terça-feira, 14 de setembro de 2010

bacalhau da ofélia


faço essa receita já há algum tempo, copiada de não sei onde. agora, na hora de postar, fui procurar no google e, ao que parece, ela consta do  livro a cozinha maravilhosa de ofélia, embora muita gente tenha publicado como se fosse sua, sem fornecer a autoria - problema, aliás, muito comum, né?

bom, o que importa é que é um prato extremamente suave, delicioso, e de fácil preparo. sempre que faço fico imaginando que ficaria ainda melhor e mais bonito numa le creuset... um dia ainda vou ter uma!

bacalhau da ofélia

(p/ 4 pessoas)

- 600 gr de lombo de bacalhau dessalgado (*)
- 300 gr de batata em rodelas, sem casca
- 2 cebolas em rodelas
- 2  tomates em rodelas
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de alecrim fresco
- 100 ml de vinho branco (uso o suave, acho mais gostoso)
- 200 ml de azeite 
- pimenta-do-reino branca (uso a preta mesmo)

cozinhe o lombo de bacalhau (já dessalgado) em água fervente por cerca de 3 minutos. ( como me ensinou uma portuguesa autêntica, coloco o bacalhau na agua fria e desligo o fogo antes de ferver, assim que a água começa a "balançar")
retire a pele e as espinhas, dividindo o lombo em lascas grandes.
em uma panela, faça uma camada com rodelas de batata, tomate, cebola e bacalhau. repita as camadas nessa ordem até utilizar todos os ingredientes.
coloque o louro, o alecrim (no dia da foto  eu não tinha o fresco, e usei o seco mesmo), a pimenta branca a gosto e regue com o vinho branco  e o azeite.
leve a panela ao fogo baixo, destampada, para que cozinhe lentamente e o excesso de liquidos evapore, deixando a mistura mais grossa.
cozinhe até que as batatas amoleçam e o líquido reduza.

(*) compre sempre o bacalhau com a pele, assim ele fica mais macio.  para dessalgar deixe de molho em bastante água, na geladeira, por 3 dias, trocando a água pelo menos 3 vezes ao dia.



3 comentários:

Karina disse...

Olá queridas, minha mãe prepara um bacalhau bem parecido.. vai ver que ela também se inspirou na Ofélia. Beijos

angela disse...

delicioso este seu prato. bjs

Bela disse...

Olá Fátima, eu sou a Bela. Tenho um blog chamado Anjinhas de Gloss, minha tia que fez para mim, meu sonho é ser uma blogueira de sucesso, tenho 10 anos e estou querendo bombar meu blog. Você me segue e deixa um comentário para mim? Por favor Carol é muito importante eu ter muitas amigas lá. Obrigada.Bjks, Bela.
www.anjinhasdegloss@blogspot.com