terça-feira, 15 de dezembro de 2009

boticário nunca mais: novos capítulos

vejam só o desenrolar ridículo da minha compra (cancelada) no boticário:

depois que recebi o e-mail deles, escrevi para o serviço de atendimento ao cliente explicando tudinho e solicitando esclarecimentos sobre o tal "motivo impeditivo", e para o jornal "folha de são paulo", relatando os fatos.

no dia seguinte recebi a seguinte resposta (assassinando o português, por sinal):

"Boa tarde!

Para verificar o cancelamento de seu pedido Fátima, solicitamos que
entre em contato com a administradora do seu cartão de crédito,
considerando que tais procedimentos não são feitos pelo O Boticário e
sim pela própria administradora de cartões.

Lembrando que somente o titular da conta terá acesso a essas
informações.

Esperamos sua compreensão.
"

fiquei furiosa, pq eles sabiam (e eu tinha escrito no e-mail) que a administradora do cartão havia autorizado o pagamento; mesmo assim liguei na visa e confirmei o horário e número de autorização - aproveitei e vi que o boticário ainda não tinha providenciado o cancelamento do pagamento, embora a compra já constasse como cancelada no site deles.

mandei novo e-mail no dia 10/12 sugerindo que eles lessem as mensagens antes de dar respostas estapafúrdias como aquelas e alertando para o fato de o débito não ter sido cancelado.

ontem à noite (14) recebi e-mail com cópia fiel daquele primeiro, no qual informavam a existência de motivos impeditivos e o cancelamento da compra:

"Olá, Fatima!
Mesmo em caso de confirmação de pagamento pela administradora de
cartões, O Boticário realiza uma série de análises cadastrais (conf
irmação dos itens do pedido, conferência dos dados cadastrais, liberação por parte da administradora do cartão, verificação quanto
à restrição de crédito, entre outras), conforme informação
disponibilizada no site da loja virtual -
www.boticario.com.br/lojavirtual, bastando acessar o link *Perguntas
Freqüentes* e depois clicar em *Pedido*.
Tal procedimento é adotado por diversas empresas que também operam via
loja virtual, como prática para trazer mais segurança aos seus clientes.
Com relação ao pedido 236606, a análise cadastral constatou um motivo
impeditivo para que a referida venda pudesse ser finalizada.
"

escrevi de novo prá eles, perguntando se estavam de brincadeira comigo!!

hoje estava aqui pensando no que fazer, quando recebi um telefonema. uma moça de voz doce queria resolver o problema que motivou meus e-mails, minha carta à "folha de são paulo" (ahá!!) e meu post no blog (ahá de novo!!).

ela repetiu a lenga-lenga transcrita aí em cima e disse que não tinha como informar, objetivamente, um "motivo impeditivo", pq fazem uma análise que resulta num escore, e foi nesse escore que eu não fui aprovada. fiquei aqui pensando nos dados que eu forneci e que poderiam ter entrado nessa análise: nome, endereço com cep, rg e cpf e data de nascimento. será que usam numerologia? ou será que pessoas com nomes grandes como o meu (40 letras) são reprovadas? cep com número impar é rejeitado? rg abaixo de 10.000.000 eles não aceitam? ah, já sei! nasci no dia 13, e eles são supersticiosos! só pode ser isso!!!

disse também que esse é um procedimento adotado pela maioria das empresas que atuam no comércio virtual, como forma de preservar o cliente. eu disse a ela que havia outras maneiras de me preservar, sem recusar minha compra.
já há muitos anos sou uma consumidora virtual, só vou a lojas físicas pra comprar produtos que preciso experimentar (roupas, sapatos) ou pra fazer supermercado, o resto é só online, e com cartão de crédito.
sou cliente do submarino, americanas, extra, shoptime, fast shop, wal mart, fnac, saraiva, cultura, ultrafarma, farmadelivery, natura, tam, gol, comprafácil, só pra citar algumas...
nunca, nunquinha, fiquei sabendo dessa prática - ou pelo menos nunca fui reprovada por nenhuma delas.

afirmou, ainda, que o boticário é uma empresa comprometida com o cliente, ao que eu retruquei que a preocupação deve se traduzir em ações, não apenas em intenções, e que o exemplo que eu estava tendo era exatamento do contrário, pois, se eu não tivesse apelado para um jornal de grande circulação, minha reclamação teria se perdido no cipoal de e-mails que não merecem nem mesmo uma leitura por alguém que compreenda um texto, e continuaria recebendo respostas estúpidas ad eternum. sim, pq pelo visto o pessoal do atendimento ao cliente é semi-analfabeto: conhece as letras, sabe que formam palavras mas não sabe o que significam, tampouco o que várias delas numa frase querem dizer!

pediu desculpas e disse que eu poderia fazer a compra com o mesmo cartão de crédito - como a empresa é magnânima! agradeci, mas disse que o título desse e do post anterior é muito, muito sério, e que jamais voltarei a comprar um produtos deles, e que se ganhar algum jogarei fora. esclareci - mais uma vez - que eu só queria saber o motivo de não me aceitarem como cliente, coisa que ela não conseguiu fazer...

resumo da ópera: continuo sem saber pq não tenho perfil para comprar produtos no valor de míseros R$ 53,00 na loja virtual do boticário, pagando com um cartão de crédito aprovado!!

5 comentários:

lilly disse...

caraca
isso é pra revoltar mesmo
acho que vc deveria escrever para a revista proteste
conehce?
eles entram em contato com a firma e eles tem que resolver a situação.
bj lilly

Unknown disse...

Fatima,

É lastimável saber que há quase uma década de século XXI ainda se passe por transtornos como esse.

Eu mesma tive um que durou mais de 1 ano, com uma loja de móveis. Só foi solucionada no PROCON 1ano06meses depois!
Enfim. Recentemente um amigo me falou do site RECLAMEAQUI
[http://www.reclameaqui.com.br/ onde ele reclamou do site de vendas da Saraiva e que surtei efeito super rápido.
Fica aqui minha contribuição.
Beijos
Cris*

ps: tbem não gosto do atendimento do Boticário mesmo nas lojas...

Quarto de Despejo disse...

Essas coisas são simplesmente de tirar uma pessoa do sério!! E vc está certa quando diz que eles só tentaram resolver o "problema" porque vc escreveu para um grande jornal. Normalmente é assim que esse tipo de empresa age. Essas pessoas de "atendimento" são piores que robos, e repetem exaustivamente as mesmas coisas, e não explicam absolutamente nada.
Como já disse no outro post, pessoalmente não gosto das coisas do Boticário, então nem posso opinar sobre o atendimento nas lojas fisicas. O virtual, já sabemos que pior impossível!!

Bjs,

Lucia

Benepantera disse...

Realmente tira do sério, que posso
dizer pra vc é que Americana .com
tbm usa esse critério, com vc ñ aconteceu ainda, tem várias motivos
um telefonema que ñ é atendido vc ñ
responder um e-mail confirmando seus
dados e etc, sendo quem tem que pedir
estorno é no caso o boticário ñ você
sei que é xato + é assim mesmo, só faltou um e-mail que vc responder
algumas dúvidas, coisa que alega ñ ter recebido.

Quarto de Despejo disse...

Oi Fátima!

Minha árvore de natal de galho, foi por causa de uma lembrança infantil, bem parecida com o que vc falou.
Tá lá no blog como está ficando meu galho... :)

Bjs,

Lucia