terça-feira, 26 de janeiro de 2010

vitrola

olha só o presentão super legal que o marido ganhou no natal: uma vitrolinha portátil!



ele tem muitos discos de vinil, que nem trouxemos pra são paulo. ficaram todos lá em itu pq, além de ocuparem muito espaço, não tínhamos mais toca-discos - quebrou e não valia a pena consertar.



aí o namorado da filha caçula comprou uma vitrolinha dessas na feira da praça benedito calixto pra presentear a mãe dele; a filha gostou da idéia e comprou pra ela também - e os discos, lógico, pq ela não tinha.

no natal ela e os irmãos resolveram dar uma para o pai, e acertaram na mosca. ele adorou o presente!


domingo, 17 de janeiro de 2010

artes da nora - colar maravilhoso!


veja só o colar maravilhoso que a minha nora, elissa rocabado, fez!

é de feltro, bordado com pedras e canutilhos, e arrematado com fita de gorgurão. simplesmente divino!!





quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

passando e pensando

estava eu aqui, num calor de 947ºC (tá, um pouquinho menos), passando os ternos de linho do marido - é, a santa da empregada nova não apareceu, mas não quero comentar - e suando até pelo dedinho do pé, quando comecei a matutar como é estranho esse nosso país tropical.

aqui faz calor na maior parte do ano e o inverno se reduz a uns poucos dias em que a gente usa um casaquinho, um lencinho no pescoço e já tá de bom tamanho - no sul ele demora um pouquinho mais, mas nunca o tempo regulamentar.

no verão as temperaturas são cada vez mais insuportáveis, e olha que eu estou falando de são paulo, da região sudeste!

apesar disso, institucionalizou-se por aqui o uso do paletó e gravata. em qualquer profissão, em qualquer lugar, de qualquer jeito.

os que trabalham com o direito (juízes, promotores, advogados etc) usam pq faz parte da liturgia do cargo; os executivos pq devem estar elegantes, eu acho; os gerentes de banco pq precisam passar aos clientes a sensação de seriedade, de segurança...
pra (tentar) amenizar o calor compram ternos de s150, s180 ou de linho. esse último amarrota que é uma desgraça, mas é o mais fresco. o marido não abre mão, já que toma metrô todos os dias e trabalha numa sala sem ar condicionado.


mas agora me digam: por que raios os seguranças e porteiros precisam usar terno e gravata?? e qual a razão de obrigarem manobristas e vendedores de lojas a usarem camisas sociais e gravatas??

os coitados dos seguranças se metem naqueles ternos pretos, de tecidos sintéticos e baratos, que devem esquentar uma barbaridade - pq os "fresquinhos" são muito caros - , e ficam o dia todo alí, cozinhando. vocês vão dizer que eles gostam de usar terno, pq isso lhes dá uma certa importância. tudo bem, mas garanto que, nesses dias de verão, eles bem que gostariam de usar uma camisa de manga curta de cor clara, com o colarinho aberto.

um dos porteitos do meu prédio é um senhor um pouco gordo, barrigudo. ele está lá agora, de camisa social de mangas arregaçadas e gravata com o nó afrouxado, numa cabine 1,5 x 1,5, com um ventiladorzinho que só faz movimentar o ar quente, suando por todos os poros. está elegante? está apresentável? melhora a "cara" do prédio? aliás, melhorar pra quê? pra ser assaltado?

os vendedores então (com exceções, lógico), fazem aquela salada mista que a gente conhece: usam camisa esporte listrada azul e amarela com gravata verde de bolinhas roxas. pra completar, calça jeans. são elegantes? são apresentáveis? aumentam as vendas?

ah, meu povo! esse é um país tropical! pra quê terno? pra que gravata? não entendo pq é que os homens não se rebelam...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

demissão por torpedo




estou aqui, desde cedo, ensinando serviço pra empregada nova (oi, lilly!).
detesto fazer isso, aliás, detesto ensinar coisas em geral, não nasci pra ser professora! me irrita ensinar algo, virar as costas, voltar e ver que a pessoa não fez aquilo, ou não fez como eu ensinei.
eu só sirvo pra ensinar alguém melhor do que eu - se bem que aí fico com um pouquinho de dor de cotovelo pelo fato de o aluno ser melhor que o mestre...rsrs

ela tá meio perdida, lógico. tem uma montanha de roupas pra lavar, um tanto pra passar e eu fico falando, falando, falando... tadinha!

a outra, a ex-pregada, estava me dando nos nervos já há bastante tempo. chegava cada dia mais tarde - e saía mais cedo -, faltava sem avisar ou avisava na noite do dia anterior, não fazia as coisas que eu mandava ("ai, dona fátima, esqueci") e por aí vai...

só faltava a gota d'água, e pingou ontem.

eu estou, desde 6ª feira, com uma crise violenta de fibromialgia, daquelas que deixam de cama mesmo. no sábado e no domingo a comida aqui em casa foi feita pelas filhas, nora e irmã, pq eu fiquei no sofá, de molho.

ontem foi dia de faxineira, e a ex-pregada simplesmente não apareceu e não telefonou. lá pelas 11 horas a faxineira ligou na casa dela e o filho disse que ela havia saído pra trabalhar (oi?).
essa diarista está comigo há muitos anos (foi ela, inclusive, quem me trouxe a empregada, 4 anos atrás), e é de absoluta confiança. diante da situação, pedi a ela que me arrumasse outra, e ela arrumou na hora (aliás, ela disse que só estava esperando, pq tinha certeza de que eu ia pedir).

liguei várias vezes para o celular e o fixo da ex-pregada até umas 20 horas, mas ninguém atendeu.
resolvi testar e liguei do celular da minha filha, cujo número ela não conhece. bingo! atendeu no primeiro toque, mas eu desliguei sem falar nada.

fiquei tão puta da vida, que mandei um torpedo no mesmo instante, dizendo que ela estava demitida e que depois eu marcaria a data pra pagar o que devia. nunca imaginei que um dia eu despediria alguém dessa forma.

mas... detesto que tentem me fazer de besta! sou uma pessoa muito boa, boa até demais, mas tenho um limite, e quem atinge esse limite costuma conhecer meu lado B! e olha, vou dizer, esse lado não é nem um pouco legal!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

cuscuz de natal

essa receita vai sem foto, pq esqueci de tirar. qdo eu fizer de novo, prometo que coloco, ok?
fiz no natal, morrendo de medo de medo de não ser bom, mas ficou ótimo! combina muito bem com dias de calor.
eu não coloquei as ervilhas tortas pq não encontrei em lugar nenhum (estava em itu), mas acho que não fizeram falta nenhuma.

obs: como está sem foto, e pra evitar confusão, vale observar que esse é o couscous marroquino, não o nosso cuscuz de farinha de milho, tá?


Cuscuz de Natal
Por Paulo Neves, da Ghee-Banqueteria - publicado na folha de são paulo de 12/12/09
rendimento: 7 porções


Ingredientes
200 g de sêmola de trigo
60 g de arroz selvagem cozido
100 g de milho verde cozido
100 g de ervilhas tortas
100 g de cenouras em cubos bem pequenos
4 colheres de sopa de amêndoas picadas
1 colher de chá de curry
4 bananas passas picadas
1/2 xícara de cebola frita
Sal
Azeite
Opcional: 2 colheres de sopa de pinoles

Preparo: hidrate o cuscuz conforme a instrução da embalagem. Salteie os ingredientes no azeite e sal e misture ao cuscuz