quinta-feira, 31 de março de 2011

berinjela com curry e mel








já falei aqui que eu adoro berinjela, né? dia desses, vi no pimenta no reino, novo blog da faby zanelati, uma receita bastante diferente, que na hora me deu vontade de experimentar.
fui ver, não tinha curry na despensa, então deixei pra outro dia.


curry providenciado, liguei o forno,  fatiei a casca do limão, fiz o confit,  cortei as berinjelas, piquei as cebolas, espremi o limão e fui pegar o mel que estava no armário e do qual eu só via a tampinha. quando vi, tinha menos de uma colher, e isso se eu espremesse muito o frasco!


saí correndo até a padaria mais próxima (1 quadra e meia), não tinha. telefonei na outra, também não tinha. estava indo ao supermercado (3 quadras e meia, mais atravessar a av paulista, o que é um saco!), quando me lembrei que farmácias (2 quadras) costumam vender essas coisas. e não é que tinha mesmo? ainda pude escolher: normal, orgânico, com própolis, florada de x, de y....


gente, o tal do mis en place realmente é importante, viu? separar tudo o que vai usado, antes de começar a fazer a receita - e medir pra ver se vai dar, né?


bom, o resultado é que a berinjela ficou bem gostosa. super diferente, adocicada e picante. 
eu e a nana gostamos. marido disse que sim, mas acho que, como sempre, achou diferente demais para o paladar conservador dele. a empregada fez cara feia!


berinjela com curry e mel


- 4 berinjelas médias cortadas em 4 no sentido do comprimento
- 2 cebolas grandes picadas
- 1 limão siciliano
- 4 colheres de mel
- 1 colher (chá) de curry
- 4 colheres de azeite
- 2 colheres de açúcar
- sal
- pimenta do reino



preaqueça o forno a 180ºC.
para o confit, corte a casca do limão  em juliennes (tiras bem fininhas).
 leve ao fogo em uma panela com água, deixe ferver e escorra a água. 
leve novamente ao fogo, agora com  200ml de água e 2 colheres (sopa) de açucar, e cozinhe bem devagar (cerca de 20 minutos) em fogo baixo. reserve.



em uma vasilha misture a cebola, 1 receita de confit de limão,  mel, suco do limão,  azeite e o curry.  reserve.


disponha as berinjelas em uma assadeira, em uma única camada. tempere com sal e pimenta a gosto e despeje por cima a mistura reservada, mexendo para que toda a berinjela receba o tempero.

Asse por 10 minutos e depois reduza a temperatura do forno para 150ºC, regando com a mistura que se forma na assadeira. Asse por 1 hora ou até que a berinjela fique macia e caramelizada, virando de vez em quando. (a minha demorou mais de 1 hora)




1 comentários:

angela disse...

fiquei morrendo de vontade fazer,mas me falta o siciliano, vou ter que providenciar urgente. amei. bjs