terça-feira, 16 de novembro de 2010

esmalte SUVINIL SECA RÁPIDO: não caia nessa!!












há uns 2 ou 3 meses repintei todas as portas do meu apartamento, porque detestava a cor delas, um cinza claro tristonho e envelhecido.

escolhi a cor suvinil F-100, que é um branco sujinho, ou off-white, como dizem por aí. na hora de comprar a tinta me ofereceram 2 opções: esmalte à base de água, com menos cheiro, ou de aguarrás. escolhi o primeiro, porque o marido tem rinite alérgica, e iria sofrer muito se o apartamento ficasse fedido por vários dias.

fiquei admirada quando, no final do dia, passei a mão nas portas e elas já estavam secas, e ai o pintor me mostrou a lata e disse que era secagem rápida - coisa mágica eu diria!

o cheiro, entretanto, ficou lá, firme e forte, não teve jeito! os ventiladores e circuladores de ar funcionaram sem trégua por uns 3 dias ou mais.

bom, passados uns dias, comecei a perceber que a tinta estava "descolando" em alguns locais de contato, como se fosse uma película. se a gente puxasse uma pontinha solta, ela vinha toda, como um adesivo. chamei o pintor, ele refez umas partes mais críticas, mas me explicou que essa tinta descasca mesmo, tem péssima aderência.



fiquei puta da vida com ele, que devia ter me falado isso  na hora que cheguei em casa com as latas, né? era só ter trocado na loja!


só aí é que observei, numa loja de tintas, que o outro esmalte, que é à base de aguarrás, vem com uma mensagem em letras enormes e chamativas: NÃO DESCASCA. Ora, me parece que, com esse alerta, a suvinil está admitindo, implicitamente, que o outro esmalte descasca.

se não fosse por essa razão, por qual seria? parece uma informação tão desnecessária, né? deveria ser óbvio que tintas não descascam. afinal, por que raios alguém venderia (e compraria) uma tinta que descasca???????



ah!, tem gente que não se importa com isso, desde que a tinta não tenha (muito) cheiro e seque rápido? então
porque não alertam o consumidor do risco que corre ao escolher um esmalte menos fedido e menor tempo de secagem - mas que descasca?? botem então lá no rótulo, em letras enormes: SECA RÁPIDO E DESCASCA.


mas, ao que parece, eles não estão nem um pouco preocupados. são líderes no mercado de tintas, suas cores são lindas - eu mesma sou uma apaixonada, e confesso que sou consumidora fiel há anos -, e devem achar que  algumas portas descascadas são insuficientes pra arranhar essa reputação...

uma merda, né?





bom, agora aqui em casa está sendo uma festa!! é só encostar alguma coisa um pouquinho áspera ou mais dura nas portas, que se abre um rasgo na tinta e ela começa a se soltar.


entrei em contato com a suvinil pelo fale conosco deles, mas não consegui descobrir se eles receberam ou não a minha mensagem :((



saldo da falta de respeito: vou ter de repintar 12 (doze) portas e respectivos batentes.




pergunta: quem vai arcar com a despesa com mão de obra e material?

58 comentários:

angela disse...

Fátima, isto é muito chato.tive um problema de bolhas com a pintura externa da minha casa, com o concorrente desta marca, fui super bem atentendida, veio o tecnico aqui no inteior, repos o material,mas tudo isto foi por intermédio da loja onde comprei o material. vc já pensou em tentar isto. boa sorte.bjs

Anônimo disse...

QUE RAIVA QUE DÁ ESSAS COISAS.

Ká Moraes disse...

Que coisa hein. E olha que a suvinil é a melhor né. Bom, pelo menos era. rs

Beijo!

Karina disse...

Oi Fátima, que sacanagem, hein. O mínimo que eles devem fazer é pagar a mão-de-obra para pintar novamente e repor a tinta, nem que seja da concorrente. Boa sorte.

Raquel disse...

Se o pintor não lixou bem as superfície das portas,descasca tudo, e se ele dissolveu a tinta com muita água também.

Alessandra disse...

olá Fátima... meu pai teve o mesmo problema com as portas... e tb caiu nesse conto do vigário do "seca rápido" e a base de agua...rs me recomendou mil vezes pensar umas 10 mil vezes antes de pintar as portas... rs beijinhos ALE

Tati disse...

Eu usei tinta suvinil seca rápido em todas as portas da minha casa e até pintei algumas prateleiras com ela, e todas continuam intactas, sem nenhum risco ou descascado e já faz um tempo que foram pintadas. O que deve ter acontecido com a suas portas, é que o pintor deve ter pintado sem lixar. Quando as portas são pintadas com tinta à óleo ou envernizadas, os poros da madeira se fecham, não permitindo a penetração de uma nova tinta por cima, a menos que seja a óleo tb. Por isso é preciso lixar até a porta perder todo brilho, abrindo assim novos poros onde a outra tinta possa aderir e penetrar na madeira. Então nesse caso eu teria que saber como era a superfície antes dessa pintura pra dizer ao certo o que pode ter acontecido.
Na minha opinião a seca rápido é muito melhor do que qualquer outro esmalte a base de óleo, até no cheiro, que se te incomodou tanto, o de base á óleo é infinitamente pior. Acredito que a culpa não seja da tinta e sim do pintor que não fez o processo como deveria. Dá uma passada numa loja de tintas e conta o que aconteceu, eles saberão orienta-la melhor. A coral tb tem uma tinta semelhante, é a Coralite zero, boa qualidade, e sem cheiro. Pintar portas internas com esmalte a óleo é sofriiiiiiiivel. Mas se o pintor pintar sem lixar, ai não há tinta que aguente.
Espero ter ajudado. :)

Andrea Cristiane disse...

Olá, Fátima li seu post mas estranhei o fato da tinta descascar, eu a utilizo até prá pintar MDF, caixotes de feira, etc... e é garantia de um branco que não amarela, o que pode ocorrer com tinta a base de solvente, sem contar com o cheiro forte que fica por alguns dias.
O principio de tudo é a preparação da peça que irá receber a pintura, alias foi até dica de um marceneiro, pintar a peça com tinta PVA, lixar bem e depois de bem seco aplicar a tinta a base de água, fica lindo e não descasca.
Minha tia pintou as portas recentemente com essa mesma tinta e estão perfeitas. Eu ainda recomendo, veja com o seu pintor qual foi a preparação das paredes e portas.
Paredes tem que estar lixadas, isentas de pó, porém não pode estar tão lisa a ponto de brilhar (as vezes acontece).
Madeira, sempre bem lixada, isenta de pó e com fundo preparador ou PVA.
Espero ter contribuido. Beijos

Karina disse...

Moça, está esperando o que para pedir uma netinha para a Mariana? rs

Quarto de Despejo disse...

Fátima, comigo aconteceu a MESMÍSSIMA COISA!!
Pintei uma cadeira, depois de lixar, de branco e a tinta começou a descolar, igual esparadrapo! Achei que eu não tinha feito direito. Fiquei com preguiça de tirar tudo, então, dei uma lixada para parecer uma pátina provençal fajuta. 3 meses depois os braços e o encosto estão bem amarelados. Um nojo.

E agora, a porta da minha entrada social. Pintei com essa tinta 1 mês atrás. Cheguei agora de viagem, e a porta está exatamente igual as suas!!! Está descascada em vários lugares.
Um absurdo!!

Bjs,
Lucia

Rê Gallo disse...

Fáááááá, já te deram a dica aí em cima pelo que vi. Mas o marido que é marceneiro está aqui do lado e disse que era mesmo preciso lixar toda a porta e batente, deixar no osso, para qualquer tinta aderir. A dica é a mesma da Andrea. Assim, por cima, não rola!! E não estou tirando a culpa da Suvinil, para quem estou fazendo um trabalho.. hahaha

Bjs!

Paulo Lopes disse...

Boa tarde. Tive o mesmo problema que voce so que com a Shermann Willians, desconfio que tintas a base de agua nao sao resistentes. Exemplo, pontei um portao com tinta a Oleo e caiu um pouco no chão (ardosia) para tirar foi um sufoco, a mesma coisa aconteceu com a tinta A base de agua so que esta bastou uma vassoura, umas esfregadas e pronto, lá se foi a tinta a Base de agua, saiu tudo (ambas ja estavam bem secas). Estou procurando informações sobre essa tinta e achei na net esse link http://www.sherwin-williams.com.br/inspire-se/como-corrigir-problemas/ Mais sei lá, perdi a confiança nessa tinta. Vou ficar no tradicional mesmo, já testada e aprovada. Abs. Paulo

çiara disse...

sou pintor a mais de 20 anos na verdade o esmalte a base de agua so tem uma vantagem nao tem cheiro e deixa as portas realmente brancas mas nao tem aderencia suficiente ele forma uma especie de pelicula emborrachada que sai com facilidade o esmalte abase de solvente tem boa resistencia mais a desvantagem e o cheiro no caso do branco ele tende a amarelar depois de uns dois dias eu nao usaria nas minhas portas esmalte a base de agua nem sinteticos a outras opsoes no mercado dependendo do valor das portas no caso eu escolheria fazer laquiacao e um pouco mais caro mais vale a pena mais pra fazer este tipo de pintura tem que ser feita com pistola ecomtratar pintor que sabe trabalhar com laca espero ter ajudado

Anônimo disse...

Boa Tarde . Vc devia ter ido onde comprou as tintas e pedir para eles averiguarem , se não obtiver resposta procure o procon.
sorte na proxima pintura.

Anônimo disse...

Boa Tarde . Vc devia ter ido onde comprou as tintas e pedir para eles averiguarem , se não obtiver resposta procure o procon.
sorte na proxima pintura.

Anônimo disse...

NÃO SEI SE VOCÊS FIZERAM ISSO, MAS O OBJETO QUE FOI PINTADO ERA VIRGEM ? OU JA TINHA SIDO PINTADO ? CASO ELE JA TIVESSE SIDO PINTADO VOCÊ TERIA QUE LIXAR ELE ATÉ FICAR FOSCO E ÁSPERO E SÓ ASSIM PINTAR, FAZENDO ASSIM ELE NÃO IRIA DESCASCAR E OUTROS FATORES PODE TAMBÉM ESTAR ENVOLVIDO COMO: DILUIÇÃO EXCESSIVA OU POUCA DILUIÇÃO, FATORES CLIMÁTICOS E ETC...

ESPERO TER TE AJUDADO QUALQUER DÚVIDA ENVIE UM E-MAIL: COLE.SAC@HOTMAIL.COM

FERNANDO FONTANA

Anônimo disse...

Boa tarde !
Gente vocês estão contratando um profissional, um pintor ou vocês mesmo tem feito a pintura ?
Se for vocês mesmo que está pintando está explicado a origem dos problemas, apesar de parecer simples, não é tão simples assim, resumindo a opera "cada macaco no seu galho" economizar com o profissional acaba trazendo transtorno, saindo mais caro do que se estivesse contratado o mesmo, e tendo trabalho triplicado fazendo o mesmo trabalho, não seja um(a) ursulão pague um pintor(a)

Obs.: Não sou pintor sou um empresario

jorge luiz disse...

oi boa noite ! sou pintor a muito tempo e ja vi muito isso acontecer ! realmente eh desagradavel quando acontece isso ! eh dinheiro perdido ! eo pior mais trabalho e mais bagunça ! poriso quando contratar um pintor pede se referencias ! pois esse plobema e falta de lixar bem e principalmente tirar bem o po do local a ser pintado ! e tbem se tiver gordura ! eu em particular gosto muito do esmalte a base de agua ja pintei ate geladeira e fica uma pintura bem reforçada ! o segredo da pintura esta na preparaçao da superfice!

Anônimo disse...

Olá a todos. Ótimo post , para debater este assunto.
Mas o Jorge Luiz, falou tudo. A preparação de uma parede, móvel ou objeto deve ser bem preparada antes de qq aplicação da tinta, seja à base de água ou solvente, thinner, etc.
Assim como as tintas, há pintores e "pintores". Têm-se que se ver , se houve adequada preparação dos móveis em questão. O lixamento foi suficiente para criar ancoragem para o produto aplicado? Aplicou-se o fundo adequado?
Pelo que vejo nas fotos, me pareceu que não há vestigios claros de lixação e/ou fundos próprios.
Mas tbm há vários fatores q podem resultar no que aconteceu com suas pinturas e investimentos. (pq as tintas são caras demais).
O que falta para que se torne melhor a qualidade das tintas e dos atendentes das fábricas, lojas que vendem, é a informação do produto. Têm-se que a indústria de tintas, forneçam informações corretas atrvés de pessoas capacitadas e qualificadas para fornecer toda e qq dúvida ao consumidor. ( os atendentes, para ser mais claro ).O balconista da loja que vende a tinta, sem ao menos saber pintar. E ser capacitado à pintar, é se informar por conta própria também, experimentando, praticando , ousando...
Pintar é uma arte !

Anônimo disse...

dona fatima,pintei aptos,casas com essa mesma tinta nunca deu problema,pelo que deu pra perceber que o profissional ai,esqueceu de um detalhe bem importante e lixar bem as parte que foi usada a tinta base dagua;ai nao teria descascado.ok abraço.

Anônimo disse...

Não acho q a suvinil seja a melhor não. Sempre pintei minha casa com tintas coral. Nunca tive problemas. Resolvi pintar uma parede de vermelho e acabei comprando da suvinil a cor é linda, tomate seco, mas até minha unha risca a parede. Coisa que não acontece nas paredes pintadas com tintas coral....

JCBBRASIL disse...

Pintura???Algo muito sério!!!Antes de reclamar algo devemos ser um profissional do serviço.Descilpe-me n criticando>A pintura profisssional ou amadora ela exige de nós alguns itens importantes.Bolhas na pintura apareçem qd exite ar dentro da camada da pintura ou mau preparo da superfíçie,devemos retirar toda pintura antiga,dependo da situação aplica´se a seladora para tal para evitar total absorvição.Importante quando esteja fazendo a pintura n ter nenhum tipo de pó no local.Lembrem-se a boa pintira vem do bom preparo e o bom resultado tb.Como demãos,lixamentos aplicações etc...

Efabio disse...

Na verdade a tinta a base de água é um tanto complexa mesmo, hoje a melhor do mercado ao contrario do que muitos pensam é a da Sherwin, e mesmo lixando e tomando todas as medidas necessárias este problema pode ocorrer quando principalmente a primeira demão não é diluída da forma correta, pois ao passar uma demão grossa demais a tinta não adere corretamente e cria apenas uma película sobre a superfície, o que faz qualquer atrito por mais leve que seja arrancar o esmalte.
Isso ocorre com muita frequência pois muitos pintores na pressa de entregar o serviço acabam passando a tinta com pouca ou nenhuma diluição na esperança de ter de aplicar menos demãos.

Emerson Rosa
www.neopinturas.com.br

Anônimo disse...

Fátima,

Li sua indignação e fiquei chateado pelo que aconteceu nas suas portas, sou pintor a 15 anos e nunca aconteceu isso comigo, sendo que já usei diversas marcas de esmaltes a base d`água e nenhuma me decepcionou, mas o problema do descascamento não foi culpa da tinta e sim da aplicador. já vi um comentário de que o pintor não lixou as portas (concordo plenamente) e como você informou que as portas eram cinza tenho quase absoluta certeza que ele também não fez a diluição correta, uma vez que conheço vários pintores que não diluem a tinta porque dizem cobrir melhor, o que é mentira. Solicita no site da suvinil um técnico que eles encaminham para averiguar (já precisei e me atenderam), se não conseguir liga no 0800 que também vão atender sua solicitação.

Ricardo disse...

Fátima,
de fato, a base para a pintura não foi bem feita. O esmalte sintético não tem boa aderência, por isso tem que se fazer uma boa preparação. Mesmo sem ter visto o estado da superfície antes, eu osso lhe afirmar que o lixamento foi insuficiente, não foi feita remoção total do pó e, principalmente, não foi aplicada base para o esmalte. Uma solução bem prática e de baixíssimo custo é dar uma mão fina de tinta base pva sem brilho, lixar bem, limpar e depois aplicar o esmalte. Mas como já está bem claro, o mal está feito e o produto vai continuar a descascar com o tempo. A única solução viável é remoção das camadas de esmalte e reaplicação correta.

Andy disse...

Na verdade até a tinta que "não descasca" da Suvinil descasca também. O ideal é usar tinta epóxi, de preferência da Sherwin, É bem mais cara mas resiste inclusive a atritos e não amarela.

Unknown disse...

Então - Vasculhando pela net em busca de informações, me deparei hoje com os comentários sobre a tinta suvinil a base de água. Ocorre que em um dos comentários alguém disse que o bom resultado depende do profissional e não só da tinta. Concordo e tenho aqui hoje em minha casa o exemplo que corrobora este comentário. Contratei um "profissional pintor" , comprei tintas de boa qualidade (Coral) e o mais importante - a base de solventes e não de água. O referido cidadão deu 2 demãos grossas de tinta nas portas sem lixar ou fazer qualquer limpeza, a tinta simplesmente descolou da madeira como se fosse um durex em superfície suja, o que vem mostrar que não importa a marca ou tipo da tinta de boa qualidade, o tratamento dado ao objeto a ser pintado, precisa do tratamento correto: limpeza e lixamento.

Anônimo disse...

Prezados, o "profissional" errou em não ter lixado e limpo a superfície. Simples assim.

Anônimo disse...

CASO O PROFISSIONAL,NÃO LIXAR MUITO BEM A TINTA VELHA E DEPOIS LIMPAR COM ÁGUA RÁS POR NO MINIMO DUAS VEZES, MAIS CEDO OU MAIS TARDE VAI DESCASCAR. PODE SER A MELHOR TINTA DO MERCADO.

Unknown disse...

pelas fotos, a superficie não foi lixada antes da pintura nova e precisa ver se a diluição não foi excessiva. eu recomendo o uso da pistola com 5% de diluição de agua. não tem erro.

Unknown disse...

Sou pintor a 18anos sempre trabalho com marca suvinil por sinal nunca mim deixo na mao a de hj pra mim e a melhor. Já use a tinta esmalte seca rápido nao mim deixo valtar pra pra pintar outra vez. Até hj nada de ruim com a tintas suvinil.eu acho que seu pintor nao sobe usa a tinta nao leio a embal. Na lata. As + erra água ele pois águaraz. O vice .pra mim so tem uma marca svnl

Unknown disse...

Sou pintor a 18anos sempre trabalho com marca suvinil por sinal nunca mim deixo na mao a de hj pra mim e a melhor. Já use a tinta esmalte seca rápido nao mim deixo valtar pra pra pintar outra vez. Até hj nada de ruim com a tintas suvinil.eu acho que seu pintor nao sobe usa a tinta nao leio a embal. Na lata. As + erra água ele pois águaraz. O vice .pra mim so tem uma marca svnl

Unknown disse...

Sou pintor a 18anos sempre trabalho com marca suvinil por sinal nunca mim deixo na mao a de hj pra mim e a melhor. Já use a tinta esmalte seca rápido nao mim deixo valtar pra pra pintar outra vez. Até hj nada de ruim com a tintas suvinil.eu acho que seu pintor nao sobe usa a tinta nao leio a embal. Na lata. As + erra água ele pois águaraz. O vice .pra mim so tem uma marca svnl

Anônimo disse...

Foi barbeiragem do pintor.

Sergio disse...

Tenho 5 portas do meu apto, que eu mesmo pintei c/esmalte a base de água...Ficarão excelente. Uso muito esta tinta e nunca tive problema. No seu caso, acredito que foi serviço mal feito do seu pintor: Deixou a superfície suja,não lixou direito, resíduos de tinta velha, presa p/ acabar o serviço etc.
Poderia ter dado um fundo c/ tinta látex/pvc, que é recomendado. Fica um acabamento excelente, lavável e durável!

Anônimo disse...

Foi ótimo descobrir esse blog

Anônimo disse...

Ola, alguém pode me ajudar? É que contratei um pintor para pintar portas camarão tipo sólida em madeira na cor branca. Então comprei suvinil a base de agua acetinada. Depois de pintadas para minha surpresa não ficaram lisinhas e sim com aspectico rústico. O pintor disse que o problema está com a tinta...Mais não acredito que seja a tinta....

Adriana disse...

Olá colega, tive o mesmo problema. Usei a tinta por não ter cheiro e eu ter 2 crianças pequenas em casa. Descascou todas as portas. Horrível. Abri uma reclamação contra Suvinil no site reclame aqui. Enviaram um técnico que veio com esse mesmo blá, blá , blá de preparação da madeira e que tem pintores e pintores... a exigi que a Suvinil não só garantisse novo material como também enviasse a mão de obra deles para garantir a qualidade do pintor. Os malditos ficaram 3 meses dentro do meu apto para pintar 5 portas !! Lembrando que na época eu tinha uma criança de 4 anos e uma bebê de 1 ano. Lixaram as portas, usaram Paint off para retirar a tinta e passaram Primer, esses 2 últimos produtos tem um cheiro horrível, tive que passar a noite com meu filho em um hotel visto que ele é alérgico. Conclusão, comprei uma tinta a base de água por não ter cheiro e tive que conviver com um cheiro pior do Paint Off e do Primer, stress total !! Fora que... descascou tudo de novo !!! Perda de dinheiro, tempo e de energia. Nunca mais.

empresa de pintura em sp disse...

essas tintas a base de água pra pintar no compressor, quem não souber tem uma dor de cabeça lascada.

http://pinturapintor.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

é pelo que estou vendo aqui ,não há nenhum pintor de verdade neste post, pois se for realmente pintor sabe que de nada adianta lixar e lixar mais , o que se deve fazer para que não descasque NUNCA é fazer com um pintor PROFISSONAL , que te garantia total de que não vá descascar, este que dizem que é assim mesmo é pq não são pintores de verdade. EU SOU E DOU GARANTIA DE 100% QUE NÃO VAI DESCASCAR, FIRMADO EM CONTRATO SE FOR O CASO, POIS GARANTO!!!!
www.admirepinturas.no.comunidades.net

Anônimo disse...

é pelo que estou vendo aqui ,não há nenhum pintor de verdade neste post, pois se for realmente pintor sabe que de nada adianta lixar e lixar mais , o que se deve fazer para que não descasque NUNCA é fazer com um pintor PROFISSONAL , que te garantia total de que não vá descascar, este que dizem que é assim mesmo é pq não são pintores de verdade. EU SOU E DOU GARANTIA DE 100% QUE NÃO VAI DESCASCAR, FIRMADO EM CONTRATO SE FOR O CASO, POIS GARANTO!!!!
www.admirepinturas.no.comunidades.net

Silas disse...

Pelo que parece, o pintor esqueceu de lixar a superfície e passar o fundo preparador antes. Pode não ser problema da tinta, mas do profissional que vc contratou.

Anônimo disse...

Quero parabenizar sem duvida as dicas vai melhor nos auxiliar obrigado.
http://davidpinturasssp.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Olá sou profissional no ramo de reformas e garanto que a esmalte base de água é boa só precisa contratar profissionais qualificado para execução.
tudo depende da forma de pintar lixar dissolver a tinta.
tenho portas pintada a bastante tempo e nunca aconteceu no minimo tinha tinta acrílica de fundo ai solta tudo mesmo.
www.jgreformas.com.br

Anônimo disse...

Olá sou promotor da suvinil e te garanto o esmalte seca rápido como é chamado é excelente, só precisa saber se essa porta já foi pintada com esmalte a base de solvente, se sim o esmalte a base de água não vai aderir, teria que lixar bem tirar toda a tinta ai sim pintar com o seca rápido, ou se deram um fundo antes da pintura para melhor aderência da tinta...

Unknown disse...

Você deve ter feito algo errado ou deixado de fazer na pintura pois tudo que seja em madeira eu uso essa tinta e fica perfeito, já pintei inclusive móveis para renová-los e nunca tive problema, para ter uma ideia pintei até uma porta em fórmica e após um fosquiada a tinta pegou.

Anônimo disse...

Teu pintor não soube fazer o processo correto, tinta a base de agua não vai aderia a de oleo se não lixar bem. Procure se orientar melhor antes de ridicularizar a tinta!

Diego disse...

Esse esmalte é perfeito, tem que ver se quem o usou é realmente um bom pintor...
Lixa d'água na superfície antiga ( se for caso de repintura), limpar com pano umedecido com aguarrás....e depois de seco e limpo...pode pintar q te garanto que bem feito não soltará....do jeito que está as fotos parece que nem foi lixado ou lixado corretamente.
ligue na BASF e eles resolverão o seu problema com certeza, eles nunca desampará seus clientes assim como as demais marcas....

Louca Por Decoração disse...

Me perdoe, pois não conheço o profissional que fez o serviço. Mas é necessario lixar antes de aplicar a tinta e lixar entre as demãos pra evitar que se crie uma casca.

Usei em casa nas portas, tetos, prateleiras e janelas e não descascou.Sem contar que a base de água, não amarela com o tempo, ao contrário do a base de solvente. Eu mesma pintei.

Uma sugestão, caso precise novamente: compre Sherwin Willians...é segunda linha da Suvinil e tão boa quanto, se não, melhor.

Rodrigo Gomes disse...

Lamento pelo ocorrido, mas pela atenta leitura de sua narrativa, me parece que a tinta anterior não foi completamente removida antes de aplicar a atual a base de água. Ressalto que se a pintura anterior foi feita com esmalte sintético, a nova pintura deve obrigatoriamente ser do mesmo tipo de esmalte. O esmalte sintético possui elementos com base em óleo, enquanto que o a base de água usa água (óbvio! Rsrsrs). Portanto, considerando que óleo e água não se misturam e isso também se aplica a esses tipos de tinta, obviamente que aplicar um sobre o outro trará problemas. É quase certo que foi este o motivo da pintura descascar.


Unknown disse...

Concordo com vários dos comentários aqui: isso é característica do pintor, e não da tinta. Tem tinta que tem mais aderência e menos aderência - isso é característica do produto. Não dá para esperar que se faça duas tintas, uma com e outra sem cheiro, e ache que as duas são iguais, só tiraram o cheiro da primeira:

O cheiro é característica do solvente. O solvente é ou água (sem cheiro) ou óleo (que é diluído com aguarrás, que tem cheiro forte). O que acontece é que, se a superfície não é porosa à água, a tinta a base d'água não vai aderir.

O que causa esse descascar é que ou o pintor não lixou a superfície ou o pintor lixou e simplesmente pintou em cima, sem tirar o pó; daí a tinta aderiu no pó e não na parede/porta. Isso é muito comum.

Eliana Roseli disse...

Oi Fátima, eu tive o mesmo problema com o esmalte base água, a porta era virgem e aconteceu à mesmo coisa descascou, eu segui direitinho a orientação do fabricante. Eu mesmo que faço a pintura aqui em casa já tinha pintado outras portas base solvente e nunca descascaram, tirei a tinta e repintei com a base solvente. É uma pena porque li que a base água não amarela, gostaria de saber se eu não posso pintar com a base solvente e depois de seco aplicar o base água para não amarelar, ficaria perfeito uma adere bem e a outra não deixa amarelar, seria o ideal.

Anônimo disse...

Prezada Fátima,

Tem vários fatores que podem fazer uma pintura descascar e se todos eles não são tomados em conta o resultado pode ser ruim.

O primeiro é o profissional (pintor) que você contrata, se tem conhecimento de causa (fez curso, lé as instruções das tintas, se atualiza com as novas tintas etc.) ou só aprendeu vendo os outros pintar (se acha pintor).
Este último as vezes faz trabalhos que ficam bom e as vezes ficam péssimos. Normalmente eles sempre botam a culpa na tinta.

O segundo é a preparação da superfície. Tem que lixar, é chato, faz sujeira, demora tempo, ... mas é necessário e não tem como substituir. Não adianta usar o "fundo preparador", selador, primer, etc. que se não lixar vai descolar com certeza.
Até quando lixar? Depende de várias coisas. Não adianta lixar até a madeira e deixar ela toda com caroços (pois lixou até a massa que servia para alisar).
Como regra geral para pintar com pintura a base de água se deve retirar toda a tinta óleo ou verniz anterior pois a "tensão superficial" dos 2 tipos de tintas são diferentes e causa descolamento. Mas dependendo da experiência do pintor ele as vezes sente que a lixa já deu porosidade suficiente para dar aderência e não lixa até o fim e o acabamento fica ótimo.

Após a lixa o seguinte é a limpeza com pano seco e com pano umedecido (os dois), senão a pintura vai ficar com um monte de pontinhos.

Passar massa para alisar toda a superfície, com o devido lixamento e limpeza depois.

A utilização de "fundo preparador" ou primer cobrindo toda a superfície faz a tinta ter melhor aderência. Parece bobagem, muitos "pintores" dizem que "uma queimada" (nome que eles dão a uma primeira demão de tinta sem cuidado nenhum) faz o mesmo, mas na realidade não faz. Se quiser um trabalho bem acabado use o primer ou "preparador de superfície", vai até economizar tinta com menos demãos.

Finalmente chegamos à tinta. As tintas à base de água são "curadas" com água, por isso devem ser diluídas com água como especifica o fabricante. Se dilui muito fica mais rala e dificulta a aplicação (e as vezes fica um tom mais claro). Se dilui pouco, fica espessa demais. O importante é sempre usar a mesma diluição, ou seja sempre que se retira da lata a tinta e diluir fazer com as mesmas medidas. Se não se fizer assim o resultado pode ficar com manchas de tonalidades diferentes.
Se não diluir a tinta não tem uma "cura" correta e a maioria das vezes descasca.

Antes de pintar tem que tomar cuidado com a umidade, sobretudo quando se pinta com tintas a base de água. Ventilar bastante antes, durante e depois da aplicação, locais muitos fechados, úmidos (banheiros por exemplo), com dias chuvosos etc.

Pintar não tem muito mistério, de cima para baixo e de "fora" (dos cantos) para "dentro" (o centro), e da forma mais uniforme possível.
Normalmente 2 demãos são suficientes, mas atenção que entre uma demão e outra (mesmo com aquela pintura que seca rápido) tem que esperar que a tinta seque por completo mesmo. Eu sempre deixo para fazer a segunda demão um ou 2 dias depois da primeira e garanto que faz toda a diferença que só dar algumas horas entre as demãos.

Se seguir o roteiro acima com certeza a pintura vai ficar muito bom independente da tinta ser base de água ou óleo.
Para aqueles que contratam profissionais para fazer a pintura basta supervisionar que todos os passos acima sejam feitos para não ter surpresas desagradáveis.

Espero ter ajudado a esclarecer as causas de descolamento de aplicação de tintas.

Atenciosamente,
Claudio

Escola Sylas Baltazar disse...

Posso garantir que nesse caso, o maior problema não foi a tinta, sim o preparo da superfície. A maioria dos pintores preferem trabalhar com base água,pela praticidade na aplicação. No entanto, a aderência dessa tinta depende muito da ancoragem da superfície, ou seja, qualquer aplicação, em qualquer superfície, é preciso lixar muito bem, preferencialmente com lixadeira. Posso garantir que, se o serviço for bem feito, passado uns dias, não descasca de jeito nenhum. Tenho a prova na minha casa, portas pintadas há 3 anos, estão perfeitas e não amarela como o base solvente...No seu caso, quem merece a bronca maior, é o pintor...Abraços..

Unknown disse...

Fátima o problema que aconteceu é uma incompatibilidade da tinta a base de água aplicada sobre uma tinta a base de solvente.Para uma tinta a base de água se fixar necessita que seja ancorada nos poros do material. ou seja parte da tinta é absorvida pela superfície dando aderência. Quando tem uma tinta antiga a base de solvente, a base de água não penetra no s poros da madeira secando sem se fixar, e fica como uma pele que facilmente se descola. Uma tinta a base de água só pode aderir bem se a madeira for nova ou totalmente raspada ou se já foi pintada com outra tinta a base de água. Pintar uma base de água sobre uma tinta base esmalte significa perda de material , tempo e dinheiro. Agora se pintar uma tinta a base de solvente sobre uma tinta a base de água, vai ter aderência, por isso vem escrito na lata, não descasca. Lamento que o profissional que contratou desconhecia o fato.

carlos petean disse...

Usei esta tinta e no primeiro momento nao gostei do fato de que em quase todas as portas e batentes o resultado ficou um certo gradulado fininho. fiquei irritado, porem o aspecto parecia muito bom, mas fiquei com medo de que ia sujar com facilidade, Passado 6 meses o aspecto esta muito bom e parece muit o como laca muito igual, e parece que vai aguentar bem o tempo sem sujar nem mudar de cor,,,,,estou muito satisfeito com o resultado final,,,eram portas e batentes novos e eu lixei apliquei massa corrida branca para madeira, lixei e o pintor pintou com esta tinta com pistola. Seria melhor se ficasse sem o granulado, em algumas partes ficou assim , bem lisinho, mas mesmo com o granulado fino estou muito satisfeito

Unknown disse...

ola boa noite ! sou pintor a mais de trinta anos e ultimamente trabalho muito com esmalte base de agua principalmente para portas e batentes e essa tinta e muito boa ,porem o pintor precisa saber que para aplicar qualquer tipo de tinta ,seja base de solvente ,bicomponente a superficie deve ser lixada ate que fique totalmente fosco ,entao a tinta adere e nao descasca e uma alpicacao de fundo fosco da mesma linha vai deixar o trabalho perfeito.

S. Mansur disse...

O assunto é sério. Fiquei consternado com o ocorrido e irritado com a falta de respeito com que, mesmo grandes marcas, como a Suvinil, tratam o consumidor. Por outro lado, me diverti muito com o teu estilo literário. Você conseguiu dizer tudo o que deveria ter sido dito usando uma argumentação irônica e muito engraçada. Vi que teu post foi feito lá em 2010, mas não resisti à tentação de parabenizá-la. A propósito, se você não mudou de país, imagino que, de lá para cá, você deva ter tido vários outros problemas com produtos e serviços...postou suas reclamações? Onde posso encontrá-las?