sexta-feira, 14 de agosto de 2009

abobrinha recheada com ricota




abobrinha é um dos legumes que passei a comer há pouco tempo. não gostava da maneira que a minha mãe sempre fazia, refogadinha, achava que era um trem meio sem graça, tipo chuchu, sabe?

agora eu gosto. faço em cubos, com tomates, cebola e bacon, faço para entrada, com muito alho e hortelã, faço lasanha, e faço recheada, com essa receita tirada daqui. continuo não achando a menor graça nela refogadinha...

zucchine alla ricotta

(para 4 pessoas)

4 abobrinhas
300 g de ricota
2 ovos
1/4 lata de creme de leite
sal e pimenta do reino
2 dentes de alho amassados
salsa picada
150 g queijo parmesão ralado
azeite

lave as abobrinhas e ferva em água salgada por 10 minutos. escorra bem. abra cada uma no sentido do comprimento. retire o miolo delicadamente e despreze.
coloque a ricota em uma tigela com o sal e a pimenta, misturando com o alho, a salsa, azeite, ovos, creme de leite e metade do parmesão, até formar uma pasta homogênea.
recheie cada metade de abobrinha com essa pasta.
arrume num refratário untado com azeite, cubra com o restante do parmesão e gratine em forno quente.

3 comentários:

Lúcia Soares disse...

Fátima, então vou lhe deixar uma aqui, deliciosa: abobrinha, cebola, cogumelos, berinjela. Corte os legumes em lascas, (a berinjela descascada e a abobrinha raspadinha por alto), a cebola em rodelas médias. Coloque num refratário forrado com azeite, generosamente. Vá alternando os pedaços, não precisa nem ser um sobre o outro. A abobrinha deve ser picada, no sentido do comprimento (lascas) mas em grossura média (sem as sementes/miolo). Os cogumelos podem ser de vidro ou faça o que gostar, à parte e só coloque no final, pra esquentar. Regue tudo com bastante azeite, pra que não fique seco. Colocar no forno quente pr uns 40 minutos, ou até que os legumes estejam cozidos a gosto, ou bem molinhos ou al dente. Ah, claro: salpique sal a gosto, pimenta do reino (se gostar), bem pouca, de preferência moída na hora. Orégano, pouco, ou nada, já que nem todo mundo gosta.
A receita pede pimentões, de preferência o amarelo, mas nunca uso, porque detesto. Enfim, é um prato em que você pode variar com o que quiser, o que dá o "tcham" é mesmo o azeite, bem à vontade. Pode salpicar pedaços de alho, bem grandes, pra que sejam vistos (e não comidos...)Folhas de louro, azeitonas, enfim, incremente com o que gostar. Fica divino e é um antepasto substancial. Ou comer com um arroz brnaco, soltinho, quentinho...Pra mim, nem precisa carne. Mas é um bom acompanhamento pra qualquer uma. Não costumo fazer pra entrada, faço pra servir junto ao principal, mesmo. Depois, frio, é mais gostoso ainda...Bj

fátima disse...

lúcia,

isso deve ser mesmo muito bom!

bj

angela disse...

deve ficar muito boa mesmo, amo abobrinhas. bjs