terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

bolo de fubá cremoso: o fim da maldição?




já falei aqui, mais de uma vez, que bolo meu não cresce. é assim feito uma praga: eu sigo a receita direitinho, esquento o forno antes, peneiro tudo, bato na sequencia certa, rezo, acendo vela... e o bolo fica uma delícia, mas solado!

mas... o theo disse que queria comer bolo de fubá. minha empregada também não sabe sabe fazer - não é muito azar, duas mulheres numa casa não conseguirem dar conta de uma coisa tão simples? a mariana, que é a boleira oficial, está ocupadíssima esses dias e não tem vindo aqui.

fazer o que, né? vontade de neto (que não inclui gastar dinheiro, fique bem claro) é vontade de neto, a avó tem de satisfazer...
dei uma olhada nas minhas receitas e achei uma daquelas beeem velhas, copiadas de tias/vizinhas/amigas, no tempo em que não se falava ainda em dar o devido crédito ao autor.

fui pra cozinha munida de fé e vontade, e fiz o tal do bolo. enquanto estava no forno a casa ficou deliciosamente perfumada, com aquele cheirinho bom de casa caipira.
e a ansiedade a mil! será que vai crescer?

cresceu, ficou deliciosamente gostoso, mas bem feio. eu usei uma forma de buraco, quando o correto seria um tabuleiro :(



resultado: aquela parte molinha, cremosinha, subiu e quase transbordou, deixando o bolo meio melocoso. além disso, ficou uma parte muuuito cremosa e outra um tantinho seca.




mas... cresceu, gente! será que a maldição acabou?

bolo de fubá cremoso

3 xícaras de açúcar
1 1/2 xícaras de fubá
2 colheres de farinha de trigo
3 gemas
3 claras em neve
2 colheres de manteiga
1 pires de queijo ralado
4 xícaras de leite
1 colher de fermento

ligue o forno em +- 200 graus.
bata, na mão mesmo, o leite com os ovos e a manteiga.
junte o açúcar, o fubá e a farinha e bata mais um pouco.
acrescente as claras em neve, o queijo ralado e o fermento, mexendo delicadamente (vai ficar bem líquido mesmo)
coloque em forma untada e enfarinhada - que não seja de buraco no meio, por favor! - e leve ao forno até que fique firme. o meu levou 40 minutos, mas a forma (errada) era alta.








6 comentários:

angela disse...

delicoso! bj

Clarinha Chastinet disse...

Kkkkk, "Será que a maldição acabou?! "
Amo essa receita de bolo de fubá, fica parecendo um bombocado, né?!
Ficou muito bonito e posso imaginar o cheiro bom que se apossou da sua casinha!!!
Meu bloguitcho!!!
Bezo, bezo,
Rashmi
http://www.rashmitara.blogspot.com/2012/02/rumo-novo.html#

Rachel disse...

Que maldição que nada, esse bolinho é mesmo assim temperamental...já aconteceu comigo, gostoso mas solado...rs!

Estava com saudades, adorei a visita!

Bjuss!!!

Anônimo disse...

olá meu nome é Lúcia,procurando pela oficina de artes Boracea encontrei seu blog e vi o post do seu bolo de fubá cremoso e tenho uma receita da minha mãe q é bem menos ingredientes e q fica bem cremoooso. Que é:
4 ovos- 2 1/2 xic(chá)de açucar - 1 xic(chá)de margarina s/ sal - 1/2 colher(café) sal - 3 xic(chá) de leite morno - 1 xic(chà) de fubá mimoso - 1 colher(sopa) de fermento em pó.

Bata os ovos, a manteiga e o açúcar até formar um creme esbranquiçado, junte o fubá e o leite aos poucos,pare de bater e mexa com uma colher até tudo ficar bem agregado, por último o fermento mexendo delicadamente.
Coloque em uma assadeira retangular média, untada e enfarinhada. Leve ao forno aquecido(médio), por 25 a 30 minutos.
Bom apetite :p

Anônimo disse...

Ah!E o recheio as vezes fica no meio ou em cima do bolo.

Anônimo disse...

vou fazer agora,mais tarde volto pra dizer se ficou bom,pq ja tentei outras receitas e ficou um bolo fininho,parecia sola de chinelo rsrsrsrs...vou usar o truque da forma menor dessa vez.ate mais pessoal