domingo, 1 de julho de 2012

Crème brûlée

Crème brûlée é provavelmente a sobremesa com mais acentos do mundo. Mas é também bem simples de fazer. É só um creminho com sabor de baunilha e aquela casquinha de açúcar queimado por cima, bem crocante. Delícia.
O negócio é que dona Fátima comprou um minimaçarico, e nós queríamos muito usar na cozinha! Não sei se dá mesmo certo queimar o açúcar com as costas de uma colher, como sugerido aqui. Com o maçarico é fácil e divertido!
Quem me deu a receita foi a Michele, uma amiga quase-chef, que tem uma mão incrível para cozinhar e faz curso de gastronomia. Ela me ensinou o tal processo liaison, que usa gema para "ligar" os ingredientes e tornar mais espesso o creme, e deu o passo-a-passo. Com a receita abaixo, dá para fazer seis ramequins pequenos.
Ficou bem gostoso, e é um charminho, né?

Ssssss – maçarico queimando açúcar é divertido!


Crème brûlée da Michele

- 240g de creme de leite fresco
- 200ml de leite
- 1/2 fava de baunilha (usei 2 colheres de chá de extrato de baunilha que eu mesma fiz, usando favas e vodka)
- 1/2 xícara de açúcar
- 4 gemas
- açúcar para polvilhar

Em uma panela, aqueça o creme de leite, o leite, metade do açúcar e a baunilha, misturando tudo, mas sem ferver. Bata as gemas e a outra metade do açúcar. Misture tudo: o creme aquecido e o creme de gemas (e isso, simples assim, é o tal proceso liaison). Se for preciso, peneire o creme para ficar bem lisinho. Distribua nos ramequins e leve ao forno preaquecido em 180º, em banho maria, até o creme coagular. Tire do forno e deixe esfriar na água do cozimento. Eu acho mais gostoso comer geladinho, então deixei na geladeira de véspera. Na hora de servir, cubra cada ramequim com um pouco de açúcar  e queime com o maçarico. Lindo!


A Amélie Poulain também adora quebrar a casquinha, olha só:

2 comentários:

Anônimo disse...

que sucesso!! nova aquisição esse maçarico? beijos Ligia Gauri

fátima disse...

sim, ligia! armarinhos fernando (25 de março).

bj