quarta-feira, 31 de março de 2010

carunchos (de novo)

ê moçada, não tem jeito! os maledetos não querem mesmo me abandonar.

depois da invasão, coloquei quase todos os mantimentos em potes e espalhei um monte de galhos inteiros de louro dentro do armário/despensa, mas não teve jeito.

ontem à noite abri um pacote de espaguete e achei alguns deles. como os fios não estavam roídos, limpei bem e usei o macarrão.

hoje, no almoço, abri um pacote de mini farfalle e quase tive um troço! tinha dezenas, centenas de bichinhos. o macarrão estava todo furadinho, os fdp estavam até dentro daquela parte amassadinha, sabe qual, né? aquela do meio do lacinho.
abri outro, mesma coisa. abri o terceiro e último, de penne, e o resultado foi igual. 3 pacotes de macarrão (barilla) jogados no lixo!! baita prejuízo!!

o molho de funghi estava pronto, uma amiga da filha vinha almoçar, e não tinha mais macarrão. sorte é que a filha mora bem perto, e foi buscar um pouco de penne integral (que eu não gosto muito). aliás, o molho hoje também ficou uma porcaria, amargo, com gosto de queimado, não sei o que aconteceu, já que eu fiz do mesmo jeito que faço sempre (sempre não, só faço quando acho alguém pra comer comigo, pq o povo de casa não gosta). sorte é que tinha molho de tomates frescos, bem gostoso, que eu tinha feito para os que não comem funghi.

bom, voltando aos carunhos, acho que o louro não mata os dito cujos, talvez só impeça que entrem. provavelmente eles já estavam nos pacotes de macarrão quando eu coloquei as folhas lá, mas como os pacotes estavam fechados, eu não vi.

vou ao supermercado hoje, e vou comprar mais potes, agora para as massas, pq é só isso que falta "empotar".
minha nora trouxe um pacote de macarrão de letrinhas pra fazer sopa para o theo, e eu já coloquei num potinho reforçado. já pensou se os malditos se alfabetizam e começam a reivindicar melhores condições de trabalho, jornada de 40 horas, licença maternidade etc? de repente, viram até presidente da república...

agora é chegar do mercado e tirar dos pacotes. e comprar pouco, muito pouco de cada coisa.

meu armário nunca esteve tão vazio. me dá uma tristeza olhar aquelas prateleiras e enxergar a superfície delas...

5 comentários:

EVA CAROLINE | disse...

Não querida, as únicas coisas que matam eles:
- água fervendo
ou
- congelar os produtos (mesmo crus)
o louro e o vinagre é pra fazer o controle. Potes de vidro pra acondicionar também ajuda.
Além disso, observe onde você faz as compras como anda o armazenamento. as vezes a gente traz os danados de lá.

gamela presentes disse...

Estou com problemas com as formigas e moro também em apartamento.
Acho que a solução é mandar detetizar.
Beijinhos
Fátima

Izabel disse...

Olá Fátima

Eu acho que é os potes são mesmo a solução.
Dá uma entradinha neste site e veja o que eles dizem sobre os carunchos:

http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/carunchos.php

Já neste outro site eles dizem que os tais carunchos não fazem mal à saúde, etc...mas dá pra evitar, né?

http://ecosdarede-receitasecologicas.blogspot.com/2009/03/dicas.html

Eu espero que dê tudo certo Fátima, afinal a comida está cara, não é?

um grande abraço,

Izabel

Unknown disse...

Olá!!
Nada do que está fazendo adianta. O caruncho ou gorgulho dos cereais já estão dentro dos grãos em forma de larvas e com o calor eles se desenvolvem e viram adultos.A solução é manter os produtos em temperaturas abaixo de 15ºgraus.
Espero ter ajudado.
O problema é que os produtores não conseguem fazer o controle no plantio depois é agravado no armazenamento descuidado e quem paga o pato somos nós que compramos produtos cheio de insetos.

Abraços
Dodô

Unknown disse...

Oi Fátima, eu tava dando uma sapeada aqui no seu blog e AMEI a receita de macarrão com tomate cru, nooooossa, deu água na boca! Vou tentar fazer esta semana e depois te conto como ficou.

Olha, quanto aos carunchos, não faço ideia de como eliminá-los. Uma amiga me disse que tirou tudo do armário, passou veneno desses de lata mesmo, depois limpou tudo de novo e colocou todos os alimentos em potes, como vc fez... no caso dela, resolveu.

Teve uma época que aqui em casa tivemos muitas daquelas formiguinhas minúsculas, mas, sem mais nem memos, elas desapareceram, graças a Deus!

Beijoca e Feliz Páscoa!

=]