sexta-feira, 16 de março de 2012

♪ eu não sou daqui ♪

                                            

meu marido tem alguns amigos, amigos mesmo, do tempo do ginasial (pra quem é novinho: ginásio corresponde à parte final do ensino fundamental, da 4ª à 8ª série) e colegial, do colégio conde josé vicente de azevedo, no bosque da saúde, aqui em são paulo.
quando se encontram ficam se lembrando dos colegas, dos professores, dos "causos"...

agora ele e mais 2 vão fazer um blog que será meio que uma continuação de um jornal que editavam lá na época do colegial, guardadas as diferenças de época, de arrebatamento, de liberdade de expressão e por aí vai. até o nome será o mesmo.

confesso que morro de inveja dessas amizades de tantos décadas, que continuam fortes a ponto de partilhar um blog.

eu nasci na casa do meu avô paterno, em colina, numa grande fazenda onde ele tinha um armazém - que era chamado de "venda" -  que vendia de tudo um pouco aos colonos.

depois dessa fazenda, e até os 7 anos, morei em casas de colônias em outras fazendas, ou em sítios isolados. aos 7 anos fui pra cidade, onde fiquei por  cerca de 1ano e fiz o 1º ano primário. não consegui estabelecer nenhum vínculo com nenhum desses lugares, porque foi muito pouco tempo em cada um.

aos 8 vim pra são paulo e fui morar na zona norte, no jardim brasil, onde terminei o primário e fiz o ginásio. eu não era paulistana, e não me sentia assim. ali não era o meu lugar.

depois fui estudar em santana, com uma turma completamente nova, e ali também não era o meu lugar, eu só estava lá.

então, eu sinto que, tanto criança quanto adolescente, eu estive de passagem nos lugares, ou assim me senti, e acho que foi isso que atrapalhou minhas amizades e bloqueou minha memória.

eu me lembro de pouquíssimas pessoas que estudaram comigo, de pouquíssimos professores, e é como se todo aquele período se resumisse a um rápido trailer, com pouquíssimas cenas meio desfocadas e atores sem rosto.

aliás, na minha toda tem sido assim. eu nasci e morei 7 anos em colina, mas nunca me senti colinense; morei dos 8 aos 31 em são paulo e não era paulistana, aliás, odiava a cidade; fiquei em são joão da boa vista 2 anos e nunca fui sãojoanense; em itu foram 16 anos sem ser ituana; desde 2006 de volta a são paulo, estou começando agora a gostar da cidade e, quem sabe, a me tornar paulistana.

será que dessa vez vai?




2 comentários:

Cecilia e Helena disse...

Olá, Fátima!
Que interessante tudo o que você escreveu. Eu sou tão antiga, que dei aulas ainda no tempo do ginásio e do científico e do clássico. Daquele tempo mantenho amizades: uma do tempo do ginasial (são quase 60 anos de convivência - atualmente cantamos num coral); duas outras, do tempo da Faculdade. Isso é um tesouro! Um abraço carinhoso pra você, da Cecilia.

luci disse...

Gostei muito do seu blog