quinta-feira, 3 de junho de 2010

el claustro - buenos aires

detesto comer em lugares barulhentos, com música alta, onde não se ouve nem a música, nem a conversa de quem está ao seu lado. meu marido então, abomina! é capaz de nem sair de casa, só pra não passar raiva.

pois bem. em buenos aires há um restaurante muito interessante, onde as pessoas parecem ter medo de falar alto, o que resulta num ambiente calmo, quase religioso.

e religioso não é um adjetivo exagerado, já que ele funciona dentro de um antigo monastério, o de santa catalina de siena. 

o prédio, que é monumento histórico nacional, está localizado bem no centro de buenos aires (ou microcentro, como dizem eles), na calle san martín, 705.
foi construído na primeira metade do século XVIII, e abrigava 40 religiosas em igual número de celas. ao lado do monastério, no mesmo edifício, ergueu-se a igreja de mesmo nome.

as monjas se mudaram de lá em 1974, e em 2000 teve início o  processo de restauração do prédio, que atualmente pertende ao arcebispado de buenos aires.

uma placa de vidro quase invisível para os transeuntes, fincada defronte à igreja e separada alguns metros da calçada, avisa a quem atravessar o portão - sim, tem um portão separando a igreja da rua - que lá funciona, só para o almoço, o restaurante el claustro.

depois de atravessar alguns corredores e um pátio arborizado - onde também se pode almoçar - chega-se ao restaurante.


as mesas se espalham pelo que devem ter sido celas de monjas. as paredes, com janelas baixas, têm mais de meio metro de espessura.



ao ler o cardápio, a primeira surpresa: o menu não tem nada de religioso. alguns pratos não tem nome, mas descrição da composição. dão água na boca e fica difícil escolher.

quando chegam os pratos, a segunda surpresa: são bonitos, muito bem trabalhados. quando fui lá pela primeira vez, meu filho, que não come quase nada, pediu bife e batatas - que não constam do cardápio - e levou um susto quando recebeu um prato que tinha até flor na decoração!

a terceira e mais grata surpresa vem aos poucos, na medida em que se vai saboreando a comida. é gostosa, muito gostosa!!

olha só o que nós comemos, por 268 pesos:

terrina de verduras mediterráneas con ajo confitado y chipirones



plato de variedad de quesos, tostadas de campo frotado con ajo y tomate con mezcla de hojas en aliño de aceto e hierbas

  



entrecote de ternera con crostas de especias, hongos cocidos a la mediterránea, puré rustico de puerro y vegetales salteados

 
  

  nuestro grill con puré

 
      

lasagna de vegetales gratinada con crema de variedad de quesos (minha irmã disse que a massa era divina, macia como a de panqueca)
 



cheesecake de mango con frutos rojos



brochete de frutas



brownie sobre mousse de chocolate, shot de shambayon y helado

3 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Passando para dizer um oiiiiiiiiii...

bjs amiga, tenho sentido sua falta no blog, apareça!

Rê Gallo disse...

Fá, adorei a dica... Da próxima vez irei lá! E achei super bacana a nova colaboradora do blog..rs
Fotos lindas!
Bjão.

Anônimo disse...

Eu e meu marido tivemos o prazer de sermos convidados por um amigo, para um almoço nesse restaurante e foi uma grata surpresa. O lugar é lindo, muito agradável e pouco frequentado por turistas. A comida também é muito boa e o preço ótimo. Não esqueça de saborear um bom vinho enquanto aproveita a paz que o ambiente proporciona. Foi o melhor de toda a viagem.