quinta-feira, 22 de março de 2012

Bolo de limão com frutas vermelhas, porque o Theo queria!


O Theo adora bolo com frutas vermelhas na massa. Toda vez que faço bolo na casa da minha mãe, ele pede para que eu coloque amora ou blueberry. E pedido do Theo, para mim, é praticamente uma ordem – sou uma tia super coruja, sabem como é.
Usei uma receita anotada numa folha solta de caderno pela Paulinha, a moça que trabalha na vizinha da frente, e só acrescentei as frutas do Theo. A Paulinha faz este bolo com cobertura, um glacê de limão bem saboroso, mas para bolos do dia-a-dia eu prefiro sem nada mesmo. Mas aí, verdade seja dita, o gostinho de limão fica beeem suave mesmo.
Outra coisa: eu usei amoras e blueberries congeladas-porém-descongeladas (deu para entender, né?), envoltas em farinha de trigo, mas acho errei na hora de misturá-las à massa: misturei antes de colocar na forma e todas foram parar no fundo. Penso que se eu tivesse despejado a massa na forma e DEPOIS jogado as frutinhas, afundando-as uma a uma com a ajuda de uma colher, elas teriam ficado espalhadas pela massa. Mas só penso, não tenho certeza, não... Se alguém souber, me conta?


Bolo de limão com frutas vermelhas
- 1 xícara de manteiga sem sal
- 1 1/2 xícara de açúcar
- 4 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de sopa de raspas de limão (usei as raspas de um limão taiti + um limão siciliano)
- 1/4 de xícara de leite
- 1 xícara de frutas vermelhas (usei amoras e blueberries)

Preaqueça o forno a 180º. Na batedeira, misture a manteiga e o açúcar e bata até ficar fofo e claro. Acrescente os ovos, um a um, batendo entre as adições. Depois, coloque aos poucos a farinha e as raspas de limão. Quando estiver bem misturadinho, jogue o fermento e bata só para misturar. Por fim, acrescente o leite e bata mais um pouco para ficar homogêneo. Despeje a misture em uma forma untada e enfarinhada (não fiz isso pois usei uma de silicone, de buraco). Jogue um pouquinho de farinha sobre as frutas vermelhas e chacoalhe a xícara para que a farinha envolva tudo. Jogue as frutas sobre a massa aos poucos, afundando-as com a ajuda de uma colher (como eu disse, não foi assim que eu fiz, mas fica a sugestão de como eu acho que seria melhor fazer...). Leve ao forno por cerca de 50 minutos, ou até o palito sair limpo.

2 comentários:

angela disse...

Mariana, adoro bolo com frutas vermelhas. eu faço de duas formas empanadas" no açucar ou na farinha de trigo e sempre afundo na massa com aquelas conchinhas de fondue. bjs

mariana Z. disse...

Obrigada, Angela! Com açúcar eu não conhecia. Vou tentar de novo, desta vez afundando aos pouquinhos...
Um beijo.