segunda-feira, 24 de maio de 2010

buenos aires azul e branco


cartaz na av 9 de julho

nós, brasileiros, somos muito patriotas em época de final de copa do mundo: colocamos bandeiras nas janelas, nas antenas dos carros, nas vitrines de lojas; pintamos de verde e amarelo as ruas e muros, e até vestimos as cores da bandeira.

mas é só nessa época. nunca vi a cidade verdeamarelada para comemorar nossa independência - exceção feita aos prédios públicos, bancos e assemelhados, mas estes sempre têm bandeira hasteada.

fiquei, portanto, abismada de ver com que paixão os argentinos - pelo menos os portenhos - festejam sua independência (estive uma semana em buenos aires, voltei no sábado, 22).

na próxima terça, 25, o país celebra o bicentenário da revolução de maio, marco inicial da libertação do domínio espanhol, e os eventos começaram já na sexta-feira passada.

faz parte da festa a reinauguração do teatro colón, que será hoje à noite - inclusive com picuinhas políticas entre o prefeito de buenos aires e a presidenta da argentina, já que o primeiro avisou que não quer a presença do 1º marido, e a presidenta, por sua vez, disse que então ele pode comemorar tranquilo, sem a presença dele... e dela!


teatro colón, no dia 17/05, ainda com tapumes

a cidade, literalmente, cobriu-se com as cores nacionais. há bandeiras, faixas e azul e branco por toda a parte: janelas, sacadas, vitrines, antenas, caixas de engraxates, fontes luminosas, vasos, lapelas, gravatas (alguns recepcionistas do meu hotel usavam gravatas azuis, e todos usavam fitinha azul e branca na lapela, mas eu não fotografei. pena...), roupas, canteiros, iluminação de prédios e, lógico, no obelisco da avenida 9 de julho!



porta do café tortoni



prédio no micro-centro



praça san martín




prédio residencial




hotel colón




prédio residencial




obelisco





recepção do hotel




a famosa calle florida





no carro forte




no taxi





no restaurante em puerto madero




a bandeira de flores no jardim da praça na av. 9 de julho



e de lego no aeroporto internacional




no guarda corpo do mesmo aeroporto




na fonte das galerias pacífico






e na coluna do mesmo shopping





enfeitando ostensivamente a vitrine




e essa outra




e essa, mais discreta



nem a burger king escapou




um poncho bem patriota




até os protestos da plaza de mayo são azuis




prédio na av 9 de julho



prédio residencial





prédio comercial




prédio residencial



prédio residencial



prédio misto

2 comentários:

Lata de Luxo disse...

Ola,Fatima.
Que linda viagem e fotos maravilhosas.Adoro Buenos Aires tambem,me encanta essa atmosfera dessa capital tao vibrante.Olha,me incomoda tambem essa falta de patriotismo da nossa gente.Voce tem razao,parece que e so na Copa do Mundo que lembramos que temos uma Patria,um Pais maravilhoso chamado Brasil.Deveriam voltar a cantar o Hino nacional,como era no nosso tempo,em todas as escolas e ter aula de Moral e Civica.Bela viagem,que bom que vc curtiu bastante.grande abraco.zenaide storino.

Mirthes disse...

Oi Amada ,
Moro em Budapeste a 4 anos mais sou paulista e viajei muitas vezes a Buenos Aires adoro passear por la.
Muito boa as fotos me trouxeram boas lembrancas