segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Torta de atum, a preferida dos amigos

Sabe aquelas receitas que sempre te pedem pra fazer? Esta torta de atum é a preferida dos meus amigos e colegas de trabalho: toda vez que combinamos de levar coisinhas de comer a algum lugar, ou que recebo os amigos em casa com um lanche, ela é a escolhida. Meu pai também gosta bastante, de vez em quando faço lá na casa da minha mãe quando rola aquela preguicinha de fazer jantar.

É uma receita super fácil. E é realmente gostosa. A massa é de liquidificador, mas é bem leve e pode ser recheada de mil outros jeitos (minha mãe inventou um recheio de legumes que, hmmm, é delicioso! Já fiz também com carne moída, frios etc.), use sua imaginação.


Torta de atum

recheio
- 2 latas de atum sólido em óleo, já escorrido
- 1/2 lata de milho
- cerca de 10 azeitonas verdes picadas
- 1 cebola
- 1 tablete de caldo de legumes
- pimenta do reino moída na hora

massa
- 2 ovos
- 2 xícaras de leite
- 1/2 xícara de óleo
- queijo a gosto (uso parmesão ralado ou um pedaço de queijo meia cura e coloco bastante, umas 3 ou 4 colheres de sopa)
- pimenta do reino moída na hora (opcional)
- cheiro verde a gosto (opcional)
- 10 colheres de farinha de trigo
- 1 colher de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180º e unte com manteiga um recipiente de vidro refratário (não precisa polvilhar farinha, basta a manteiga). Gosto de usar um recipiente de vidro porque é possível ver o fundo da torta, que fica bem moreninho. Mas, se preferir, use uma assadeira.
Prepare primeiro o recheio: corte a cebola em fatias grossas e refogue rapidamente com um pouco de azeite, em fogo médio-baixo, só para dar uma leeeve amolecida. Não é preciso deixar a cebola realmente mole, isso vai acontecer dentro do forno depois. Acrescente o tablete desmanchado de caldo de legumes (uso aqueles com menos sódio, o atum já é bem salgado, as azeitonas também, ninguém precisa de sal demais!), misture bem e desligue o fogo. Só então acrescente o milho, as azeitonas, a pimenta do reino e, por último, o atum desmanchado com o garfo. Misture tudo e reserve.
No liquidificador, combine os ovos, o leite e o óleo. Acrescente o queijo ralado, a pimenta e, se quiser dar um toque verdinho à massa, um tanto de cheiro verde. Eu não coloco sal, o queijo já salga o suficiente, acredite. Bata mais. Com o liquidificador ligado, vá acrescentando a farinha de trigo às colheredas. Por último, coloque o fermento e bata somente até incorporar.
Na assadeira untada, despeje uma parte da massa – só o suficiente para cobrir todo o fundo. Espalhe por cima o recheio, com a ajuda de uma colher grande. Cubra tudo com o restante da massa. Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva quente ou à temperatura ambiente.

5 comentários:

Rachel disse...

Olá Mariana, muito bom te ver lá no blog, volte sempre, ok?!

Com certeza essa é uma das tortinhas preferidas da galera, saborosa e para nós...fácil e rápida de preparar, nehhh?!


Beijinhos pra mamãe também!

♥Bjuss!!!

Dani disse...

Hummmm.... Torta de liquidificador com recheio de atum é uma delícia!
Beijos

Mariana B. disse...

ADOOOOOORO!

Anônimo disse...

Eu acho que você deveria fazer para eu experimentar! Hahahaha
Marinês B.

Carlos disse...

Gosto muito de torta de atum, sanduíche de atum, comida japonesa com atum... enfim, atum de todas as formas! Quando descobri uma receitinha caseira bem diferenciada de sanduíche de atum, tinha que tomar cuidado para não precisar passar na farmacia e comprar algum remédio contra má digestão, porque eu não conseguia me controlar e comia até demais! Essa receita deu água na boca! Um abraço!