tempos atrás tentei fazer costelinha do tipo daquela do outback e foi um fiasco total! ficou totalmente doce e sem gosto de nada. perdi tempo e dinheiro - e a gente ainda ficou sem almoço.
mas agora a natália, filha caçula, me trouxe uma receita, tirada daqui, que funcionou. ficou muito gostosa! o tempo de preparo foi o dobro do recomendado, mas o meu forno não é parâmetro pra nada, pq é muuito lerdo!
costelinha de porco bronzeada
- 2 Kg de costela de porco (cortada em tiras de 10 cm)
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 2 colheres de sobremesa de açúcar mascavo (eu não tinha, usei rapadura ralada)
- 1 colher de sobremesa de mostarda
- 400 g de catchup picante
- 250 ml de água
- 1 colher de chá de molho de pimenta
- sal a gosto
- gotas de suco de limão (usei 1 limão pequeno inteiro)
Numa tigela coloque a costelinha de porco e tempere com sal a gosto e gotas de suco limão. Reserve por +/- 2 horas.
Numa outra tigela faça um molho misturando o mel, o molho shoyo, o molho inglês, o açúcar mascavo, a mostarda, o catchup, a água e o molho de pimenta. Mexa bem e reserve.
Num refratário arrume as costelinhas temperadas, com a gordura voltada para cima e jogue o molho reservado (feito acima). Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora a 200º C. Retire o papel alumínio, vire as costelinhas com o osso para cima e asse por mais 1 hora ou até que esteja bem corada. (como eu disse acima, a minha demorou quase o dobro do tempo, mas ficou super macia, com a carne soltando dos ossos)
1 comentários:
Ai, que delícia de receita!
Adoro costelinha com este molho [que é o barbecue sauce, né?]acompanhada de uma cerveja gelada, hum... inesquecível... bjs*
Postar um comentário