sexta-feira, 21 de agosto de 2009

burocracia brasileira à moda suíça



meu irmão mora na suíça, em basileia, já há 9 anos.

minha mãe vai vender a casa dela - que na verdade é nossa também, "herança" do papai - e para isso precisamos de uma procuração dele (irmão).

da última vez que ele esteve aqui nós resolvemos que seria bom que eu ficasse com uma procuração pra resolver probleminhas que às vezes surgem. os dias foram passando e, na véspera do embarque, à tarde, ele resolveu ir ao cartório. chegamos lá e não fizeram o documento porque a cédula de identidade dele estava um horror, manchada, desbotada, descolada, ilegível. como não dava tempo de ir ao poupatempo tirar uma nova, fiquei sem a tal procuração.

bom, hoje de manhã ele foi ao consulado brasileiro na suíça, em zurique. prevenido, já havia telefonado antes e se informado a respeito dos documentos necessários - só faltou pedirem a carteirinha de vacinação e batistério, segundo ele.

bom, fizeram lá a procuração com plenos poderes, mas se recusaram a fazer uma com poderes específicos para venda de imóveis. daí informaram que vão encaminhar, via correio, uma minuta para aprovação, talvez na próxima semana. aí meu irmão devolve, também via correio (oi? esse povo nunca ouviu falar de e-mail?) , e eles fazem o documento definitivo, que será remetido novamente pelo correio. não sabem informar quantos dias demora esse procedimento todo.

quando a minha filha caçula estava viajando, precisou me passar uma procuração urgente. estava em portugal. foi ao consulado em lisboa e, em algumas horas, resolveu tudo e saiu de lá com o documento nas mãos.

meu irmão concluiu que lá em zurique somou-se a burocracia brasileira com a precisão suíça - que faz com as coisas andem mais lentas!

7 comentários:

Ozenilda Amorim disse...

Xxcelente conclusão! Manda ele registrar em cartório, quem sabe um dia ganha uma grana à moda: relógios suíços, pontualidade britânica! kkkkkk.
Bom fim de semana.
;)

Jane Murback disse...

Talvez se vocês perguntarem a algum exotérico o cara vai aconselhar a não venderem, porque diante de tanta enbromeixam dá até preguiça....
Bjo

calma que estou com pressa disse...

olá ! adorei a conclusão do te irmão, embolou tudo - o contraditório estragou tudo!e cad~e a modernidade, prá isto o Pc, a informatização não serve! quanta burocracia!

adorei os doces de bananas! já anoei - adoro tudo que tenha banana!

mas que que é demerara menina?
bjs
bomfds

fátima disse...

lú,
açúcar demerara é um tipo de açúcar cristal, mas mais escuro porque não sofre processo de branqueamento. apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.

bj

Dri Viaro disse...

Tem uma promoçãozinha no blog, participe
bjs

boa semana

Eliene Vila Nova disse...

Amiga impressionante como vivemos num país tão burocrático e pior ainda tudo funciona devagar quase parando.
um dia abençoado
beijos

Claudia disse...

Eu hein? E a gente acha que estas coisas só acontecem aqui.

beijos