quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bolo branco com castanha do Pará e limão – e o livro preferido neste momento

Confesso que desde que comprei o tal livro com receitas de bolos em Paris ando louca para testar tudo que tem lá. As fotos são super apetitosas e as receitas são explicadinhas, com fotos do passo a passo. Coisa de iniciante, tipo eu. O livro é parte de uma coleção que foi lançada em inglês, em francês e, olha que beleza, em português também. Este volume dos bolos, especificamente, eu não vi em português no site da editora.
A receita que fiz desta vez é de um bolo de manteiga. Bem, esse é o nome que o livro dá. De fato, vai muita manteiga, mas também tem limão e castanha do Pará (tá, a receita original usava amêndoas, mas, enfim). Por isso mudei o nome (e alterei de leve alguns dos ingredientes ou a quantidade deles).
É um bolo bem macio e a castanha do Pará (ou, vá lá, a amêndoa) dá um crocante discreto e bem gostoso, é um charme. Bolo para tomar com chá ou comer no café da manhã, sabem?

(passou um tantinho do ponto, mas ficou bem gostoso mesmo assim)


Bolo branco com castanha do Pará e limão

- 2 xícaras de açúcar (
- 225g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 3 ovos + 3 gemas
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 + 1/2 colheres de café de fermento em pó
- uma pitada de sal
- 300 ml de leite
- 1 xícara de castanha do Pará picada (a receita mandava usar amêndoas, troquei pelas castanhas e amei!)
- raspa de um limão (usei siciliano)

Preaqueça o forno a 180º. Unte uma forma redonda de buraco no meio (usei uma de silicone, que não precisa ser untada). Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até ficar fofo (cerca de 5 minutos). Acrescente os ovos um a um, depois as gemas, batendo sempre. Acrescente a mistura de farinha e bata mais até ficar homogêneo. Por fim, junte o leite e bata por cerca de 3 minutos. Desligue a batedeira e, com uma colher, misture cuidadosamente a castanha e as raspas de limão na massa.
Despeje na forma e leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até dourar e o palito sair seco (vamos todos fingir que eu não deixei passar um tantinho do ponto – na foto dá para ver que a casquinha "dourou" um pouco demais, mas abafa!).
Se quiser fazer uma cobertura glaceada, misture 180g de açúcar de confeiteiro peneirado com duas colheres de manteiga sem sal derretida, depois acrescente o suco de um limão (também usei siciliano) e misture bem com um fouet. Despeje sobre o bolo e curta, é bem gostoso.

0 comentários: