sexta-feira, 8 de junho de 2012

Carne louca (as festas juninas estão aí!)

Feriado, frio e férias. Essa trinca de 'Fs' é minha vida atual. Tenho mil coisas para fazer nestes dias, mas não quero nem saber: vou cozinhar um monte! Nas últimas semanas, quase não fiz comida em casa, foi um tal de jantar na mãe, comprar pão ou pedir pizza...
Ontem, para começar, eu fiz sopa de feijão, brigadeirão e carne louca. Para a sopa, usei a receita que minha mãe passou há uns dias (ficou ótimo!) e o brigadeirão foi feito conforme esta receita aqui.
A carne louca fazia tempo que eu queria testar. Minha irmã fez uma vez com uma receita que pegou na internet, levou um pouquinho para mim, eu amei e pedi o link. Ela usou lagarto em vez de acém ou coxão duro, eu também fiz assim.
Ficou incrivelmente bom. E é uma receita que combina super com festa junina, não é? Eu a-do-ro festa junina!



Carne louca
receita original aqui

- cerca de 1 quilo de lagarto (usei uma peça com 1,2 quilo)
- alho
- vinagre
- 4 cebolas médias
- folhas de louro
- manjericão (usei fresco)
- molho de tomate
- 2 pimentões picados bem miudinho
- cheiro verde picadinho
- sal e pimenta do reino a gosto

Tempere a carne (cortei a peça em 3 pedaços, para facilitar) com sal, alho amassado e vinagre, e deixe marinando por uns 15 minutos. Na panela de pressão, aqueça um pouco de azeite e sele a carne, deixando dar uma leve dourada em todos os lados. Corte 2 cebolas em 4 pedaços cada e jogue na panela, junto com sal, uma folha de louro e um tanto de manjericão (use os temperos que preferir!). Cubra com água e tampe, levando ao fogo alto até sair a pressão. Depois, abaixe um pouco o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1h20. A carne deve ficar bem macia.
Despeje tudo em uma tigela e separe os pedaços de carne (reserve o caldo e não lave a panela de pressão ainda), que devem ser desfiados bem fininho (para esta parte, sugiro sentar confortavelmente no sofá, ligar a TV ou colocar uma música que lhe agrade, com o prato no colo, para tornar a tarefa menos enfadonha – acho uma chatice desfiar carne).
Na mesma panela de pressão, refogue 2 cebolas picadas e uns 4 dentes de alho em um tanto de azeite. Acrescente a carne desfiada e mexa. Em seguida, devolva o caldo reservado à panela (a receita dizia para coar, eu preferi não fazer isso) e refogue um pouco a carne. Depois, acrescente o molho de tomate (usei uma caixinha, mas fui colocando meio a olho mesmo), o pimentão, mais manjericão, cheiro verde e pimenta do reino. Refogue mais um pouquinho e corrija o sal. Deixe em fogo bem baixo por bastante tempo, para que a carne praticamente desmanche, assim como o pimentão e os demais temperos. Mexa de vez em quando e, se for preciso, acrescente um pouquinho de água de vez em quando, para não secar demais.
Se vc aguentar esperar, esta carne fica ainda melhor no dia seguinte, servida quente com pão francês crocante.

1 comentários:

Beatriz Fonseca disse...

Nossa, carne louca é a melhor coisa de festa junina, adoooooro!