quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

tá acabando...

faz dias que não blogo nem entro nos blogs amigos, mas isso tem explicação: estou em itu, totalmente em férias

vida mansa, rotina mudada, sem ligar muito pras coisas que em são paulo me preocupam, como deixar a casa arrumada, preparar jantar todo dia...

tenho ficado realmente sem fazer nada, brincando com o neto e curtindo - melhor dizendo, odiando - o calor melequento que tem feito e as chuvas torrenciais que tem caído por aqui.

sábado a folga acaba e volta a rotina :(
vai ser duro o neto se (re)acostumar nos apartamentos, depois de 15 dias de espaço, rua, liberdade, passarinhos cantando e lagartixas na varanda (todas têm nome: fernandinha, berenice, jonas, joaquim...).

mas a vida é assim mesmo, e logo vem o carnaval, né?

então, meu povo, FELIZ ANO NOVO prá todos!!!

beijos mil!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

pra que todo esse estardalhaço?

respondendo à pergunta de uma leitora (e de outros que podem estar se perguntando a mesma coisa) sobre o motivo do meu estardalhaço sobre o problema que eu tive com o boticário, tenho a dizer que:

- meu direito de consumidora foi ofendido no instante em que deixaram de me informar a razão pela qual se recusaram a me vender um produto;

- sempre que meus direitos forem violados vou gritar e recorrer a todos os meios de que disponho. sempre fui assim e não seria agora que deixaria de sê-lo;

- esse blog é meu, e aqui falo o que eu quero, de quem eu quero. se alguém não gostar, basta não ler. não saio pela blogosfera procurando leitores, nem prometo nada para segurá-los comigo.

é isso. não sei se volto aqui aqui antes do natal, então, FELIZ NATAL!!!!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

boticário nunca mais: mais um capítulo

a "folha de são paulo" vai publicar minha reclamação na segunda-feira (21/12) na seção "a cidade é sua" do caderno cotidiano.

quem tá chegando agora, pode saber do que se trata aqui e aqui.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

boticário nunca mais: novos capítulos

vejam só o desenrolar ridículo da minha compra (cancelada) no boticário:

depois que recebi o e-mail deles, escrevi para o serviço de atendimento ao cliente explicando tudinho e solicitando esclarecimentos sobre o tal "motivo impeditivo", e para o jornal "folha de são paulo", relatando os fatos.

no dia seguinte recebi a seguinte resposta (assassinando o português, por sinal):

"Boa tarde!

Para verificar o cancelamento de seu pedido Fátima, solicitamos que
entre em contato com a administradora do seu cartão de crédito,
considerando que tais procedimentos não são feitos pelo O Boticário e
sim pela própria administradora de cartões.

Lembrando que somente o titular da conta terá acesso a essas
informações.

Esperamos sua compreensão.
"

fiquei furiosa, pq eles sabiam (e eu tinha escrito no e-mail) que a administradora do cartão havia autorizado o pagamento; mesmo assim liguei na visa e confirmei o horário e número de autorização - aproveitei e vi que o boticário ainda não tinha providenciado o cancelamento do pagamento, embora a compra já constasse como cancelada no site deles.

mandei novo e-mail no dia 10/12 sugerindo que eles lessem as mensagens antes de dar respostas estapafúrdias como aquelas e alertando para o fato de o débito não ter sido cancelado.

ontem à noite (14) recebi e-mail com cópia fiel daquele primeiro, no qual informavam a existência de motivos impeditivos e o cancelamento da compra:

"Olá, Fatima!
Mesmo em caso de confirmação de pagamento pela administradora de
cartões, O Boticário realiza uma série de análises cadastrais (conf
irmação dos itens do pedido, conferência dos dados cadastrais, liberação por parte da administradora do cartão, verificação quanto
à restrição de crédito, entre outras), conforme informação
disponibilizada no site da loja virtual -
www.boticario.com.br/lojavirtual, bastando acessar o link *Perguntas
Freqüentes* e depois clicar em *Pedido*.
Tal procedimento é adotado por diversas empresas que também operam via
loja virtual, como prática para trazer mais segurança aos seus clientes.
Com relação ao pedido 236606, a análise cadastral constatou um motivo
impeditivo para que a referida venda pudesse ser finalizada.
"

escrevi de novo prá eles, perguntando se estavam de brincadeira comigo!!

hoje estava aqui pensando no que fazer, quando recebi um telefonema. uma moça de voz doce queria resolver o problema que motivou meus e-mails, minha carta à "folha de são paulo" (ahá!!) e meu post no blog (ahá de novo!!).

ela repetiu a lenga-lenga transcrita aí em cima e disse que não tinha como informar, objetivamente, um "motivo impeditivo", pq fazem uma análise que resulta num escore, e foi nesse escore que eu não fui aprovada. fiquei aqui pensando nos dados que eu forneci e que poderiam ter entrado nessa análise: nome, endereço com cep, rg e cpf e data de nascimento. será que usam numerologia? ou será que pessoas com nomes grandes como o meu (40 letras) são reprovadas? cep com número impar é rejeitado? rg abaixo de 10.000.000 eles não aceitam? ah, já sei! nasci no dia 13, e eles são supersticiosos! só pode ser isso!!!

disse também que esse é um procedimento adotado pela maioria das empresas que atuam no comércio virtual, como forma de preservar o cliente. eu disse a ela que havia outras maneiras de me preservar, sem recusar minha compra.
já há muitos anos sou uma consumidora virtual, só vou a lojas físicas pra comprar produtos que preciso experimentar (roupas, sapatos) ou pra fazer supermercado, o resto é só online, e com cartão de crédito.
sou cliente do submarino, americanas, extra, shoptime, fast shop, wal mart, fnac, saraiva, cultura, ultrafarma, farmadelivery, natura, tam, gol, comprafácil, só pra citar algumas...
nunca, nunquinha, fiquei sabendo dessa prática - ou pelo menos nunca fui reprovada por nenhuma delas.

afirmou, ainda, que o boticário é uma empresa comprometida com o cliente, ao que eu retruquei que a preocupação deve se traduzir em ações, não apenas em intenções, e que o exemplo que eu estava tendo era exatamento do contrário, pois, se eu não tivesse apelado para um jornal de grande circulação, minha reclamação teria se perdido no cipoal de e-mails que não merecem nem mesmo uma leitura por alguém que compreenda um texto, e continuaria recebendo respostas estúpidas ad eternum. sim, pq pelo visto o pessoal do atendimento ao cliente é semi-analfabeto: conhece as letras, sabe que formam palavras mas não sabe o que significam, tampouco o que várias delas numa frase querem dizer!

pediu desculpas e disse que eu poderia fazer a compra com o mesmo cartão de crédito - como a empresa é magnânima! agradeci, mas disse que o título desse e do post anterior é muito, muito sério, e que jamais voltarei a comprar um produtos deles, e que se ganhar algum jogarei fora. esclareci - mais uma vez - que eu só queria saber o motivo de não me aceitarem como cliente, coisa que ela não conseguiu fazer...

resumo da ópera: continuo sem saber pq não tenho perfil para comprar produtos no valor de míseros R$ 53,00 na loja virtual do boticário, pagando com um cartão de crédito aprovado!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

boticário, nunca mais!!!

não costumo usar produtos do boticário, nem comprar prá presentear. no entanto, como minha irmã sugeriu que eu desse de presente de natal pro meu cunhado umas coisinhas de lá, entrei na loja virtual e comprei - detesto comprar em lojas físicas, faço o que é possível no comércio virtual.

na primeira tentativa de compra, depois de fazer meu cadastro, digitar todos os dados do cartão de crédito e esperar vários minutos, surgiu uma mensagem de "tente mais tarde".

na segunda tentativa a compra foi concluída e recebi e-mail de confirmação.

na mesma data, no site da loja, constava, em acompanhamento do pedido, que o pagamento havia sido autorizado.

dois dias depois recebi outro e-mail explicando que, apesar de a administradora do meu cartão de crédito ter autorizado o pagamento, "a análise cadastral (do boticário) constatou um motivo impeditivo para que a referida venda pudesse ser finalizada". sugeriam, "para possibilitar o recebimento do pedido", que eu realizasse a compra por boleto bancário. terminavam esclarecendo que já haviam "solicitado o imediato cancelamento da cobrança e/ou estorno do débito".

liguei imediatamente para o atendimento ao cliente para saber o que havia acontecido, já que não tenho restrições cadastrais - e, mesmo que tivesse, isso não seria motivo impeditivo, já que a administradora havia autorizado o pagamento.

estão sentados? não? então sentem, eu espero.

a gentil moçoila que me atendeu - e que nada mais faz do que gerundiar o que a empresa manda - repetiu o que estava escrito no e-mail, como se eu fosse uma analfabeta, e disse que não podia me dizer qual era o tal motivo impeditivo, pois eram normas da empresa.

fui olhar o site e está lá: pedido cancelado.

em outras palavras: o boticário se recusou a me vender produtos no valor de ridículos R$ 53,00, e não me explicou o motivo!

simplesmente disse que não vende, e pronto! simples assim!!!

gente, eu só faço compras com cartão de crédito, de qualquer valor, muuuuuuito maior e muito menor que esse.

por que raios vem essa merda dessa empresa e resolve que não vai me vender? e quem são eles pra achar que podem me fazer uma restrição cadastral sem explicar o motivo?

estou escrevendo para o jornal "folha de são paulo" e para o procon.
e vou falar pra todo mundo que eu conheço: BOTICÁRIO NUNCA MAIS!!!!!!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

cerzido invisível mesmo!

o marido fez um buraco - deve ter encostado num prego ou em alguma cerca, quem sabe? - na manga de um blazer azul escuro quase novo. o tal do furo era quase na altura do ombro, e o forro da manga é branco (?), então não tinha mais jeito de usar.

fucei no google e descobri uma pessoa que faz cerzido invisível, coisa que achei que não existisse mais. fui lá: um cubículo atulhado de coisas velhas numa galeria vazia e decadente da rua augusta. no balcão um papel já meio descolado avisa que 50% dos consertos estão sendo entregues com atraso, e adverte que é melhor telefonar antes.

atendeu um senhor meio curvado, de óculos, carrancudo, que pegou o paletó das minhas mãos, olhou e disse: setenta reais! não respondeu ao meu "boa tarde" nem ao "até logo". quando olhei o protocolo, vi que só ficaria pronto dalí a 30 dias.

calculei uns 15 dias de atraso e fui buscar ontem. olhei uma manga, olhei outra, virei, revirei, virei de novo, e juro, não consegui achar o tal do cerzido. o tecido tem uma trama meio ziguezague e, mesmo assim, ficou invisível mesmo!
hoje abri a cortina, peguei uma lupa e fui procurar. descobri onde era o furo pelo tato, porque o tecido ficou levemente mais encorpado no local. mesmo com a lupa, continua invisível!! valeu cada centavo dos R$ 70,00.

portanto, se precisarem consertar um furo, vão lá: rua augusta, 2.299, loja 6, são paulo. (e não se importem com a feíura do lugar nem com a carranca do cerzidor)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

festa de aniversário com galinhas



sábado foi a festinha de aniversário do theo (3 anos).

ele herdou alguns genes da avó paterna, exatamente aqueles que trazem a paixão por galinhas.
por conta disso, o tema da festa foi... galinhas!

a começar pelo convite, desenhado por ele:


isso, na verdade é um galo. se fosse galinha teria um ovo recém botado. o texto, logicamente, não foi escrito por ele.

a festa foi no salão do meu prédio. os enfeites das mesas foram feitos em e.v.a. pela tia rita (minha irmã).







as galinhas da mesa são de tecido, e eram todas nossas (minhas e dele), com exceção da vermelha e da amarela, que foram emprestadas, e do galo que foi feito especialmente para a ocasião.





galinha maricota. a bege, de bigodes, a nati (filha caçula) trouxe de portugal.


a preta é a berenice. a verde não tem nome, pq mora em itu e o theo ainda não batizou



galo artur.



franguinho sem nome (mora em itu também). galinha benedita e galo benedito.




ovinhos de chicletes


fiz os pintinhos com pompons de lã, e olhos e bico de eva. cascas de ovos verdadeiras.




cama elástica e piscina de bolinhas foram alugadas da magic festa, que mandou duas monitoras muito atenciosas.






a comida ficou por conta do bufê "a toca do coelho", da simpaticíssima érida. recomendo sem ressalvas! tudo estava super gostoso.
pastéis sequinhos e muuuuito saborosos, batatas fritas no ponto certo, pizzas gostosas, crepes crocantes, hot dogs super macios e, pra finalizar, algodão doce!
além disso, o pessoal é muito atencioso e o serviço eficiente. acho que todos foram bem servidos.

no ano passado tivemos uma experiência muito negativa com um bufê de barraquinhas, que serviu mal os convidados e, no final, nos deixou uma quantidade enorme de comida como sobra. não havia serviço nas mesas, e cada convidado tinha de ir nas barracas para buscar comida. às vezes formavam-se filas, o que foi bastante desagradável.

com esse foi bem diferente. a comida era levada às pessoas nas mesas. a sobra foi mínima.





a festa foi ótima, ele se divertiu muito e, mesmo depois que todos foram embora, ainda estava pulando na cama elástica.



olha só como estavam as meias dele no final



sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

três anos de "avolato"



hoje faz três anos que eu sou avó. três anos que eu sou um pouco - ou muito - mais feliz. três anos que eu sou, com certeza, uma pessoa melhor.

obrigada, paulo e lissa, por terem me dado o melhor presente que eu já ganhei!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

minifrittata não tão mini




receita copiada do blog mixirica, e devidamente adaptada para alguns paladares daqui de casa que não gostam de cogumelos e afins (leia-se filha mais velha).
a tatu usou forminhas de muffins para assar, mas eu preferi fazer em ramequins. deu 4 bem cheinhos, como vocês podem ver nas fotos.

adorei, porque não suja fogão e não usa óleo como uma fritada normal.

receita original, com meus pitacos ao lado

- 5 ovos - usei 6
- 1 tomate sem sementes - usei 1 1/2 - 2 colheres de sopa de requeijão - coloquei 3
- 1/2 mandioquinha ralada - usei 1 inteira
- 1 pacote pequeno de cogumelos (paris ou shimeji) - usei 5 palmitos em conserva e algumas azeitonas
- 1/2 xícara de leite integral
- sal e pimenta do reino a gosto

pique os tomates e os cogumelos (ou palmitos e azeitonas) em minúsculos pedaços. em uma tigela, misture todos os ingredientes. despeje em forminhas de muffin (ou ramequins) untadas e asse em forno médio por cerca de 25 minutos, ou até as bordas dourarem.
sirva com saladinha.