quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Carne acebolada com moyashi

Todo mundo conhece a cena: geladeira aberta, alguém pendurado na porta, vasculhando com os olhos o que ali pode se tornar uma refeição bacana. No meu caso, procurava alguma coisa para incrementar o filé mignon que eu tinha acabado de cortar em tirinhas. Achei um pacote de moyashi, o que me fez lembrar daquela carne das caixinhas de comida chinesa delivery.

Procurei na internet uma receita com esses ingredientes e achei esta aqui, só adaptei a carne (a receita dizia alcatra) e as quantidades e eliminei o pimentão (não vou com a fuça de pimentão) e a cebolinha (que não tinha na geladeira). Não sou muito boa com carnes, mas, olha, ficou incrivelmente gostoso. E é simples de fazer.


Carne acebolada com moyashi

- 400g de filé mignon em tiras
- 1 colher de sopa de maisena
- 1 cebola cortada em tiras finas
- 2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1 xícara de água quente
- 150g de moyashi
- 1 colher de sopa de shoyu

Em uma tigela, polvilhe as tirinhas de carne com a maisena, mexendo com uma colher para misturar tudo. Aqueça um pouco de azeite em uma wok e doure a carne polvilhada com maisena. Misture a cebola em tirinhas finas. Refogue até que a cebola amoleça e fique marronzinha. Acrescente a água quente com o caldo de carne e mexa bem. Deixe engrossar um pouco e, se for preciso, acrescente mais um tantinho de água quente para que o caldo não suma. Acrescente o moyashi e o shoyu, deixe cozinhar por uns 2 minutos e desligue o fogo. Não é preciso usar sal, o caldo de carne e o shoyu já dão conta do recado.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

é pique, é pique!


imagem daqui

hoje é aniversário da mariana, mas não vai ter bolo, porque ela está comemorando em buenos aires, só com o marido.

então a gente manda os parabéns com esse bolinho virtual, desejando a ela muitas, muitas felicidades! (e confessando uma certa invejinha)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Geleia de pêssego com alecrim

Pêssegos enormes quase passando do ponto: praticamente um crime! Como eu sabia que não ia dar conta de consumi-los, aproveitei para testar uma receita de geleia da Martha Stewart que misturava a fruta com alecrim. Eu sei, soa estranho, mas o sabor é muito bom.

Fazer geleia é tão simples que eu nem sei porque ainda compro isso no supermercado. Ah, lembrei: é por preguiça mesmo...



Geleia de pêssego com alecrim
adaptado daqui

- 3 pêssegos grandes, descascados e picados em pedaços pequenos
- alecrim a gosto (usei do seco porque era o que tinha em casa, mas o fresco deve ficar melhor)
- 3/4 xícara de açúcar (se preferir mais doce, use mais. Eu prefiro o sabor mais natural da fruta)
- suco de 1 limão grande

Já adianto a primeira mudança: li a receita original que nem o meu nariz, como diria minha avó, e na hora de fazer acabei me esquecendo de deixar todos os ingredientes já misturados descansarem por 4h, mexendo de vez em quando. Ou seja, misturei tudo e já taquei na panela, cozinhando em seguida...
Bom, vamos lá: leve todos os ingredientes ao fogo médio em uma panela de fundo grosso. Mexa com frequência, para não queimar. Use um espremedor de batatas ou as costas de uma colher grande para amassar os pedaços de pêssego enquanto cozinha. Cozinhe até ficar com uma cor meio dourada, meio marrom, com a consistência que vc desejar. Tia Martha manda jogar fora os raminhos de alecrim, mas eu preferi manter as folhinhas na geleia. Faça como preferir. Depois que esfriar, guarde na geladeira.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

torta falsa de limão com calda de frutas vermelhas



quando vi essa receita no blog na minha panela, copiei na hora e mandei pra mariana e pra natalia (filhas) e concluímos que precisávamos fazer!

acabou sendo uma das sobremesas do natal (é, esse post tá bem atrasado), e comprovamos que realmente é muito gostoso, além de facílimo de fazer.

tomei a liberdade de mudar o nome :)

torta falsa de limão com calda de frutas vermelhas

para a mousse:
1 lata de leite moça
2 colheres bem cheias de cream cheese
1/2 lata de suco de limão

bater bem no liquidificador

para a calda
2 caixas de morangos
algumas framboesas
alguns mirtilos
algumas amoras
suco de 1/2 limão
açúcar a gosto
obs: as frutas podem ser frescas ou congeladas

leve tudo ao fogo até ficar uma calda grossa. se sobrar, guarde na geladeira em vasilha bem fechada.

montagem
forrar o fundo de uma  vasilha transparente e bonita com biscoitos maizena triturados (não deixe virar pó, é pra ficar pedaços pequenos) e colocar a mousse.
cobrir com a calda e levar à geladeira.

bom apetite!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bolo denso de chocolate e as sobremesas de domingo


Ser a responsável pelas sobremesas de domingo não é simples. É preciso conciliar gostos muito diversos, cada um lá gosta de uma coisa. Sei que às vezes acabo desagradando alguém, mas costumo procurar receitas que deixem todos felizes. A palavra certa para isso é: chocolate. Chocolate agrada geral.
Outro dia testei uma receita que peguei daqui e que me pareceu boa. Mudei só a cobertura, que achei no Quitandoca – adoro essa cobertura de chocolate açucarada e quebradiça! Gostei do resultado, mas ainda tive de ouvir que "hm, bolo não é sobremesa, né?". É, sim, mãe. É, sim. Ainda mais assim, cremosinho e com cobertura! O Theo que o diga...


Bolo denso de chocolate

- 8 ovos separados
- 1 xícara de açúcar
- 1/ xícara de cacau em pó
- 2 colheres de essência de baunilha
- 200g de chocolate meio amargo picado

Preaqueça o forno a 200º. Derreta o chocolate e deixe amornar. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas e o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Acrescente o cacau em pó peneirado e a baunilha, depois o chocolate derretido aos poucos. A massa vai ficar bem firme. Misture isso à metade das claras batidas em neve e mexa até misturar com a maior delicadeza possível (é, é difícil mesmo de misturar). Depois misture o restante das claras em neve, com mais delicadeza ainda (neste ponto, a tarefa já ficou um pouco mais fácil). Leve ao forno por 15 minutos – a receita original dizia 45 minutos, mas com 15 o meu estava prontérrimo, e olha que meu forno é devagar... Enfim, faça o teste do palito para saber quando está pronto.

Cobertura açucarada e durinha de chocolate


- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de leite
- 1 xícara de açúcar
- 3 colheres de chocolate em pó

Leve tudo ao fogo só até misturar. Não deixe ferver muito para não virar um brigadeiro, não é o objetivo aqui... Quando o bolo esfriar, jogue sobre ele a cobertura e deixe endurecer.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Creme de manga e a falta de tempo

Tanto livro lindo de culinária, tanta receita pescada da internet... e eu sem tempo para testar quase nada. Tem umas épocas na vida em que parece que tudo acontece. Não é falta de vontade: por mim eu largava tudo pra fazer um bolo cheiroso com amoras junto com o Theo, ou para finalmente aprender a escolher e a preparar carnes (meu ponto mais fraco na cozinha). Mas não dá, então o negócio é ficar só nas receitas mais básicas, aquelas que a gente faz sem precisar consultar o livro a toda hora.

Ontem abri a geladeira e tinha duas mangas lindas lá dentro, ainda firmes (detesto manga mole demais!), e aproveitei para fazer um creme, desses rápidos e gostosos. Sente a simplicidade: é só bater uma manga grande picada com uma lata de leite condensado e outra de creme de leite, além do suco de um limão. Usei um limão bem grande e suculento para quebrar um pouco o doce da fruta e do leite condensado. Se quiser que fique mais firme, pode usar gelatina sem sabor, mas eu dispenso. Fica mais gostoso gelado. Leva assim uns 5 minutos para fazer, e só o que sobra para lavar é o liquidificador...

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

bolo de fubá cremoso: o fim da maldição?




já falei aqui, mais de uma vez, que bolo meu não cresce. é assim feito uma praga: eu sigo a receita direitinho, esquento o forno antes, peneiro tudo, bato na sequencia certa, rezo, acendo vela... e o bolo fica uma delícia, mas solado!

mas... o theo disse que queria comer bolo de fubá. minha empregada também não sabe sabe fazer - não é muito azar, duas mulheres numa casa não conseguirem dar conta de uma coisa tão simples? a mariana, que é a boleira oficial, está ocupadíssima esses dias e não tem vindo aqui.

fazer o que, né? vontade de neto (que não inclui gastar dinheiro, fique bem claro) é vontade de neto, a avó tem de satisfazer...
dei uma olhada nas minhas receitas e achei uma daquelas beeem velhas, copiadas de tias/vizinhas/amigas, no tempo em que não se falava ainda em dar o devido crédito ao autor.

fui pra cozinha munida de fé e vontade, e fiz o tal do bolo. enquanto estava no forno a casa ficou deliciosamente perfumada, com aquele cheirinho bom de casa caipira.
e a ansiedade a mil! será que vai crescer?

cresceu, ficou deliciosamente gostoso, mas bem feio. eu usei uma forma de buraco, quando o correto seria um tabuleiro :(



resultado: aquela parte molinha, cremosinha, subiu e quase transbordou, deixando o bolo meio melocoso. além disso, ficou uma parte muuuito cremosa e outra um tantinho seca.




mas... cresceu, gente! será que a maldição acabou?

bolo de fubá cremoso

3 xícaras de açúcar
1 1/2 xícaras de fubá
2 colheres de farinha de trigo
3 gemas
3 claras em neve
2 colheres de manteiga
1 pires de queijo ralado
4 xícaras de leite
1 colher de fermento

ligue o forno em +- 200 graus.
bata, na mão mesmo, o leite com os ovos e a manteiga.
junte o açúcar, o fubá e a farinha e bata mais um pouco.
acrescente as claras em neve, o queijo ralado e o fermento, mexendo delicadamente (vai ficar bem líquido mesmo)
coloque em forma untada e enfarinhada - que não seja de buraco no meio, por favor! - e leve ao forno até que fique firme. o meu levou 40 minutos, mas a forma (errada) era alta.