, na minha opinião, ela seja muito mais gostosa do que a broa tradicional. Para fazer uma surpresa para a minha avó, inventei de fazer broa airosa para ela na minha casa.
A receita é simples, mas preciso contar: acho que usei ovos grandes demais da conta, porque a massa ficou mole, mole... A sorte é que sou fã de muffins, então acabei usando a forma dos bolinhos para fazer as broas, e ficou bem bom, além de bonitinho. O melhor foi o comentário da dona Rosa, toda orgulhosa: "eu sabia que um dia você ia tomar jeito!". De nada, vó.


Broa Airosa para a Rosa
- 400g de farinha de trigo
- 200g de fubá
- 400g de margarina culinária
- 16 ovos
- 150g de açúcar refinado
- 10g de erva doce
- 5g de sal
- 1 litro de leite

Misturar a a farinha de trigo e o fubá em uma tigela. Em uma panela, colocar a margarina, o leite, o sal, o açúcar e a erva doce. Levar ao fogo até ferver, mexendo sempre. Acrescentar a farinha e o fubá e deixar cozinhar por 2 minutos. Bater a mistura, ainda quente, na velocidade dois da batedeira, acrescentando os ovos aos poucos até obter uma massa homogênea (e, no meu caso, mole demais!). Enrolar em bolinhas e passar em fubá (ou, como eu fiz: untar forminhas de muffin com manteiga e fubá, encher 3/4 com a massa e polvilhar mais fubá por cima). Assar por 25 ou 30 minutos ou até dourar, em forno baixo (180° C).

2 comentários:

Isabel Cristina disse...

Oi Fátima, muito obrigada pelo carinho e pelas palavras de apoio. As coisas estão melhorando por aqui e acho que em breve voltarei a blogosfera! Afinal, não consigo ficar longe deste mundo por muito tempo!

Esta receita parece mesmo deliciosa!! Beijocas e até breve!

Anakoelho disse...

Olá Fátima!
Fiquei aqui com vontade de comer um desses,parece fofinha a massa...
Uma boa noite e ótimo domingo,t+.


Ana.