quinta-feira, 21 de maio de 2009

quem é mais inteligente, o homem ou a mulher?

"Depois de analisar 137 mil notas tiradas durante um semestre por 22 mil alunos de 30 cursos superiores de uma universidade privada carioca, o pesquisador José Abrantes, concluiu que as mulheres são mais inteligentes do que os homens. Na média, as notas delas foram 3% superiores às deles. Na análise, por disciplina, de 12 tipos de inteligência, elas mostraram melhores resultados em nove e eles em três. Os homens são mais hábeis usando as inteligências matemática-lógica, visoespacial e cinestésico-corporal. Já as mulheres na pictórica, ultrapessoal, interpessoal, naturalista, existencial, musical, social, linguística e emocional. Segundo Abrantes, os homens demonstraram maior compreensão matemática, mais capacidade para entender mapas e se localizar no espaço, além de se saírem melhor na inteligência corporal e nas atividades que necessitam de força. Já as mulheres apresentaram mais facilidade de se expressar pela escrita e pela fala, maior entendimento de questões filosóficas, habilidade para desenhar, para a música e para usar os conhecimentos no meio ambiente. Elas ainda levaram vantagem na inteligência emocional, no autoconhecimento, na capacidade de se relacionar com os outros e de equilibrar competição e qualidade de vida. Abrantes, que conduziu o levantamento no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), de Bonsucesso, subúrbio do Rio, também dá aulas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e se baseou principalmente na Teoria das Inteligências Múltiplas, do neurologista americano Howard Gardner. Ele questiona a tradicional visão da inteligência que enfatiza apenas as habilidades linguística e lógico-matemática. E define inteligência como a habilidade para resolver problemas. Para o neurologista americano, a inteligência também pode ser linguística, musical, lógico-matemática, espacial, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. As informações são do Jornal da Tarde." (aqui, ó)


isso a gente já sabia, né? legal é alguém dar a base, digamos assim, científica, pra superioridade da mulherada...rsrs

brincadeiras à parte, esse estudo comprova, no fundo, só uma coisa: homem e mulher se completam. cada um é bom em uma coisa, cada um tem sua "especialidade".



3 comentários:

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Fátima!
É verdade. Concordo contigo. Feminismo e machismo a parte, que nenhum dos dois é saudável, o melhor é pensar na complementaridade (necessária) entre os sexos, e vital desde que o mundo é mundo. ;)

Ah!Que bom que você decidiu virar freguesa no Bicha...kkkkk...
Volte sempre, bonita!
Beijos!

Anônimo disse...

Boa tarde,

Desculpem mas não concordo... o número de gênios da história comprovam o contrário. Vejam os testes feitos por pesquisadores americanos no blog abaixo:

www.fluenzo.blogspot.com

Anônimo disse...

Ora vamos la ver. Depende do que acharmos ou interpretarmos, o que é inteligência! primeiro, o homem tem mais um cromossoma do que a mulher, tendo um cérebro maior tem mais capacidade de idealizar, determinadas situações. Há estudos que revelam que a determinação e dedicação é um factor determinante para, o desenvolvimento do nosso cérebro. Quanto a determinação e dedicação, ai as mulheres estão a frente dos homens, querendo aprender e adquirir mais sapiência, isto não generalizando, como é óbvio. Para mim a inteligência, não é aprender bem na escola, no posto de trabalho ou seja qual for a sua área, nas conversas entre pessoas etc etc. Pois sabemos que os humanos diferem uns dos outros, onde para esses efeitos a determinação é muito importante. Agora vamos ao ponto fulcral da minha ideia ao qual não podemos escamotear, ou querer tapar o sol com a peneira. Um homem ou mulher que aprendem bem na escola, no seu posto de trabalho, na conversação, musica etc, são classificados com inteligentes? e eu pergunto: então o que são as pessoas que idealizam, "atenção" sem que ninguém lhes ensine nada, absolutamente nada. Pois para mim são de facto pessoas que usufruem de uma inteligência acima da média. Ai devo manifestar a minha sincera honestidade e no meu ponto de vista, o homem prevalece perante a mulher a 100 por cento, provavelmente por ter um cérebro maior. Obriga do a todos.