domingo, 24 de abril de 2011

Bolos coloridos


Fazia tempo que eu queria fazer bolo colorido com o Theo, tipo aqueles rainbow cakes que vejo por aí. Aproveitei que íamos passar o feriado da semana passada em Itu e comprei os corantes.
O plano era fazer o bolo em sete camadas, uma de cada cor, intercalando com recheio de creme pâtisserie. Para isso, usei uma receita que em casa chamamos de "bolo de bolo", ou seja, um bolo simples. Fiz duas receitas, colori e comecei a assar pela massa vermelha. Aí assei a azul. Só que elas saíram muito fininhas do forno, e eu hesitei. Achei que não fosse dar certo. Então usei o restante em apenas uma assadeira. Só que, depois que fiz isso, vi que teria funcionado certinho se eu tivesse continuado assando uma de cada vez e empilhado depois, como tinha planejado... Ah, tudo bem. Usei as duas massas que já estavam assadas, cortei em vários pedaços e fiz um pequeno bolo com camadas alternadas de vermelho e azul, recheado e coberto, que ficou lindo e foi enviado, através da minha irmã, para minha avó Rosa e minha tia Rita em Jaguariúna (vovó ligou dizendo que estava a coisa mais linda do mundo!).
Ou seja, acabei fazendo dois bolos diferentes. O outro foi assado com várias cores misturadas, recheado com o creme pâtisserie e coberto com um glacê simplezinho + confeitos coloridos. Foi divertido e é fácil de fazer (tirando o tanto de louça que suja...).

Bolo colorido (rainbow cake)

- 4 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha
- 1 colher de fermento
- 1 xícara de leite fervido com 1 colher de manteiga
- corantes alimentícios (usei o líquido)

Bater os ovos com o açúcar até ficar cremoso. Juntar a farinha e misturar bem. Bater o fermento e, por último, acrescentar o leite com a manteiga, mexendo na mão até ficar homogêneo. Dividir a massa em potinhos e colorir um a um. Para assar, juntar todas as massas coloridas em apenas uma assadeira, sem deixar que as massas misturem muito (fiz um círculo com um garfo para dar uma misturadinha de leve, senão, depois de cortar, os pedaços teriam apenas uma cor). Outra opção é assar uma a uma em forma untada, e depois juntar todas as camadas, formando um arco-íris. Para isso, eu usei uma forma quadrada de silicone, a massa desenforma muito facilmente. A temperatura do forno deve ser de 180º, mas o tempo depende da assadeira, da quantidade de massa... O negócio é fazer o teste do palito mesmo! Depois de assado, rechear com o creme pâtisserie. Uma dica: depois que passar o recheio, encaixe a parte de cima do bolo de maneira descoordenada com a de baixo, para que a cor de cima e a de baixo fiquem diferentes. Afinal, queríamos um bolo colorido, não é?

O bolo em camadas antes de ser coberto e enfeitado para ser levado para Jaguariúna

Recheio de creme pâtisserie

- 500ml de leite
- 1 lata de leite condensado
- 4 gemas passadas na peneira
- 1/2 xícara de açúcar
- 5 colheres de amido de milho
- gotinhas de essência de baunilha (a gosto)

Bater tudo no liquidificador e levar ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Se quiser, pode misturar uma lata de creme de leite, sem soro, depois que estiver pronto. Fica um pouquinho mais mole (não usei o creme de leite para estes bolos).

Glacê simples

- 4 claras
- 8 colheres de açúcar

Bater tudo na batedeira até ficar bem firme. Essa quantidade foi suficiente para cobrir os dois bolos e ainda sobrou um pouquinho.



O negócio são os corantes: dá para usar qualquer massa de bolo clara para fazer a mesma coisa. E é preciso se divertir! Sem isso, o bolo colorido não tem a menor graça! ;)

10 comentários:

Leonardo Fernandes disse...

Há cercca de um ano vc fez uma ostagem sobre o grande desafio para pntar bandejas rendadas de m,df.

Quero convidá-la a visitar o meu fotolog e conhecer o trabalho que faço com as bandejas recortadas e pintadas por mim por um preço que vale a pena Visite meu fotolog http://fotolog.terra.com.br/colorindoavida grata suely

Anônimo disse...

Achei muito divertida a idéia do bolo colorido. a meninada daqui de casa vai amar!

Karina disse...

Mariana, que coisa mais fofa. E que paciência, rs.... imagine separar, colorir, assar uma a uma... mas é uma ideia ótima para distrair a criançada. Amei. Beijos

mariana Z. disse...

Irene, quando eu procuro receitas para fazer com o Theo, sempre tento atraí-lo com cores, confeitos etc. Como ele tem só 4 anos, cozinhar com ele precisa incluir diversão (apesar de que, para ele, só de quebrar o ovo sozinho a coisa já fica divertida – depois eu tenho que ficar tirando os pedacinhos da casca do ovo, mas tudo bem!).
Um beijo.

mariana Z. disse...

Pois é, Karina, fazer a massa é fácil, mas é preciso separar, assar uma a uma, desenformar, rechear... E depois lavar tudo! hahaha
Mas era feriado, eu não tinha nada para fazer mesmo!
Beijo.

*Wlady disse...

amei sua receita! tenho certeza que minha pequena ficará encantada com um bolo assim lá em casa.
bjk

mariana Z. disse...

Wlady, posso garantir que os corantes vão ser bem úteis em receitas para crianças!
Um beijo.

fátima disse...

a mariana não contou, mas ela ainda usou os corantes pra dar graça na limonada e na "água mineral natural gasosa com gelo" que o theo gosta :)

Michele disse...

Oi Fátina e Mari, que coisa mais deliciosa, cozinhar em família é um momento inesquecível !!! E melhor ainda quando tudo é também uma bricadeira. Parabéns pela receita e pelo blog !!!!
Grande beijo,
Michele

Mundo do Sabor disse...

Oi Fátima ,e Mariana, vim fazer uma visitinha ao blog de vocês, e adorei.
Também já fiz este bolo, só que cupcakes, tenho duas meninas ,que adoraram.
O seu ficou lindo apetitoso.

www.mundodosabor.blogspot.com.


Beiijooos