quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Bolo mármore

Minha nova 'ídola' em termos de bolos e cookies é a Martha Stewart, confesso. No site dela tem zilhões de receitas bacanas, algumas inclusive com vídeos. Esta é uma delas. Mesmo quem não fala inglês pode assistir para ver o chef fazendo o desenho do bolo mármore (clique em "watch the video", à esquerda da tela).
Este bolo ficou gostoso e muito macio. Não é muito doce, por isso comi com a geleia que eu tinha feito para uma torta de morango há alguns dias.

Bolo mármore


- 100 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
- 1 3/4 xícara de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 xícara de açúcar
- 3 ovos grandes, à temperatura ambiente
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2/3 xícara de buttermilk*
- 1/4 + 1 colher de sopa de cacau em pó

* buttermilk é daqueles ingredientes super populares lá fora (no caso, nos EUA), mas que não são vendidos no Brasil. Para substituir, faça o seguinte: coloque 1 colher de sopa de suco de limão no copo de medida e complete com leite até atingir a quantidade que deseja. Antes de usar, deixe descansar por uns 10 minutos, para talhar.

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte e enfarinhe uma forma retangular de pão/bolo inglês. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal e reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar leve e claro, cerca de cinco minutos. Adicione os ovos, um a um, batendo entre as adições. Coloque a baunilha e bata mais um pouco. Junte aos poucos a mistura da farinha e o buttermilk alternadamente, começando e terminando pela farinha. Bata até incorporar bem. Separe 1/3 da massa. Em uma tigela, misture o cacau em pó com 1/4 de xícara de água fervente, até ficar homogêneo. Depois, junte essa mistura ao 1/3 da massa que estava reservado. Misture bem.
Coloque as duas massas na forma, alternadamente, fazendo uma espécie de xadrez. Faça duas camadas com as massas. Para fazer o desenho, use uma faca e faça movimento de vai e vem na massa, para misturar um pouco as duas cores. É complicado de explicar, mas simples de fazer. No vídeo, dá para ver direitinho como é fácil. Leve ao forno por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito. Deixe esfriar antes de desenformar.

0 comentários: