segunda-feira, 26 de julho de 2010

Jantar indiano, hmmm!

Eu adoro comida indiana, mas, né, ainda tô numas de aprender a fazer arroz e temperar bife... De qualquer jeito, me juntei a uma amiga mais experiente e fizemos um jantarzinho indiano em casa. Foi na cara de pau mesmo, e ficou tão bom!
Éramos dez pessoas (lotação máxima do meu apartamentico), e o cardápio foi caprichado: chutney de tomate e outro de iogurte com hortelã, naan (pão), samosas vegetarianas, arroz picante, dois tipos de frango, ervilha ao cominho, batatas com espinafre e três sobremesas (arroz doce indiano, um docinho sem graça de castanha de caju e outro bem gostosinho de coco. Ufa! Fiquei suuuper cansada no fim do dia, mas valeu super a pena.

Tudo gostoso, cheiroso, super temperado. Minha cozinha virou uma mistura de cheiros diferentes e deliciosos... Não fosse o trabalhão que tivemos, faria um desses por semana!


Na ordem: semente de mostarda, páprica, pimenta ají em pó, folhas de curry, cardamomo e garam masala.


Vou postar aqui a receita do frango à tandoori. Antes de mais nada, é bom dizer: cuidado com a pimenta, dose de acordo com a sua "experiência" com picância, se é que vocês me entendem! Mas, ao contrário do que pode parecer quando se começa a preparar o prato, esse frango fica bem seco, então é legal acompanhar com alguma coisa mais úmida, tipo um chutney ou mesmo um purê!

E, para esclarecer, o tandoor é o forno indiano, feito de barro e tijolos. Claro que fiz a receita desse frango no meu forno mesmo, afinal, só vi um tandoor pelo computador.


Cubos de Frango à Tandoori

- 5 cm de gengibre descascado e ralado
- 4 dentes de alho amassados
- 4 colheres de creme de leite fresco
- 2 colheres de óleo vegetal
- 2 colheres de iogurte natural
- 1 colher de purê de tomate
- 1 colher de chá de garam masala*
- 1 colher de páprica
- 1 colher de chá de cominho
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de pimenta em pó (usei pimenta ají, mas é suuuper ardida, então, cuidado)
- 500g de peito de frango sem pele em cubos

Misture todos os ingredientes, exceto o frango, em uma tigela grande. Acrescente os cubos de frango e mexa para misturar bem. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas. Coloque os pedaços de frango em uma assadeira (eu forrei com papel alumínio) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 15 minutos ou até que esteja totalmente cozido, virando na metade do tempo (teste com um cubinho). Pronto!

*garam masala significa, literalmente, "mistura picante de temperos". Não achei tão picante assim. A minha eu comprei pronta nesta loja e leva pimenta do reino, canela, cravo,cardamomo, coentro, cominho, louro e macis.

4 comentários:

Rachel disse...

Puxa, deve ter sido um jantar e tanto, com tanta coisa boa.
O aspecto do frango tandoori é um espetáculo, só fico imaginando o sabor!
Valeu toda a canseira, né?!
Bjuss!!!

lilly disse...

vc ficou loira!
amei!
ousadinha

fátima disse...

gente, não estou loira, não! uso reflexos, e na foto a luz refletiu e deu impressão de ser mais claro!

Jane M disse...

Uia, nada mal dividir o blog com a filhona talentosa, hein Fatima.

Eu adoro comida indiana, fiquei com água na boca.

Bjo