quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

medo de dentista



eu sempre tive medo de dentista.
medo não, pânico. pânico daqueles de não deixar dormir direito na noite antes da consulta; daqueles de suar frio só de pensar em sentar naquela maldita cadeira; daqueles de agarrar com tanta força na cadeira, que os nós dos dedos ficam brancos, e as mãos ficam doídas; daqueles de ficar jogando conversa fora com o dentista só prá adiar o início da tortura; daqueles de ter de tomar anestesia até prá fazer orçamento; daqueles de provocar uma crise incontrolável de choro durante (na verdade, antes de) um tratamento de canal (sim, eu tive); enfim, pânico total.

prá piorar, eu tenho fibromialgia, e sinto dores pelo corpo todo.

bom, o tal do pânico, evidentemente, me faz adiar a consulta ao dentista o máximo possível. só vou quando não dá mais, ou seja, quando cai uma restauração, quando doi um dente...
costumo ir lá no interiorrr, com um profissional conhecido meu que sabe dessa paúra e, mais ainda, é casado com uma mulher que tem fibromialgia e, portanto, não fica achando que sou uma fresca e covarde - covarde eu sou, fresca não!

mês passado eu estava com uma restauração meio capengando e fui obrigada a marcar uma consulta aqui em são paulo. a filha mais velha me indicou a dentista dela e lá fui eu, toda trêmula, prá consulta inicial.
me recebeu uma moça loira, olhos claros, muito simpática, com um sorriso lindo, branco e perfeito (invejinha!), num consultório com pufes coloridos e brinquedos de montar ( ela é odontopediadra também). no som, enya.
já comecei avisando que eu era medrosa e fui enrolando um tempão, até deixar a loirinha colocar a mão na minha boca. dessa vez não doeu nada, ela só deu uma olhada e pediu um raio-x panorâmico.
na segunda consulta, a bomba: eu precisava tratar um canal! gelei!! mas, já que eu estava na cadeira, anestesiada, fui tomada de um súbito ataque de machismo e disse: manda ver!

eu nunca tinha ido a umA dentista, só tinha me tratado com homens, e não sei se isso faz diferença.
o fato é que não sei se a moça é muito boa de lábia, se os equipamentos dela são muito modernos, se a música é muito relaxante, se os três anos de yoga me transformaram num ser totalmente zen, se eu estou ficando velha e sábia, ou que raio aconteceu comigo, mas o fato é que ontem, quando ela estava fechando o tal do canal, eu adormeci na cadeira.
isso mesmo, A-D-O-R-M-E-C-I ! !

e ao final ela me disse sorrindo, com todos aqueles dentes perfeitos e branquinhos (são todos dela, eu perguntei): eu sempre me esqueço que você tem medo te dentista...

10 comentários:

angela disse...

que bom! que experiencia positiva, agradeça a filhota pela indicação. beijos.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Fatima, somos duas! tenho horror de dentista e vivo tendo problemas. entao dou bafoes monstruosos na cadeira, mas ha doze anos que me trato com uma mulher dentista. ela eh a pessoa mais delicada do mundo. mas como aqui cada um tem sua especialidade, pra cada probleminha diferente ela me manda pra um especialista. pra tratamento de canal eu fui em um que me deu umas pilulazinhas. tive uma viagem de primeira classe--dormi o tempo todo, nao vi nem senti nada. agora sempre peço as drogas, elas sao minhas melhores amigas, depois da minha dentista, a Dr. A. :-)

beijo,

fátima disse...

angela,
a moça é um anjo de dentes brancos e lindos brincos!

fer,
tô querendo essas pilulazinhas. vai que o medo volta, né?

bjs

Maria Tavares disse...

Olá Fátima, é pena que você não more na Bahia, porque senão eu ia mandar procurar o Dr. Gilberto (não me recordo do apelido é Japonês)
Eu tinha tanto medo de dentista que ia antes da hora marcada porque já não aguentava os nervos da espera. Com o Dr. Gilberto a partir da 2ª consulta quando eu percebi que ia ser sempre assim acabou o medo. Até marcava a 1ª consulta da manhã e quase adormecia na cadeira. Correu tão bem que depois de dois ou três tratamentos passei a fazer só limpeza semestral e nunca mais tive problemas. Só que ele voltou para o Brasil, eu chorei quando ele me contou. É que teve um filho e a família estava toda aí, não tinha ninguém em Portugal. Quase desejei que as coisas não corressem bem por aí para ele voltar. Toda a gente que eu mandei ao consultório dele ficou sendo cliente. Ainda por cima é um médico para quem o dinheiro não está à frente do bem estar dos pacientes.
Agora já não vou ao consultório à mais de 1 ano, a dentista não é má mas para os meus medos ... tenho consulta dia 9 e já ando a pensar em desculpas para não ir. Volte Dr. Gilberto os meus dentes precisam de si!!!
Ainda bem que conseguiu uma boa dentista.

Bjinhos

Faça ou Desfaça disse...

CREIO QUE O PIOR É ESPERAR IR AO DENTISTA,BATE MUITA ANSIEDADE.
SEMPRE TIVE PAURA MAS, COM DENTES FRACOS ERA CONSTANTES MINHAS VISITAS AO CONSULTÓRIO. DEPOIS DE ESTAR LÁ, TUDO FLUI COM MENOS MEDO.
AGORA QUE VC ENCONTROU ALGUÉM EM QUE CONFIA É HORA DE TRATAR TUDO QUE VC TEM DIREITO rsrssrr FICAR COM OS DENTES LNDOS E SEM DOR.
beijocas carinhosas e venha fazer parte do meu blog tb.

http://docemarcia.blogspot.com/
orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-BR&tab=w0

fátima disse...

maria,
pois venha ao brasil e aproveite prá tratar os dentes!

bj

fátima disse...

márcia,

vc tem razão, a espera é terrível!

bj

Nina disse...

Olá Fátima,
Que bom que conseguiste achar uma profissional que te ajudasse a superar isso! Tenho esse problema e ainda estou a busca de um profissional assim. Será que podias me enviar o nome ou a clínica dela!! por favor!
Nina

fátima disse...

Nina,

você é de são paulo? se for, por favor, me mande email que eu te forneço nome e endereço dela, ok?

zapellandrade@gmail.com

bj

Anônimo disse...

Olá! Fiz uma pesquisa por "como perder o medo de dentista" e acabei achando seu blog.

Devo admitir que me deu coragem. Sempre tratei com dentistas homens pelo exército, agora vou experimentar uma odontopediatra fofa, que espero que me ajude no problema de um dente quebrado, com obturação enorme e antiga precisando ser trocada.

Tenho minha fé e já pedi pra Maria passar na frente e ajudar-me a controlar o pânico, e acredito que ela tenha me trazido até aqui.

Fiquei curiosa quanto às pílulas também! hehehe

Obrigada por suas palavras tão sinceras. Um abraço!