quinta-feira, 21 de junho de 2012

Futebol e filé mignon au poivre

Ontem foi dia de chuva, passeio na Pinacoteca, Libertadores e filé mignon au poivre. Fazia tempo que eu queria tentar fazer esta receita, mas ainda não tinha ido atrás da pimenta do reino verde em conserva. Aí, na semana passada, fui passear no Mercadão e aproveitei para resolver o problema. Comprei um potinho da conserva no Empório Reno (box F12).
Enquanto marido tremia de ansiedade na sala pelo início de Corinthians x Santos, eu estava fazendo bifes na cozinha. Cada um com seu divertimento, né não?
A receita é super simples e ficou muito boa. Adaptei as quantidades para apenas 200g de carne. Servi com batatas hasselback e só.
Ainda bem que ficamos ambos felizes: a comida ficou ótima e o time dele vai à final do campeonato! (vou fingir que o meu São Paulo não perdeu para o Coritiba na Copa do Brasil...)

PS: agora tenho um tanto de conserva de pimenta do reino verde e preciso achar outras receitas com ela, porque vence em três meses...

(Foto péssima, tirada no celular para não deixar a comida esfriar)

Filé mignon au poivre
daqui

- 200g de medalhões de filé mignon (no meu caso, eram 4 medalhões de uns 50g cada)
- 150ml de caldo de carne (dissolvi 1/2 tablete de knorr vitalie nessa quantidade de água. Se tiver caldo "de verdade", manda ver, deve ficar ainda melhor)
- 1 colher de sobremesa de maizena
- manteiga
- sal
- pimenta do reino preta moída na hora
- 1 1/2 colher de sopa de pimenta do reino verde em conserva

Em uma panela pequena, aqueça o caldo de carne e misture a maizena aos poucos, usando um fouet para não empelotar, até engrossar. Reserve. Tempere a carne com sal e pimenta do reino preta a gosto (bom, é au poivre, então não pode ser pouca pimenta, certo?) e frite na manteiga. Despreze a manteiga derretida e use a mesma frigideira para terminar o molho: despeje nela o caldo já engrossado e mexa bem com o fouet para que tudo o que estava na frigideira seja incorporado ao molho. Deixe engrossar mais um pouquinho, depois junte os bifes e a pimenta em conserva. Prove o sal (eu não precisei acrescentar). Está pronto para servir.

2 comentários:

fátima disse...

hmmm... fiquei com vontade! me lembrei do filé au poivre que eu comia no bar do alemão, em itu. delícia!!
pode fazer aqui em casa num domingo qualquer, pra aproveitar a pimenta, tá?

natalia disse...

pode mesmo, o cardápio todo!