terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bolo denso de chocolate e as sobremesas de domingo


Ser a responsável pelas sobremesas de domingo não é simples. É preciso conciliar gostos muito diversos, cada um lá gosta de uma coisa. Sei que às vezes acabo desagradando alguém, mas costumo procurar receitas que deixem todos felizes. A palavra certa para isso é: chocolate. Chocolate agrada geral.
Outro dia testei uma receita que peguei daqui e que me pareceu boa. Mudei só a cobertura, que achei no Quitandoca – adoro essa cobertura de chocolate açucarada e quebradiça! Gostei do resultado, mas ainda tive de ouvir que "hm, bolo não é sobremesa, né?". É, sim, mãe. É, sim. Ainda mais assim, cremosinho e com cobertura! O Theo que o diga...


Bolo denso de chocolate

- 8 ovos separados
- 1 xícara de açúcar
- 1/ xícara de cacau em pó
- 2 colheres de essência de baunilha
- 200g de chocolate meio amargo picado

Preaqueça o forno a 200º. Derreta o chocolate e deixe amornar. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas e o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Acrescente o cacau em pó peneirado e a baunilha, depois o chocolate derretido aos poucos. A massa vai ficar bem firme. Misture isso à metade das claras batidas em neve e mexa até misturar com a maior delicadeza possível (é, é difícil mesmo de misturar). Depois misture o restante das claras em neve, com mais delicadeza ainda (neste ponto, a tarefa já ficou um pouco mais fácil). Leve ao forno por 15 minutos – a receita original dizia 45 minutos, mas com 15 o meu estava prontérrimo, e olha que meu forno é devagar... Enfim, faça o teste do palito para saber quando está pronto.

Cobertura açucarada e durinha de chocolate


- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de leite
- 1 xícara de açúcar
- 3 colheres de chocolate em pó

Leve tudo ao fogo só até misturar. Não deixe ferver muito para não virar um brigadeiro, não é o objetivo aqui... Quando o bolo esfriar, jogue sobre ele a cobertura e deixe endurecer.

1 comentários:

Lylia disse...

Oi Mariana,
Realmente inovar nas sobremesas não é fácil. Este bolo de chocolate vai me ajudar em algumas ocasiões. Delícia.
Bj,
Lylia