quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

bolo vintage de abacaxi






no natal eu ganhei de uma amiga o livro "onde foi parar nosso tempo?" de alberto villas.

delicioso de ler, fala de de uma época - anos 60 e 70 - em que se perdia um tempão pra fazer coisas que hoje são feitas num piscar de olhos.
são 50 situações, desde dar corda no relógio até esperar o telefone dar linha, passando por lavar coador de café.
para quem tem mais ou menos a minha idade, é uma gostosa volta ao passado; para quem é jovem, deve ser  divertido para saber como viviam os pré-históricos.

uma das situações é "esperando a massa do bolo descansar", e lá encontrei uma receita de bolo de abacaxi - com foto - publicada pelo fermento royal, que deu água na boca.
minha amiga, a que me deu o livro, disse que fazia essa receita quando era mocinha e que era uma delícia.

receita na pág. 61 do livro. veja só, as palavras  bolo, destesobre e segredo  tinham acento circunflexo! 


ontem resolvi fazer - quer dizer, a mariana fez, né? porque bolo meu não cresce, então eu nem tento mais.
ela teve uma ajudinha minha pra forrar a forma, e do theo pra misturar as gemas com o açúcar.

realmente fica gostoso, muito gostoso, e tem sabor de bolo de vó - não de vó fajuta como eu, que não sei fazer bolo.


BOLO DE ABACAXI


obs: essa receita é para ser feita em 2 formas, como está na foto original. nós fizemos 1/2 receita e assamos em uma forma retangular de 22x28 cm, que é suficiente para as fatias de abacaxi de 1 lata.

1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar mascavo ou refinado (usamos o mascavo)
2 latas de abacaxi em fatias
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
2 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
6 ovos
2 xícaras de açúcar
10 colheres de sopa da calda do abacaxi

forre as formas com a mistura de manteiga e açúcar.
por cima, coloque as rodelas de abacaxi (nós colocamos, no meio de cada  rodela, uma cereja em calda, como está na foto).
bata as claras em neve.
bata as gemas com o açúcar restante.
junte os ingredientes secos peneirados peneirados e o líquido.
misture levemente com as claras em neve.
despeje sobre os abacaxis e asse em forno moderado por 35 minutos.
sirva desenformado.




eu não tenho prato de bolo retangular.
improvisei com uma forma coberta com
 papel alumínio. feio, muito feio!











3 comentários:

Gaby disse...

Me lembro bem desse bolo, minha mãe fazia e de banana também, é uma delícia.
Obrigada pela recordação

Bjs

Unknown disse...

Oi Fátima!

Eu também vivi um pouco desta época, eu era pequena mas me lembro de muita coisa: a TV dos meus pais que não tinha controle remoto, a gente tinha que levantar do sofá se quisesse mudar de canal, e o seletor de canais fazia um barulhão quando girávamos para trocar o canal! E o Orelhão vemelho, com ficha? Miha mãe batia bolo na mão e encerava o chão com um pano enrolado nos pés! Viva a tecnologia!

E seu bolo está muito bonito viu? Não importa ter prato bonito, o importante é o bolo estar gostoso não acha?

Olha, eu já voltei às minhas atividades no blog, quando puder me faça uma visitinha!

Beijocas e feliz 2011

Pensando Alto...... disse...

Vou colocar esta receita em prática no final de semana, depois conto como ficou!! bj e bom fds.