quinta-feira, 17 de maio de 2012

sopa de milho verde e cambuquira



quem me conhece sabe que basta bater um ventinho mais fresco perto de mim que eu já vou pra cozinha fazer sopa. adoro!!
é uma comida gostosa, esquentante, fácil de fazer, prato único (pelo menos na minha casa), e que suja uma panela só! precisa mais?

essa de milho verde com cambuquira (pra quem não conhece, é o broto da abóbora) me faz lembrar de uma amiga que se foi há 3 anos, e com quem compartilhamos a sopa algumas vezes, na casa dela ou na minha, em itu. pensei muito nela enquanto preparava o milho, lavava e picava a cambuquira, mexia a panela...

zélia, essa é pra você!

sopa de milho verde com cambuquira

4 espigas de milho verde
1 maço de cambuquira
sal a gosto
alho/cebola bem picadinhos
azeite
4 copos de água


limpe a cambuquira e corte bem miúda.
refogue a cebola e o alho no azeite, junte a cambuquira, mexa um pouco e acrescente a água. cozinhe até a cambuquira ficar macia.
rale as espigas de milho e passe por peneira ou corte os grãos bem rentes, bata no liquidificador com um pouco de água e passe pela peneira (eu prefiro bater no liquidificador)
retire a panela com a cambuquira do fogo e despeje o milho, lentamente.
volte ao fogo brando, mexendo até cozinhar.
se necessário, acrescente mais água.
acerte o sal e sirva.

1 comentários:

Gaby disse...

Agora deu uma saudade da minha mãe, ela fazia muito essa sopa quando morava perto dela, agora estou longe e fico só na vontade rsrs

Bjs e bom fim de semana.