a primeira vez que vi essa receita foi no panela de cobre. depois andei fuçando no google e achei várias outras. descobri que é um prato da região de provença, na frança, e que "tian" era o nome do recipiente onde se gratinavam os legumes, e que acabou virando o nome da comida.
algumas receitas levam pimentão (que eu não gosto), outras são feitas com queijo (acredito que a receita original seja essa, já que os legumes eram gratinados). preferi fazer sem os dois ingredientes, e gostei muito do resultado. você deve usar as quantidades de acordo com o tamanho do seu refratário. o meu tem 23 x 23cm.
tian de legumes
1 berinjela média
2 abobrinhas italianas
3 1/2 cebolas médias
4 tomates
2 dentes de alho triturados
sal
azeite extra virgem
corte a beringela, abobrinha, tomate e 3 cebolas em fatias de +- 0,5 cm (se a berinjela for muito grande, corte a fatia ao meio).
refogue o alho e 1/2 cebola picada em um pouco de azeite e forre o fundo do refratário (aconselho colocar papel alumínio nas laterais e tirar antes de servir, pra não ficar respingado e queimado como ficou o meu).
salpique um pouco de ervas.
distribua as fatias de pé, ligeiramente inclinadas, intercalando tomate, abobrinha, berinjela e cebola.
polvilhe as ervas e regue com azeite.
leve ao forno coberto com papel alumínio por 30 minutos.
tire o papel e deixe por mais 30 minutos.
montado, antes de ir ao forno
da próxima vez usarei papel alumínio nas laterais para evitar que o refratário fique respingado e feio.
1 comentários:
Boa tarde Fátima. Ficaram muito bonitos os pratos montados antes e depois. Eu farei aqui em casa mas irei substituir a berinjela (que não consigo digerir )por jilós, colocarei ALGUMAS fatias de pimentão amarelo para ter um pouquinho mais de chamativo nas cores. Mas ficou realmente bonita sua montagem.Parabéns.
MAZOLA
Postar um comentário