sexta-feira, 26 de junho de 2009

rio de janeiro sem sacola plástica?




Projeto foi aprovado pela Alerj e, agora, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, terá 15 dias para sancionar a lei que impede que os supermercados coloquem os produtos comprados em sacolas plásticas. aqui, ó.

o que você acha disso?

19 comentários:

Fernanda Mecenas disse...

Oi Fátima,

Bom, não sou do Rio, então não sei a realidade de vocês. Mas em geral sou a favor de EcoBags e extinção de sacolinhas...acho que o sumiço delas é interessante para tecnologias de sacos de lixos ambientalmente correto. Todo ser humano que conheço usa a sacolinha de supermercado como saco de lixo.

Ah, já coloquei mais informações no blog!


Bjinhos

Fefe

Quarto de Despejo disse...

Certamente vindo dessa corja que "administra" o Rio, só pode ser visando o lucro(muito dindin!!) para alguém,que certamente não é o consumidor e muito menos o meio-ambiente.
Quanto ao que a Fefe disse sobre todos usarem as sacolinhas como saco de lixo, só faria alguma diferença se os sacos plásticos de lixo também fossem mudados.

Bj

Ozenilda Amorim disse...

Acho certo. Eu já faço um esforço para não levar sacolas plásticas para casa, sempre levo as minhas próprias sacolas e muita gente torce o nariz, mas precisamos insistir. Resta saber que alternativa será dada aos consumidores.
;)

Moni disse...

dizem q é ecologicamente correto né? mas q as danadas vao fazer uma falta em casa ahh isso vão hehe bjks

Lidiane Vasconcelos disse...

Oi, Fátima!
Bom, penso o seguinte: lá vamos nós (quando isso chegar em SP) gastar para comprar sacolas para o lixo. :(
O que eu esperava é que surgisse algum tipo de plástico biodegradável com os quais essas sacolinhas fossem produzidas. Penso até que já li a respeito em algum lugar.

De todo modo, creio que se as pessoas fossem só um pouco mais conscientes, todo o transtorno causado pelas sacolinhas plásticas certamente seria minimizado. Digo isso porque não é sempre que se vai ao supermercado que há necessidade de usar as sacolinhas. Eu somente uso as sacolinhas nas compras mensais para que eu possa ter onde colocar e separar o lixo depois, nas compras pontuais da semana quando reponho frutas, verduras e frios, uso minha sacola reutilizável.

Há pouco cheguei de mais uma compra pontual, e não trouxe sacolinhas plásticas. Acho que a questão é as pessoas serem educadas e usarem de bom senso. Talvez não fosse necessário uma medida tão drástica... :(

Ah! Por aqui também vai fazer frio, Fátima. Não é de todo mal, se a gente estiver bem agasalhada, não é? É uma boa oportunidade para tomar chocolate quente... huuumm...

Acabei de vir do mercado e já garanti uns sachezinhos de cappuccino com chocolate. :D

Aproveite seu findi!
Beijos!

QUERO SER ORGANIZADA disse...

Oii!!!
EU não faço a menor idéia de como será!!
Mas o meio ambiente agradece! :D
Acabei de ver o post que vc colocou uma peça desenhada pela sua nora... perfeita! linda!

:D

Beijos

Claudia disse...

Humm, a iniciativa é boa, mas essa coisa do lixo é mesmo o problemas.Eu já uso ecobags em compras pequenas e nas compras grandes, uso caixas de papelão, qaundo o supermercado tem, mas como somos muito consumistas, tenho tonelas de sacolas plásticas em casa pra usar no lixo. Vai ser necessária uma grande mudança de hábitos mesmo.

Beijos


Ah, tá rolando promoção no blog da Sutana, dá uma passadinha lá e se puder, vote em mim?

Hermilaine disse...

Oie,amei seu blog.Posso te acompnhar?Beijinho pra você etenha um ótimo findi.

Karina disse...

Oi Fátima, muito frio por aí?

Sempre que posso faço compras com sacolas reutilizáveis. Tenho um montão. Quando faço a compra mensal, procuro usar caixas — embora não encontre em todos os lugares. O problema da sacola de supermercado é que elas são usadas em casa para armazenar e descartar o lixo. A única solução seria investir em pesquisa e desenvolver um produto que possa ser fabricado em grande escala e que ainda seja biodegradável.

Bjos querida e bom fim de semana.

lilly disse...

oi fá
acho qeu deveria trocar pelas de plastico oxidegradavel.
e as pessoas deveriam levar as sacolas de lona pra usar a menor quantidade possivel de sacos pra casa.
embalar só o quie é necessario: frutas, legumes etc.
o resto: latarias, etc...levar solto na sacolona...
ahhh por outro lado os saquinhos de supermercado são praticos pra embalar lixo...
aí entram os oxidegradaveis de novo

menina que questão complexa

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Fátima

é complicado...vc leva sua sacola, mas as frutas e outras coisas continuando vindo dentro de plásticos para sua sacola...
po melhor seria um outro tipo de plático, menos agressivo ao meio ambiente...

bjus e um ótimo findi...
ana maria

Kyria disse...

Estas sacolas plásticas me irritam, normalmente para pequenas compras uso minhas sacolas lindas e coloridas que comprei no Mercado Central. Bjs e BFS

Iris Maria disse...

Oi,vou fazer um post no meu blog sobre isso,no meu ponto de vista não resolve o problema,o lixo vai pro saco de lixo plástico do mesmo jeito,eu acho que a solução seria sacolas recicladas e recicláveis,pois essas não param no lixão,são logo recolhidas para serem recicladas novamemte,enquanto a biodegável demora até seis meses pra se decompor,ai eu penso será que esse produto usado pra ela ser biodegrádavel não é prejudicial a natureza tbm....Bjos....

Vivian Tasca disse...

Ola...
Eu moro na Alemanha, e aqui na Europa isto de usar as sacolas de pano ja eh bem antigo, mas as de plastico nao foram banidas, quem quiser usar tem que pagar por elas no proprio supermercado... mas ninguem compra e todo mundo vai de sacolinha de pano, carrinho de feira etc... como nos velhos tempos!
Quanto aos sacos de lixo, eles tem cor espercificar para cada tipo de residuos jogados nele, pois assim na hora da separacao do lixo ja sabem o que tem dentro!!
Outra coisa muito legal que acho, eh com as garrafas pets, garrafas de vidro etc... nos mercados tem um maquina, que vc junta as garrafas em casa e dai vai la, coloca dentro da maquina e eles te devolvem o valor que vc pagou a mais pelo uso da garrafa... desta forma quase tudo eh reciclado, nao tem catadores e vc recebe de volta o $ que usou pelo uso das garrafas... A Alemanha eh o pais que mais recicla no mundo, quase 60% eh reciclado... tomara que o Brasil tome providencias que consigam ajudar mais o meio ambiente e tb o consumidor!!
Abracos!

*Wlady disse...

Oi Fátima!
É real o uso abusivo das sacolas plásticas! Acho que a extinção deveria ser progressiva até que algumas questões sejam resolvidas como a do lixo. Aqui na minha cidade não é fácil achar recipientes coletivos para descartar material reciclável, então acabamos separando nas sacolinhas plásticas.
bjk

Lidiane Vasconcelos disse...

Ah, Fátima! Então você já está bem acostumada a fazer doações nessas instituições, não é? Ótimo! :D

Beijos

Unknown disse...

Fátima,
acho tudo de bom esta lei.Antigamente, a gente não tinha sacolinha plástica e se virava muito, mas muito bem.
Quanto à Le Creuset, eu vi a promo dos utensílios azuis... Nem me fala que eu quero todos!
Beijo e boa semana

Andrea disse...

Adorei! Pena que os fabricantes de sacolas plásticas terão que fazer as adptações em suas fábricas e trocar a matéria prima por papel e reciclado de preferência, né!

Lúcia disse...

É mais fácil fazer uma lei assim do que divulgar e incentivar as feitas com plástico biodegradável. Já uso sacos de lixo assim, era só trocar. O problema não é a lei em si, é a falta de alternativas em que eles nos deixam...