segunda-feira, 18 de maio de 2009

antes e depois

minha sogra tinha um móvel muito bonito, mas disfarçado sob várias e várias camadas de verniz escuríssimo, de lustra móveis e, porque não dizer, de poeira incrustrada, e com as portas destrambelhadas, que caíam quando abriam.

quando ela morreu eu disse às cunhadas e ao cunhado que queria ficar com ele e com uma mesinha. ninguém se incomodou, até porque ninguém gostava daquele trambolho grande, feio e escuro - estávamos na década de 80, época de móveis clarinhos e de linhas retas.

levei-o pra casa e, como não tinha onde por, ele ficou guardado na lavanderia um tempão, esperando pra ser restaurado e colocado num lugar legal.

quando me mudei pra itu eu mesma fiz um restauro meia boca, só retirando as camadas mais grossas de verniz e dando um jeitinho nas portas. ele continuou bem escuro, mas o pequeno clareamento já foi suficiente pra que aparecessem os trabalhos de entalhe que eu já imaginava que eram bonitos e revelasse o belo revestimento em rádica das portas.

por uns 15 anos ele ficou assim, até que um ataque de cupins no madeiramento interno me abrigou a mandá-lo a um restaurador.

quando voltou, nem eu acreditei no que vi: um móvel sem nenhum disfarce, só com sua cor natural, castanho claro, com várias nuances, com vários defeitos, do jeitinho que eu gosto!

não tenho nenhuma foto boa que mostre o antes, quando estava na casa da sogra, é uma pena. só tem o antes já com meia restauração feita por mim.

antes




depois


11 comentários:

Edy disse...

Nada como um capricho em amiga...ficou lindo!bj
EDNA

dollystar disse...

Acho que já fiz um comentário sobre esse móvel no post sobre o interior da casa mas, não custa repetir: simplesmente maravilhoso e ainda bem que suas cunhadas não se interessaram por êle...
Boa semana

Ozenilda Amorim disse...

Tem certeza que é o mesmo móvel! Ficou lindo e com certeza é muito decorativo.
;)

Vivian disse...

...que bom que vc deu atenção especial a ele, dessa forma, vai durar mais uns 100 anos !!! ficou lindo !!

boa semana

Claudia disse...

Lindão, hein? Vc foi espertíssima elm pegá-lo, porque é muito charmoso.

Beijinhos

angela disse...

realmente vale a pena apostar nestas peças, ficou muito lindo. beijos.

Renata Peixoto disse...

Ele é lindo!
bj

lilly disse...

lindo
este tipo de movel chama bombè?

fátima disse...

lilly,

acho que não. pelo que andei vendo por aí, bombè é aquele meio bojudinho. o meu é reto.

DOIDINHA DA SILVA disse...

Poxa, gostei do seu post e do seu BLOG....Que móvel lindo !

Ruby Fernandes disse...

Amiga, só hoje vi esta peça sensacional! Ficou maravilhoso! Nada como um profissional para fazer um trabalho minucioso como esse tão bem feito. Tá lindo na sua casa, parabéns. Bjo.