domingo, 13 de novembro de 2011

Fim das férias, dia de preguiça = receita fácil e gostosa

Depois de umas boas férias, estamos de volta. Minha mãe esteve em Portugal, eu fiquei uns dias em Paris e em Praga. Tudo lindo, tudo gostoso, muitas receitas novas para testar! Já estamos preparando uma coisa ótima para o almoço do feriado do dia 15 de novembro, e eu estou com mil novidades gostosas também, coisas que vi e comi durante a viagem e receitas incríveis do livro que comprei em Paris.

Mas, tudo a seu tempo! Hoje acordei preguiçosa e com vontade de uma sobremesa fácil. Eu já tinha ouvido falar desse tal bolo tres leches, aí vi que a Janaina Fidalgo postou uma receita no blog do Paladar. É super fácil de fazer, eu levei menos de meia hora entre untar a forma e colocar tudo pronto para gelar. O bolo fica bem molhadinho, com sabor suave, e me fez lembrar aquele bolo gelado de coco que a minha avó fazia quando a gente era criança, embrulhado no papel alumínio... Comida é uma coisa tão sentimental, não é? Liguei correndo para contar para a minha avó da minha nova "descoberta".




Bolo tres leches
(obs: a Janaina inventou de acrescentar um outro "leche" também, o de coco, mas, por falta dele na despensa, eu fiz da maneira mais tradicional mesmo – mas deve ficar ótimo do jeito dela!)

5 ovos
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (ela sugere o fresco, eu usei uma caixinha do normal)
2 latas de leite

Unte uma forma grande de buraco no meio e pré-aqueça o forno a 200 graus. Separe as claras e as gemas dos ovos. Bata as claras em ponto de neve e depois acrescente as gemas, batendo até ficar homogêneo. Desligue a batedeira e, na mão, misture a farinha, o açúcar e o fermento (eu costumo peneirar tudo) delicadamente. Leve para assar. No meu forno, levou cerca de 10 minutos, mas isso varia bem de forno para forno. Desenforme ainda morno dentro de uma vasilha funda. A mistura de leites vai ser despejada por cima e é bastante coisa, então a vasilha deve comportar tudo isso. Eu usei uma panela tipo caçarola.
No liquidificador, bata os três leites até misturar bem. Despeje por cima do bolo aos pouquinhos, para que a massa absorva bastante líquido.
Coma geladinho. É uma delícia.

0 comentários: